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De: Lisboa 1/12/2007 6:55:19 PM | Commander/EDH - Discussão
Neste tópico poderão discutir o formato casual Commander, também conhecido como Elder Dragon Highlander ou EDH. Poderão postar/discutir listas, vídeos, notícias, estratégias, ideias para decks, valor jogável de certas cartas/comandantes no formato, achar playgroups, combinar jogatanas, tudo o que bem entenderem sobre o formato. Sendo um tópico de discussão de um formato mais casual com múltiplo conteúdo, este tópico irá ter um ambiente mais livre, mas por favor pede-se que mantenham o bom senso ao postar no tópico (nada de flame wars, insultos/ataques pessoais etc.).
Commander é uma variante casual de Magic, um formato que pode ser jogado tanto em 1v1 como em Multiplayer. Em Commander cada jogador pilota um deck de 100 cartas liderado por uma criatura lendária, o seu "Comandante" (existem também algumas cartas de Planeswalker que possuem no seu texto a capacidade de serem Comandantes). Múltiplas cópias de cartas que não sejam terrenos básicos não são permitidas no deck. As cores e símbolos de mana coloridos presentes no Comandante irão limitar e definir que cartas podem entrar no deck desse Comandante.
Exemplo: A carta Experiment Kraj é azul e verde. Isto significa que cartas num deck de Commander cujo Kraj é o Comandante só podem ser azuis, verdes, azuis e verdes ou sem cor. Os símbolos de mana coloridos nos textos dessas cartas só podem ser azuis , verdes , ou azuis e verdes . Cartas com os tipos de terreno básico Swamp, Mountain ou Plains não seriam permitidas neste deck, apenas Island e Forest. Este conceito de definição de cores do Comandante é chamado de "Color Identity" ou identidade de cor.
Comandantes começam o jogo fora do deck, existem numa zona própria chamada Command Zone e podem ser conjurados dessa zona, custando sempre 2 manas adicionais por cada vez que já foram conjurados préviamente dessa zona pelo seu controlador durante o desenrolar do jogo (ou seja, a 1ª conjuração do jogo não sofre adições). Quando um Comandante fosse colocado num Graveyard ou numa Exile Zone de qualquer outra zona, o dono desse Comandante pode ao invés disso recolocá-lo na Command Zone.
Jogadores batalham com 40 pontos de vida, e para além das regras normais de vitória/derrota, se um jogador receber 21 pontos de dano de combate provenientes de um dado Comandante, esse jogador perde o jogo.
A originalidade do formato, e a quantidade de estratégias produzidas pela jogabilidade da quantidade enorme de criaturas lendárias existente em Magic, levou Commander a tornar-se um dos formatos casuais mais populares do jogo, com um suporte oficial de produtos a surgir eventualmente nos mercados.
Para mais regras sobre este formato (recomendado, pois o que está acima é apenas um resumo que não contém as regras todas) consultem o livro de regras compreensivo oficial da Wizards, ponto 903. Ou então consultem o site oficial de Commander, mtgcommander.net.
Commander usa por defeito a lista de cartas banidas/restritas do formato Vintage, com algumas adições:
Para além das presentes na lista de banidas em Vintage, as seguintes cartas estão banidas por completo (Deck & Comandante) no formato:
Ancestral Recall, Balance, Biorhythm, Black Lotus, Braids, Cabal Minion, Channel, Coalition Victory, Emrakul, the Aeons Torn, Erayo, Soratami Ascendant, Fastbond, Gifts Ungiven, Griselbrand, Karakas, Library of Alexandria, Limited Resources, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Pearl, Mox Emerald, Mox Jet, Painter’s Servant, Panoptic Mirror, Primeval Titan, Prophet of Kruphix, Protean Hulk, Recurring Nightmare, Rofellos, Llanowar Emissary, Sundering Titan, Sway of the Stars, Sylvan Primordial, Time Vault, Time Walk, Tinker, Tolarian Academy, Trade Secrets, Upheaval, Worldfire, Yawgmoth’s Bargain.
Alterado a 1/18/2016 9:37:13 PM por S1NE4T3R | FallenRev
De: Horta 7/18/2014 12:43:11 AM | re
provavelmente a vida de commander que ele perguntou tem a haver com os 21 pontos de dano de combate que o comandante pode dar para vencer o jogo... será que a pergunta melhor colocada teria sido, o ganho de vida influencia esse dano de combate... e por acaso agora tenho a mesma duvida XD. existe alguma maneira de fazer o reset a esse dano? | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 7/16/2014 5:17:32 AM | Re Quintas12
É como diz o TA, jogadores em Commander não têm múltiplos tipos de totais de vida, têm apenas um total de vida, o normal, que se inicia em 40 neste formato. Não existe nenhum tipo de "vida de commander".
Commander Magic não funciona como o WoW TCG. No WoW TCG, o teu "Commander" é a carta de Herói que representa o teu life total e normalmente eles têm health bastante superior ao das criaturas normais.
Mas em Commander Magic, o teu Commander é apenas uma carta de criatura lendária normalissima que serve como a figura central do teu deck, não estando própriamente relacionada com o teu total de vida.
Cumps | TAbril
De: Barreiro 7/16/2014 3:04:43 AM | ...
Não percebi a questão... Em Commander/EDH todos iniciam com 40 de vida, contrariamente à maioria dos outros formatos em que cada um inicia com 20 de vida. | Quintas12
De: Carcavelos 7/16/2014 1:09:27 AM | Duvida
Boas, pode-se escolher ganhar vida de commander ou a vida dita normal? | milton18
Moderador De: Aveiro 1/8/2014 11:40:36 AM | r
| milton18
Moderador De: Aveiro 10/18/2013 12:56:28 PM | r
| Soadi
De: Porto 7/26/2013 7:28:57 PM | re
Ah agora sim, obrigado. | milton18
Moderador De: Aveiro 7/26/2013 5:31:36 PM | r
Já percebi qual é o problema.
É do fórum, que está com algum problema com os caracteres manhosos tipo o apóstrofe e os parêntesis.
No link que deixei substituí os 22 por aspas. | Soadi
De: Porto 7/26/2013 5:04:48 PM | re
Continua a não aparecer nada.. :s | milton18
Moderador De: Aveiro 7/26/2013 2:00:39 PM | r
no fundo da página, clica em language e mete em inglês. depois abre o link. |
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