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UtilizadorResposta

mesmer
De: Santo Antonio dos Cavaleiros
11/2/2006 3:55:40 PM
Dicas para Booster Draft/Limited Play
Olá.

Este é o meu primeiro artigo, que não vai ser grande coisa. Trata-se apenas na minha experiência pessoal no ambiente Limitado, o meu preferido e, na minha opinião, onde se vêem os verdadeiros bons jogadores de Magic. E porquê? passemos então ao artigo.


1º - O que é isso do Limited ou Limitado ???

R: É composto por 2 tipo de evento: Sealed Deck e Booster Draft, onde os decks são constituídos por um mínimo de 40 cartas, ao contrário de Construído, cujo mínimo são 60 cartas. Neste formato, é dada uma extrema importância ao valor individual de cada carta. Ao passo que em construído consigo 1 combinação perfeita entre Ebony Owl Netsuke e Howling Mine, estas cartas em Limitado têm pouco ou nenhum impacto no jogo individualmente. É também vital sabermos quando atacar e declararmos a melhor combinação de bloqueadores face ao ataque do oponente.

Sealed deck é o ambiente dos pre-releases, e alguns Grand Prix. Dão-nos 1 deck do bloco actual e 2 boosters das respectivas expansões (ou da 1ª expansão do bloco, como aconteceu nos pre-releases de Ravnica, Time Spiral, etc ...). O conjunto dessas cartas chama-se POOL. Da pool, temos que construir um deck de 40 cartas (mínimo, mas também o máximo).

Em Booster Draft, cada jogador recebe 3 boosters, abre-o primeiro, "picka" 1 carta e passa ao jogador da esquerda. No 2º booster passa ao jogador da direita e no 3º novamente à esquerda. No final do draft, os jogadores terão de construir também um deck de 40 cartas.

2º - Então porque é que Limited é assim tão exigente em skill de Magic ?

Deixando por agora o Sealed Deck de parte (não é tão skill-intensive como draft), em Booster Draft temos que ter noção de várias coisas ao mesmo tempo.

Em suma, temos que saber a que cor está o nosso adversario da direita e o da esquerda, para garantirmos que estamos na cor certa. Por exemplo, se eu souber que o meu adversário da direita (que me vai passar o 1º e 3º booster) estiver de B/R e o meu à esquerda estiver de G/U, vou decerto evitar estar às mesmas cores que estes, portanto branco é definitivamente a cor que eu vou pickar mais, visto que ao meu lado ninguém tá a essas cores. Como ver isso ? Tem que se ter muita atenção às cartas que nos passam. Se por exemplo, virmos 2 cartas boas brancas no booster e uma carta rasca vermelha ou mesmo nenhuma, é logo de suspeitar que o nosso oponente está a vermelho e nunca a branco.

Ponto importante: Ir sempre, SEMPRE a 2 cores. Eventualmente uma 3ª cor, mas apenas uma ou 2 cartas dessa cor. Em Ravnica podíamos ir até 3, eventualmente 4 cores, mas em Time Spiral, SEMPRE 2 cores.

Outro ponto importante: Quais são afinal, as melhores cartas para se pickarem?

Muito resumidamente, as melhores cartas são, por ordem de importancia:

1 - Bombas - Abrimos o booster de TS e alegremente reparamos que a Timeshifted é uma Akroma ou um Avatar of Woe. Estas cartas em Limited têm um impacto muito grande e são sempre "first pick". No entanto isto é raro, e a maior parte das cartas que vamos ver no draft são comuns.

2 - Removal - Este é básico e ao mesmo tempo importante. Ter no deck cartas que nos livrem de bichos chatos do oponente é muito positivo e decide jogos. Temos como exemplo, Sudden Death/Shock e nas cartas comuns temos Lightning Axe, Assassinate, Rift Bolt e a melhor de todas, Strangling Soot no leque das comuns. Como imaginam, a combinação B/R é a que nos oferece uma poderosa suite de removal.

3 - Evasão - Também muitíssimo importante. Bichos com voar ou Shadow são inbloqueáveis e vão rapidamente consumindo a vida do oponente se se mantiverem em jogo sem ninguém à frente. Como bons exemplos temos o Errant Ephemeron (melhor comum azul na minha opinião) e o Stronghold Overseer que é praticamente inbloqueável, Dauthi Slayer, Soltari Priest, etc!

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Muitos de vocês se calhar já disseram "epa draftar é merda, só cartas de merda, constructed é que é bom, altas cartonas, coleras, aves do paraiso, etc"

A verdade é que em Limited tem que se ter presente a noção que o Ataque/Bloqueio de criaturas é muito mais importante e difícil que em Constructed. Basta uma troca injusta de criaturas para comprometer imediatamente um jogo. O removal instantâneo é muitíssimo importante, pois podemos usá-lo da maneira mais eficiente, geralmente um 2 por 1 ou mesmo um 3 por 1. Exemplo? O oponente tem um Benalish Cavalry em jogo e joga 2 Aether Web nele. Deixamos resolver o primeiro, mas em resposta a ele jogar o segundo, jogamos nós o nosso Sudden Death. Resultado? gastámos 1 carta (o Sudden Death) para limparmos 3 cartas dele (o Benalish Cavalry e as 2 aEther Web.)

Em conclusão: quando draftarem, não o façam à toa. Olhem bem para os boosters, leiam bem as cartas e vejam quais as boas e as más cartas que vos passaram e respectivas cores. Tentem agarrar os bichos voadores ou o removal, e claro, as bombas se abrirem alguma. De resto, fiquem sempre por 2 cores, SEMPRE. Atingir o equilíbrio entre o poder das cartas e a consistência de mana é meio caminho andado para se ganhar os jogos. É o mesmo que escolher entre 1 Terramorphic Expanse e 1 carta poderosa. Por fim, a melhor maneira de se aperfeiçoarem neste formato é treinarem muito. Draftem muito, vejam os melhores a jogadores e os seus decks, vejam como eles atacam e bloqueiam. Cedo vão aprender o impacto de cada carta na mesa.


qualquer dúvida que tenham, pm me.

João Marques

MRockER


De: carregado
11/2/2006 6:12:17 PM
re
realmente em ts e mais facil fazer decks no draft, pois ja ha hipoteses de fazer decks de 2 cores ao contrario d kamigawa k tinhamos de recorrer as 3 cores e ate mesmo 4!
para os drafts normalmente meto 15 terrenos nunca screwed, raramente flooded...

mesmer

De: Santo Antonio dos Cavaleiros
11/2/2006 5:50:24 PM
bem visto
embora isso sejam dicas mais preferenciais (eu jogo sempre com 16 terrenos), em ravnica devíamos ir a 3 cores. mortify era de facto das melhores cartas em guildpact. com time spiral nao temos tanta maneira de fixar a mana.

qualquer dúvida exponham.

Dark.Fenix


De: Coimbra
11/2/2006 5:39:00 PM
terrenos
faltou dizer k s devem incluir perto de 17 terrenos mais ou menos pra k as cartas k draftam ñ fikem na mao por ter um custo alto.

e s virem cartas de draw aproveitem-nas kuase d imediato.

fikem bem.

Dark.Fenix


De: Coimbra
11/2/2006 5:37:02 PM
...
eu por acaso tambem gosto muito de draftar.

é verdade, um deck de duas cores é o ideal, mas normalmente 3 é o mais certo devido á parte de ters de caçar as melhores k vêm, pork até pods receber cartas muito boas da 3ªcor.
no bloco de ravnica num draft comecei por preto e verde (golgari guilmage na 1ªvolta mais umas kuantas cartas destas cores) tambem pikei um tattered drake só pro caso, tava decidido a fazer BG. no booster de guilpact alguem deixou passar um mortify direitinho pras minhas maos logo e só por esta carta resolvi fazer picks de cartas brancas boas, no de dissession pikei um experiment kraj, 2Coiling Oracle, 1assault zeppelid e 1leafdrake roost no fim pikei as signets de simic k sobraram, aki decidi levar azul e entao colokei o drake pro main. no final fikei de BGU com splash W.

o kraj, o guildmage, o roost, o drake, o zepplid e o mortify ajudaram a decidir situaçoes a meu favor (em casos de impasse sem ninguem atacar) k poderiam de outro modo ñ s resolver tao cedo.

fora o mortify sao todas cartas k ninguem ousa por num deck de construted mas em limited sao bomba.

mas fora de ravnica tentem só passar das duas cores em caso de kerem fazer splash de outra cor e s as cartas splashadas forem mesmo boas.

fikem bem.

ruben fer.


De: barreiro
11/2/2006 5:31:33 PM
re
pa ra mim como sou ainda novo nessa cena de trneios acehi um exelente topico apesar de tudo brg pelas dicas vou seguir os teu conselhos
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