mesmer De: Santo Antonio dos Cavaleiros 11/2/2006 3:55:40 PM | Dicas para Booster Draft/Limited Play
Olá.
Este é o meu primeiro artigo, que não vai ser grande coisa. Trata-se apenas na minha experiência pessoal no ambiente Limitado, o meu preferido e, na minha opinião, onde se vêem os verdadeiros bons jogadores de Magic. E porquê? passemos então ao artigo.
1º - O que é isso do Limited ou Limitado ???
R: É composto por 2 tipo de evento: Sealed Deck e Booster Draft, onde os decks são constituídos por um mínimo de 40 cartas, ao contrário de Construído, cujo mínimo são 60 cartas. Neste formato, é dada uma extrema importância ao valor individual de cada carta. Ao passo que em construído consigo 1 combinação perfeita entre Ebony Owl Netsuke e Howling Mine, estas cartas em Limitado têm pouco ou nenhum impacto no jogo individualmente. É também vital sabermos quando atacar e declararmos a melhor combinação de bloqueadores face ao ataque do oponente.
Sealed deck é o ambiente dos pre-releases, e alguns Grand Prix. Dão-nos 1 deck do bloco actual e 2 boosters das respectivas expansões (ou da 1ª expansão do bloco, como aconteceu nos pre-releases de Ravnica, Time Spiral, etc ...). O conjunto dessas cartas chama-se POOL. Da pool, temos que construir um deck de 40 cartas (mínimo, mas também o máximo).
Em Booster Draft, cada jogador recebe 3 boosters, abre-o primeiro, "picka" 1 carta e passa ao jogador da esquerda. No 2º booster passa ao jogador da direita e no 3º novamente à esquerda. No final do draft, os jogadores terão de construir também um deck de 40 cartas.
2º - Então porque é que Limited é assim tão exigente em skill de Magic ?
Deixando por agora o Sealed Deck de parte (não é tão skill-intensive como draft), em Booster Draft temos que ter noção de várias coisas ao mesmo tempo.
Em suma, temos que saber a que cor está o nosso adversario da direita e o da esquerda, para garantirmos que estamos na cor certa. Por exemplo, se eu souber que o meu adversário da direita (que me vai passar o 1º e 3º booster) estiver de B/R e o meu à esquerda estiver de G/U, vou decerto evitar estar às mesmas cores que estes, portanto branco é definitivamente a cor que eu vou pickar mais, visto que ao meu lado ninguém tá a essas cores. Como ver isso ? Tem que se ter muita atenção às cartas que nos passam. Se por exemplo, virmos 2 cartas boas brancas no booster e uma carta rasca vermelha ou mesmo nenhuma, é logo de suspeitar que o nosso oponente está a vermelho e nunca a branco.
Ponto importante: Ir sempre, SEMPRE a 2 cores. Eventualmente uma 3ª cor, mas apenas uma ou 2 cartas dessa cor. Em Ravnica podíamos ir até 3, eventualmente 4 cores, mas em Time Spiral, SEMPRE 2 cores.
Outro ponto importante: Quais são afinal, as melhores cartas para se pickarem?
Muito resumidamente, as melhores cartas são, por ordem de importancia:
1 - Bombas - Abrimos o booster de TS e alegremente reparamos que a Timeshifted é uma Akroma ou um Avatar of Woe. Estas cartas em Limited têm um impacto muito grande e são sempre "first pick". No entanto isto é raro, e a maior parte das cartas que vamos ver no draft são comuns.
2 - Removal - Este é básico e ao mesmo tempo importante. Ter no deck cartas que nos livrem de bichos chatos do oponente é muito positivo e decide jogos. Temos como exemplo, Sudden Death/Shock e nas cartas comuns temos Lightning Axe, Assassinate, Rift Bolt e a melhor de todas, Strangling Soot no leque das comuns. Como imaginam, a combinação B/R é a que nos oferece uma poderosa suite de removal.
3 - Evasão - Também muitíssimo importante. Bichos com voar ou Shadow são inbloqueáveis e vão rapidamente consumindo a vida do oponente se se mantiverem em jogo sem ninguém à frente. Como bons exemplos temos o Errant Ephemeron (melhor comum azul na minha opinião) e o Stronghold Overseer que é praticamente inbloqueável, Dauthi Slayer, Soltari Priest, etc!
__________________________________________________
Muitos de vocês se calhar já disseram "epa draftar é merda, só cartas de merda, constructed é que é bom, altas cartonas, coleras, aves do paraiso, etc"
A verdade é que em Limited tem que se ter presente a noção que o Ataque/Bloqueio de criaturas é muito mais importante e difícil que em Constructed. Basta uma troca injusta de criaturas para comprometer imediatamente um jogo. O removal instantâneo é muitíssimo importante, pois podemos usá-lo da maneira mais eficiente, geralmente um 2 por 1 ou mesmo um 3 por 1. Exemplo? O oponente tem um Benalish Cavalry em jogo e joga 2 Aether Web nele. Deixamos resolver o primeiro, mas em resposta a ele jogar o segundo, jogamos nós o nosso Sudden Death. Resultado? gastámos 1 carta (o Sudden Death) para limparmos 3 cartas dele (o Benalish Cavalry e as 2 aEther Web.)
Em conclusão: quando draftarem, não o façam à toa. Olhem bem para os boosters, leiam bem as cartas e vejam quais as boas e as más cartas que vos passaram e respectivas cores. Tentem agarrar os bichos voadores ou o removal, e claro, as bombas se abrirem alguma. De resto, fiquem sempre por 2 cores, SEMPRE. Atingir o equilíbrio entre o poder das cartas e a consistência de mana é meio caminho andado para se ganhar os jogos. É o mesmo que escolher entre 1 Terramorphic Expanse e 1 carta poderosa. Por fim, a melhor maneira de se aperfeiçoarem neste formato é treinarem muito. Draftem muito, vejam os melhores a jogadores e os seus decks, vejam como eles atacam e bloqueiam. Cedo vão aprender o impacto de cada carta na mesa.
qualquer dúvida que tenham, pm me.
João Marques |
MACC
De: Alcacer 11/4/2006 9:26:28 PM | re
no meu primeiro Draft foi em Ravnica onde fix um deck de Milling U/B/G, pensei vou jogar contra decks de 40 cards, tenho aki cenas fixes pa remover , o U/B tipico o G foi por ter draftado um duals , a tomb,...,koisa de k me arependo so dpx vi a importancia das cartas de ’Evasão’, poes o meu deck tinha mxm poucas kriaturas , kuando digo poucas e mxm poucas..resumindo levei umas belas poradas e fikei pos ultimos... foi o meu 1º Draft o outro ja koreu menhorzito e dpx fix outro kom os amigos k tbm foi do menhor... |