Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Habilidades de antigamente Responder

Link directo: topico.asp?topico=120290

UtilizadorResposta

David Ramos

Staff de cartas
De: Vila Chã
8/9/2011 12:45:06 AM
Habilidades de antigamente
Ora viva a todos e, desde já, muito obrigado por dispensarem algum tempo para ler este artigo.


Neste artigo, vou falar-vos de um tema que alguns de vós são capazes de não conhecer. Todos sabem que, em cada expansão, são-nos oferecidas novas habilidades com keyword. Contudo, muitas delas são perdidas e até esquecidas à medida que novas expansões são lançadas para o público. Este artigo foca-se em algumas dessas habilidades perdidas: morph e ninjutsu.




Mas primeiro vamos ver o que são estas habilidades:

Morph - Habilidade estática que funciona em qualquer zona de onde seja possível conjurar a carta que o tem, e que significa "Você pode conjurar esta carta como se fosse uma criatura 2/2 virada para baixo, sem texto, nome, subtipos, símbolo de expansão e sem nenhum custo de mana, pagando (3) ao invés de pagar o seu custo de mana." Quando tiver prioridade, você pode virar a carta para cima, pagando [custo], sendo isto uma acção especial que não usa a Pilha. Recuperará as suas características originais aquando virada para cima, e o efeito de Metamorfose terminará. Virar a carta para cima, não causa com que ela reentre no campo de batalha. Enquanto virada para baixo, e enquanto Mágica na Pilha ou Permanente no campo de batalha, o seu controlador pode verificar a parte não visível da carta quando quiser. Noutras zonas, não é permitido.


Como podem ver, não é a mais simples das habilidades. É original do bloco de Onslaught, tendo reaparecido, mais tarde, no bloco de Time Spiral.



Ninjutsu - Habilidade activada que significa "[custo], devolva para sua mão uma criatura atacante que não está a ser bloqueada: Coloque esta carta no campo de batalha da sua mão virada, e a atacar." Só poderá activar Ninjutsu quando tiver prioridade, após a Etapa de Declaração de Bloqueadores, até à Etapa de Final de Combate. A criatura com Ninjutsu irá ser posta no campo de batalha sem ser bloqueada a atacar o mesmo jogador ou planeswalker que a criatura que foi devolvida para mão estava a atacar nesse instante.


Ninjutsu é originário do bloco de Kamigawa, mais especificamente da expansão Betrayers of Kamigawa.



O que poderão ter estas habilidades de especial? Aqui não vou dizer grande coisa, vou deixar á vossa imaginação. Mas posso adiantar que Ninjutsu é uma boa maneira de fazer alguns efeitos e dano ao mesmo tempo de uma maneira quase de graça sem o oponente suspeitar de nada.
No vídeo que vou colocar a seguir está uma coisinha especial que o morph é capaz de fazer e que quase nada é capaz de tal feito:





Estas 2 habilidades nada têm em comum e o seu uso em conjunto não parece ter muita lógica mas, isto será mais à frente exemplificado.




Decks de morph e ninjutsu nunca foram muito usados. Sempre houveram mecânicas mais úteis e fáceis de usar. Quando Onslaught estava em T2, um dos grandes decks do momento era o deck de Cycling, que foi campeão mundial. Kamigawa saiu na altura em que Mirrodin bombava com affinity e afins, tendo resultado a que não houvessem grandes decks baseados em alguma mecânica de Kamigawa. Ninjutsu foi uma das habilidades que sofreram com isso.





Na rubrica de decks semanais que eu fazia à algum tempo atrás, eu cheguei a construir um deck baseado em Morphs:

// Lands
4 [8E] City of Brass
3 [LRW] Vivid Grove
4 [SHM] Reflecting Pool
3 [UNH] Mountain
4 [UNH] Forest
2 [UNH] Plains

// Creatures
3 [SC] Root Elemental
2 [ON] Exalted Angel
2 [SHM] Mossbridge Troll
2 [PLC] Akroma, Angel of Fury
4 [LE] Skirk Alarmist
2 [TSB] Krosan Cloudscraper
4 [RAV] Birds of Paradise
2 [DS] Ageless Entity
3 [CHK] Sakura-Tribe Elder

// Spells
2 [SHM] Dramatic Entrance
3 [ARB] Mayael’s Aria
3 [ARB] Wargate
4 [CNF] Path to Exile
4 [10E] Incinerate


www.magictuga.com/topico.asp?topico=66528




A estratégia principal deste deck é usar o Mossbridge Troll em conjunto com a Mayael’s Aria, sendo o apoio todo dado pelos morphs. Tem criaturas grandes, meios alternativos para as jogar, aceleração de mana, cartas para responder às ameaças do oponente e uma winning condition alternativa. Sugiro-vos que o experimentem :P

Contudo, eu não fiz este artigo para mostrar este deck. Ora eu, como adoro decks casuais, construí alguns baralhos com as cartas não usadas que eu tenho em casa. Um desses baralhos foi o baralho de Morph e Ninjutsu:


// Lands
1 [FUT] Zoetic Cavern
1 [ALA] Bant Panorama
2 [DIS] Azorius Chancery
7 [UNH] Island
5 [UNH] Forest
4 [UNH] Plains

// Creatures
3 [SC] Frontline Strategist
2 [ON] Daru Lancer
1 [SC] Karona Zealot
2 [SC] Aven Farseer
3 [LE] Willbender
2 [LE] Echo Tracer
1 [PLC] Riptide Pilferer
1 [LE] Voidmage Apprentice
3 [BOK] Mistblade Shinobi
3 [BOK] Ninja of the Deep Hours
1 [UL] Multani
1 [TSB] Mystic Snake
3 [DIS] Trygon Predator

// Spells
1 [ON] Backslide
3 [LRW] Protective Bubble
3 [RAV] Selesnya Sgnet
1 [DIS] Voidslime
1 [ALA] Obelisk of Bant
1 [PLC] Gaea’s Anthem
1 [ALA] Bant Charm
1 [PLC] Frozen Aether
1 [LRW] Ajani goldmane


Neste deck, ambas as habilidades foram combinadas. Normalmente, após uma criatura exercer o seu efeito de morph, fica quase inutilizada passando a ser apenas uma criatura pequena que serve como bloqueadora. Com o uso de ninjutsu, essa criatura pequena pode voltar para a mão do seu controlador ficando disponível para novo Morph, enquanto que nesta acção também ocorreu o efeito da criatura de ninjutsu. Esta foi uma das maneiras que eu encontrei de reutilizar o morph para não ter o Backslide completamente sozinho na sua função.


Este deck possui um pouco de tudo desde devolução, anulas, tapar, compra de cartas, prevenção de dano, mudança de alvos, descarte a muitas criaturas, redirecção de dano, aumento de poder, destruição de artefactos, etc.
A mana base não é grande coisa eu sei mas foi o que se pode arranjar.


Como vês BMBA, cumpri a promessa xD.
Espero que tenham gostado.

David Ramos

Alterado a 8/9/2011 12:47:44 AM por David Ramos

David Ramos


Staff de cartas
De: Vila Chã
8/18/2011 10:20:08 PM
re
Um pouco velho xD. Isso é sempre fixe, haver jogadores mais antigos. Eu entrei em Scourge.

Eu tenho 10 baralhos originais como o de Morph e ninjutsu que postei. São muito fixes para jogar.

Comecem a combinar vocês os 2 e ide juntos aos torneios.

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
8/18/2011 9:01:12 PM
re
É na Gárgula, a inscrição são 5€ e os prémios não são maus, não é só para quem ganha, há outros.

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
8/18/2011 8:17:52 PM
re
Por curiosidade em torneios EDH que participas pagas mais ou menos quanta guita?

Isto para eu comparar.


DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
8/18/2011 6:48:38 PM
re
Dude eu também só jogo EDH quando há torneio, por isso yah.

E não interessa se alguém discordar, é o que tu pensas, so who cares? Se não gostam da fruta, comem menos. :>

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
8/18/2011 6:36:02 PM
re
Eu não estou triste. Apenas apeteceu-me dizer o que para mim é uma realidade e verdade. Alguém de certeza vai discordar com alguns pontos...não digo que não mas pelo menos dei a minha opinião sobre o assunto. Commander AKA EDH quase que nem jogo se não for online. -.-

Embora tenha um deck em casa feito (ok 2 a contar com o da kaalia mas aquilo precisa de ser mudado).


DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
8/18/2011 6:22:14 PM
re
BMBA, não fiques triste pá, tens agora Commander para dares largas à imaginação e assim evitar que te chamem burro... a não ser que faças demasiados misplays.

jpscs


De: Porto
8/18/2011 12:29:56 AM
re
Antes de mais este artigo faz-me sentir velho porque comecei a jogar isto quando Mercadian Masques saiu e para mim ninjitsu e habilidades afins até eram coisas recentes :P mas também de Kamingawa até Scars of Mirrodin estive sem pegar em magic.

Mas gostei do texto é sempre bom ler algo para aprender um pouco mais sobre o jogo e concordo que o pessoal devia jogar mais para se divertir, poupavam dinheiro e aprendiam a fazer baralhos usando a cabeça e não a carteira e a internet.

Eu sempre fiz decks originais a partir das cartas que tinha o que me dava muito gozo e recentemente num deck feito a partir de comuns da "treta" e uma ou outra incomum, consegui derrotar num ou dois jogos amigos meus com decks cheios de raras caras e bastante boas.

David Ramos


Staff de cartas
De: Vila Chã
8/15/2011 2:04:09 AM
re
BMBA subscrevo tudo o que disseste sem tirar nem pôr.

Eu só estou à espera de formatar o pc para começar a brincar no mws. Tudo bem que decks desse tipo podem não ser grande coisa mas é sempre engraçado jogar com ele e tentar fazer cenas difíceis.

Mas claro, cada um tem direito à sua opinião.

Em princípio, deverás ver mais artigos meus sobre cenas antigas. Quantos e quando não sei mas eles deverão aparecer xD

pedrobronze


De: Senhora da Hora
8/15/2011 12:56:41 AM
-
fazer um deck com banding é o mesmo que comprar roupa beje. não é preciso haver uma razão para não o fazer. apenas não se deve fazer.

tou meio a brincar, claro. mas é o que eu acho!

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
8/14/2011 3:02:39 PM
re
O facto é que muita gente já se esqueceu o que é ter divertimento a jogar magic.

O pessoal novato hoje em dia entram a experimentar o jogo mas a quererem logo no inicio algo mais do que simples jogar...e depois passam 2 semanas para fazer uma decklist qualquer de um gajo qualquer que ficou no top8 num torneio qualquer PT, GP ou Worlds.
Isto tudo sem perceberem o porque do deck ter sido feito assim e sem saberem jogar com ele.



Mas felizmente não foi esse magic que eu conheci no inicio.
Muitos gozam e criticam as minhas decklists porque simplesmente não vêem mais nada senão netdeck, netdecks e + netdecks. E depois chamam-me burro e inexperiente.

Inexperiente talvez seja, mas se calhar pelo facto que a minha vida não roda em magic mas sim em problemas reais da vida.

Agora burro? Tenho que discordar. Chamam-me burro por saber o que é me divertir em magic? Deixem-me lolar na cara deles.


Hoje em dia só vejo 80% das decklists que acabam o jogo em 3 a 5/6 turnos. Isso é competitivo mas não divertido.



Compreendo no entanto e não aponto o dedo a ninguém que joga só para competitivo. Eu também o faço por vezes.
Eu uma vez fui a um legacy com cephalid breakfast budget. 4 rondas e ganhei tudo 2-0.
Ganhei os prémios mas sai de lá insatisfeito. Não me diverti o que devia. Acabava os jogos demasiado rápido e o ambiente aqui na minha zona é ainda meio fraco. (meio porque embora possa haver algum deck bom os jogadores ainda não estão bem habituados a legacy)
Mas prontos isso é jogar para ganhar como costumo dizer. Isto é chegar lá com um deck todo xpto e puff arrecadar com pontos e prémios.




Isto tudo para dizer o quê?
David Ramos espero ver mais artigos teus.
Espero ver ideias antigas (para relembrar) e inovadoras.

Queres fazer deck de banding...épa apoio-te 100%. Mas faças o que fizeres não te esqueças sempre de te divertir com isso. Por vezes até eu me esqueço de me divertir neste jogo.



E no meio disto tudo...bem já nem me relembro o porque de ter dito pai 80 a 90% do que esta aqui escrito mas também não vou apagar porque me deu trabalho a escrever. xD


David Ramos



P.S: Nada aqui referido está a debater a cena dos netdecks. Eu próprio netdecko. Eu próprio também por vezes testo decks de Top8 de GPs e de opens da SCG na net.
Mas testo para perceber o porque de o deck ter sido feito assim e não de outra maneira.





Alterado a 8/14/2011 3:08:09 PM por BMBA
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3] Proxima pagina >>