Terá Teferi, Mage of Zhalfir sido um erro terrível de design da parte da Wizards?
Alto! Não me batam mais. Deixem explicar... Porrinha, ainda só escrevi uma frase e já tenho nódoas negras nas costas e as orelhas a ferver.
Bem sei que a grande maioria de vós gosta da carta. Mas pensem comigo. Time Spiral é o bloco em que se explora o tempo como recurso, tal e qual como se fosse mana. Pelo menos foi o que disse o Mark Rosewater quando a edição saiu. E qual era a maior Keyword de Time Spiral? Dou-vos uma pista. A primeira preview foi a Lotus Bloom.
É isso mesmo: Suspend. Acertaram todos, menos aquele tipo ali a um canto a admirar a arte da carta Dragonstorm. Hei, tu aí!, essa carta já vem do Bloco Onslaught. Storm não é keyword nova; Suspend é.
BOM (como diria o prof. Martelo), quantos decks conhecem vocês de construído que usam suspend?
Que chato esse tipo aí no canto. Lotus Bloom aparece no Storm, está bem. Mas é a única carta com suspend no deck. Consegues dar mais exemplos?
Pois é. Suspend morreu não na praia, mas... hum, qual é o contrário de praia? Montanha ou Barco? Bem, vocês entendem o que quero dizer. Suspend foi uma keyword nada-morta, um aborto, uma interrupção voluntária de... qualquer coisa.
Estou só a falar de construído. Em Limited a história é diferente.
Mas reparem que quando veio Planar Caos, o foco de atenção foi dirigido para Vanishing e Kicker, duas keywords requentadas. O Suspend foi posto em segundo plano. Que cartas com suspend jogam?
Lotus Bloom, Detrivore e Aeon Chronicler. Alguém se recorda de mais? Três cartas jogáveis em três expansões? Parece-me curto.
Mudando de assunto, mas mantendo o tema...
Quem é que aqui viu o Spoiler da 10ª? Ou X, se preferirem. Nem Mana Leak!, nem Rewind! Sim senhor.
Aos meus olhos inocentes, isto é relacionado, não tanto com o aparecimento do Cancel, mas mais pelas criaturas com Flash que podem ser jogadas End Of Turn. É que Control com Teferi, Mystical Teachings, Urza's Mine e todos os counters que para aí há, nem precisa de jogar no próprio turno. Nem sequer a Damnation!!!!!, que é o Ás de Espadas do Magic actual.
Por tudo isto, e pelas consequências que daí decorrem, acho que o sucesso de Teferi deve ter surpreendido as equipas de design e desenvolvimento da Wizards. E julgo que se eles soubessem na altura o que sabem hoje, TALVEZ não o tivessem feito desta maneira.
Aguardo angustiadamente a voraz crítica que irá chover dentro de momentos.
E pancada da velha, porque não? Que alívio o site ainda não ter fotografias dos users, senão quando saísse à rua… Nem é bom pensar nisso. Mas pelo sim pelo não, acho que me vou disfarçar. Ah, aqui estão os meus óculos escuros. Vá lá, não batam no ceguinho.