Acho que posso ajudar. Antes de tudo:
Vindicate >>>>>>>>>>>> Murder. É que nem se compara um ao outro.
Indo ao porquê de Planeswalkers serem bons (pelo menos os que têm habilidades relevantes), explicado da maneira mais simples possivel:
Recursão de efeitos sem gasto (elevado) de recursos.
Agora explicando da maneira complicada: Não podes entender um Planeswalker como "pagar X mana para usar um efeito Y e pronto" que seria isso sim, comparavel a conjurar e resolver uma outra mágica regular.
Tens de entender um Planeswalker como "estou a pagar X mana por uma ferramenta que irá produzir uma quantidade de efeitos que suportam a minha estrategia ao longo de N turnos, sem ter de pagar mana por eles - aka gastar recursos - nesses meus turnos proximos".
Resolveres um Planeswalker dá-te opções. Todos eles têm um conjunto de efeitos, aplicaveis em diversas situações. Podes usar um desses efeitos logo mal o Planeswalker entra em campo (tendo em conta a Lealdade presente no mesmo), e 1 efeito desse Planeswalker por turno teu, sem pagares mana para usar esses efeitos.
Exemplificando com a Vraska, não estás a pagar 5 manas por
um "Vindicate". Estás a pagar 5 manas por um objecto que fica em campo e descarrega potenciais multiplos Vindicates, tendo em conta ainda o facto de ela entrar com 5 loyalty e poderes usar a sua +1 imediatamente, que é uma habilidade que ainda por cima a protege (faz com que criaturas que lhe dêem dano sejam destruidas, isso incentiva oponentes a não ataca-la à maluca).
6 Lealdade tecnicamente logo mal ela entra são duas potenciais -3, 2 "Vindicates". Continua a mantê-la em campo e mais vezes poderás usufruir não só do -3, mas também dos seus outros efeitos. Ok que não é sempre assim, há sempre circunstancias exteriores que podem afectar a situação e reduzir ou aumentar o potencial de um Planeswalker. Mas se souberes utiliza-lo, e geri-lo bem, é uma ferramenta crucial em muitos decks.
Cumps
Alterado a 9/5/2012 10:38:34 PM por S1NE4T3R