Boas.
Por vezes fazer um deck casual que tenha hipótese de ganhar nas “mesas de cozinha”, contra nossos colegas não é tão fácil como parece.
Nem todos têm aquele toque mágico de fazer algo diferente e que dê resultado.
Mas então que fazer quando tens um grande grupo que só joga casual?
Simples. Podem começar por pesquisar por decks mais antigos, que por ventura tem uma estratégia engraçada de se jogar.
Neste artigo não irei mostrar nada que seja “novo”, mas sim algo em que podem pegar para jogar apenas para o puro divertimento.
Same Old Story Turns Into a New One
Ironworks Combo
Já lá vai algum tempo desde o Magic Worlds 2004, onde Manuel Bevand consegui o seu 3º Lugar com um deck baseado em artefactos combo deck, que lhe garantiu na altura um record de 6-0 em Standard.
Seu deck era baseado em
Krark-Clan Ironworks para rapidamente meter em campo
Myr Incubator, que com ele criava trinta ou mais 1/1 criaturas, por vezes mais cedo que ao terceiro turno.
Leram bem. Eu disse trinta criaturas, por vezes mais cedo que ao terceiro turno.
Pessoalmente na altura andava a jogar com um deck bastante semelhante. Passo desde já a mostrar o deck em questão.
World Championship 2004 – Manuel Bevand.deck
// Lands
3 [MR]
Tree of Tales
2 [MR]
Ancient Den
2 [MR]
Vault of Whispers
4 [MR]
Seat of the Synod
4 [MR]
Great Furnace
4 [DS]
Darksteel Citadel
// Spells
4 [FD]
Pentad Prism
3 [MR]
Thirst for Knowledge
3 [MR]
Talisman of Progress
4 [MR]
Thoughtcast
3 [FD]
Serum Visions
4 [FD]
Condescend
4 [FD]
Krark-Clan Ironworks
4 [MR]
Myr Incubator
3 [MR]
Fabricate
4 [MR]
Chrome Mox
1 [MR]
Goblin Charbelcher
1 [DS]
Fireball
3 [MR]
Talisman of Dominance
// Sideboard
SB: 4 [8E]
Mana Leak
SB: 4 [MR]
Seething Song
SB: 4 [DS]
Furnace Dragon
SB: 3 [8E]
Pyroclasm
O deck é bastante engraçado de se jogar, pessoalmente foi um erro ter-me livrado do meu.
Alem da estratégia de atacarmos nosso oponente com um exército de Myr furiosos e de dentes afiados via
Myr Incubator, este deck tem mais duas estratégias para ganhar.
Por vezes temos acesso a informações que nos permite saber que nosso oponente possui “Mass Removal” no seu deck. E como tal fazer as 30 fichas pode resultar em nada visto que não possuem
Haste e precisam de mais um turno, turno esse que basta para o nosso oponente se livrar de todas as fichas de uma vez só . No entanto em alguns jogos temos acesso a
Fireball.
Com
Fireball em nossa mão e
Great Furnace na field, podemos virar a Furnace de maneira a termos acesso a
mana. Depois basta fazer o que o deck faz melhor, as ditas fichas 1/1 Myr, mas estas terão outra função sem ser o habitual ataque.
Com
Krark-Clan Ironworks ainda na field posso sacrificar as fichas para produzir uma quantidade de mana enorme para pagar o custo de X do
Fireball (relembrando que temos uma
mana ainda á nossa disposição) , para derrotar ali mesmo o nosso oponente.
No entanto ainda temos á nossa disposição
Goblin Charbelcher.
Ah que se notar que todas as lands que possuímos neste deck são também Artefactos. Como tal, ao activarmos
Myr Incubator poderemos também remove-las de jogo para produzir fichas Myr.
Sem lands no respectivo deck e com
Goblin Charbelcher na field, este torna-se mais uma maneira de vencermos nosso oponente, visto que a sua habilidade activada só irá parar após de revelar-mos a ultima carta do nosso deck (visto não possuir lands) e dar uma quantidade de dano igual ás cartas reveladas, visto que depois não temos mais cartas para revelar. Fica para uma próxima. : p
Com este deck imaginemos a seguinte mão inicial:
Chrome Mox
Darksteel Citadel
Great Furnace
Serum Visions
Condescend
Krark-Clan Ironworks
Thoughtcast
Situação teórica de jogo.
Turn 1 (considerando que ganhamos ao rolar do dado): Jogo
Darksteel Citadel,
Chrome Mox no qual removia
Condescend. Jogava
Serum Visions no qual comprava
Goblin Charbelcher e fazendo o Scry via
Thirst for Knowledge e
Vault of Whispers, mantendo a ordem das cartas. Acabaria aqui meu turno.
Turn 2: Compro
Thirst for Knowledge. Jogo
Great Furnace e logo de seguida
Thoughtcast comprando
Vault of Whispers e
Myr Incubator. E acabaria aqui meu turno.
Turn 3: Compro outro
Vault of Whispers no qual jogo um deles que possuo na minha mão. De seguida jogo
Krark-Clan Ironworks e reparo que ainda não é o momento para fazer o que quero. Termino o turno.
Turn 4: Compro
Darksteel Citadel no qual em seguida o jogo. Viro os 2 Citadel,
Great Furnance,
Vault of Whispers e activo o
Krark-Clan Ironworks sacrificando uma das Citadel a fim de ter mais 2 manas genéricas para em seguida jogar
Myr Incubator. Activo novamente o Ironworks sacrificando a outra Citadel,
Vault of Whispers e
Chrome Mox a fim de activar a habilidade do
Myr Incubator removendo 33 cartas Artefacto do meu deck e pondo 33 fichas Myr em campo. Termino aqui meu turno.
Turn 5: Compro…bem neste ponto parece que depois não interessa o que vá sair a seguir. Vou atacar com todas as fichas.
Aqui não consegui fazer a combo mais cedo que o 4º Turno.
Acontece.
No entanto já consegui combar ao 3º turno em alguns jogos e digo, é simplesmente fantástico.
Eu mostraria mais situações de mãos iniciais mas chegaria a um ponto que se tornaria repetitivo.
Pessoalmente mudaria o deck a fim de meter
Disciple of the Vault aumentando também o nr de
Vault of Whispers na base de mana.
Para tal retiraria 1
Goblin Charbelcher e 1
Fireball.
Sideboard lógico que seria bastante mudada. Provavelmente claro.
Storm of Dragons
Muito tempo já passou desde que o bloco de
Onslaught era legal em T2.
Sempre foi o meu bloco preferido de todos os tempos, onde a habilidade de
Storm nasceu. Cartas como
Tendils of Agony e
Brain Freeze, deixavam os jogadores a pensar em que decks fazer á volta deles.
Uma carta em particular que saiu também nesse bloco foi
Dragonstorm. Requeria bastante mana mas que tinha a possibilidade de pôr em jogo mais que 2 dragões…
Não havia nessa altura grandes cartas para jogar á volta desta, mas isso não quer dizer que era impossível.
É um facto que seja que jogador for, não fica contente ao jogar
Dragonstorm para trazer apenas 2 dragões.
No entanto havia uma carta em particular que me permitia jogar mais que uma mágica num só turno, a fim de ter bastante mana.
Também permitia o inverso, ou seja jogar algumas mágicas e no final desvirar as nossas lands.
Essa carta é
Early Harvest.
Veremos uma breve lista.
Storm of Dragons (2003)
// Lands
10 [BD]
Forest
4 [7E]
Karplusan Forest
4 [ON]
Wooded Foothills
6 [BD]
Mountain
// Creatures
4 [ON]
Wall of Mulch
4 [7E]
Shivan Dragon
2 [ON]
Rorix Bladewing
4 [LE]
Kilnmouth Dragon
2 [JU]
Anger
// Spells
4 [7E]
Wild Growth
2 [OD]
Rites of Spring
4 [7E]
Rampant Growth
2 [JU]
Krosan Reclamation
4 [7E]
Early Harvest
4 [SC]
Dragonstorm
Tenho a dizer que nunca joguei com esta lista.
Wall of Mulch está a atrasar o adversário e ainda permite comprar uma carta adicional se for necessário.
Anger pode nos permitir ganhar o jogo mais rapidamente se o tivermos no grave, dando
haste aos nossos Dragões. Este pode ir para o grave via
Rites of Springs, no qual ainda ajuda a não ficarmos
mana screw.
Este deck requer um bocado de estratégia com as cartas
Wild Growth,
Rampant Growth e
Early Harvest antes de jogarmos o
Dragonstorm.
O processo é lento, sendo que apenas ao 5º turno me parece ser o turno indicado para o fazer…
Supondo que ao 5º turno e após pormos uma Land na field, teremos cinco lands (incluindo uma que dê
), joguemos
Wild Growth. Após isso jogaríamos mais outro e em seguida
Early Harvest. Das sete manas que teremos disponíveis nesse turno, gastamos cinco até agora mas ainda podemos pôr mais duas manas “no ar”. Quando desvirar-mos as lands (via de
Early Harvest) teremos disponíveis nove manas. (sete em jogo e duas “no ar”).
Até aqui jogamos três mágicas, o que me parece uma boa altura para
Dragonstorm, onde iríamos buscar quatro dragões ao nosso deck para a field.
Se possuirmos ainda
Anger no grave e alguns dragões em nossa mão, poderíamos “sacar” dos nossos
Kilnmouth Dragon, no qual revelávamos alguns dragões para o
Amplify.
Mas ok muita coisa dita e a maioria improvável de acontecer ao mesmo tempo. Mas não impossível. ;p
Como disse nunca testei o deck em si, mas parece-me uma lista interessante e divertida.
Bem acho que vou ficar por aqui. Como podem reparar existe ainda muita coisa útil a usar, incluindo decklists antigas.
Eu pessoalmente gosto de jogar casual com estratégias antigas. Alguns até costumam ainda ser eficazes.
Aconselho ao pessoal que quer jogar casual a verem decklists antigas. Ás vezes dá para tirar uma ideia ou outra, como também de momento, melhorar essa mesma estratégia.
Espero que tenham gostado deste artigo embora não traga nada de novo. Mas sempre serve para relembrar.
Daqui
BMBA
P.S:
--> Qualquer duvida sobre formatos, expressões ou cartas aqui referidas consultem o Moderador
S1NE4T3R ou consultem os seguintes links:
www.magictuga.com/topico.asp?topico=10547
www.magictuga.com/topico.asp?topico=97988