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BMBA
De: Fazendas de Almeirim
5/29/2011 5:44:25 PM
Casual Play - Old Stuff
Boas.

Por vezes fazer um deck casual que tenha hipótese de ganhar nas “mesas de cozinha”, contra nossos colegas não é tão fácil como parece.

Nem todos têm aquele toque mágico de fazer algo diferente e que dê resultado.
Mas então que fazer quando tens um grande grupo que só joga casual?

Simples. Podem começar por pesquisar por decks mais antigos, que por ventura tem uma estratégia engraçada de se jogar.






Neste artigo não irei mostrar nada que seja “novo”, mas sim algo em que podem pegar para jogar apenas para o puro divertimento.













Same Old Story Turns Into a New One



Ironworks Combo



Já lá vai algum tempo desde o Magic Worlds 2004, onde Manuel Bevand consegui o seu 3º Lugar com um deck baseado em artefactos combo deck, que lhe garantiu na altura um record de 6-0 em Standard.
Seu deck era baseado em Krark-Clan Ironworks para rapidamente meter em campoMyr Incubator, que com ele criava trinta ou mais 1/1 criaturas, por vezes mais cedo que ao terceiro turno.

Leram bem. Eu disse trinta criaturas, por vezes mais cedo que ao terceiro turno.

Pessoalmente na altura andava a jogar com um deck bastante semelhante. Passo desde já a mostrar o deck em questão.





World Championship 2004 – Manuel Bevand.deck



// Lands
3 [MR] Tree of Tales
2 [MR] Ancient Den
2 [MR] Vault of Whispers
4 [MR] Seat of the Synod
4 [MR] Great Furnace
4 [DS] Darksteel Citadel

// Spells
4 [FD] Pentad Prism
3 [MR] Thirst for Knowledge
3 [MR] Talisman of Progress
4 [MR] Thoughtcast
3 [FD] Serum Visions
4 [FD] Condescend
4 [FD] Krark-Clan Ironworks
4 [MR] Myr Incubator
3 [MR] Fabricate
4 [MR] Chrome Mox
1 [MR] Goblin Charbelcher
1 [DS] Fireball
3 [MR] Talisman of Dominance

// Sideboard
SB: 4 [8E] Mana Leak
SB: 4 [MR] Seething Song
SB: 4 [DS] Furnace Dragon
SB: 3 [8E] Pyroclasm





O deck é bastante engraçado de se jogar, pessoalmente foi um erro ter-me livrado do meu.
Alem da estratégia de atacarmos nosso oponente com um exército de Myr furiosos e de dentes afiados via Myr Incubator, este deck tem mais duas estratégias para ganhar.



Por vezes temos acesso a informações que nos permite saber que nosso oponente possui “Mass Removal” no seu deck. E como tal fazer as 30 fichas pode resultar em nada visto que não possuem Haste e precisam de mais um turno, turno esse que basta para o nosso oponente se livrar de todas as fichas de uma vez só . No entanto em alguns jogos temos acesso a Fireball.

Com Fireball em nossa mão e Great Furnace na field, podemos virar a Furnace de maneira a termos acesso a mana. Depois basta fazer o que o deck faz melhor, as ditas fichas 1/1 Myr, mas estas terão outra função sem ser o habitual ataque.

Com Krark-Clan Ironworks ainda na field posso sacrificar as fichas para produzir uma quantidade de mana enorme para pagar o custo de X do Fireball (relembrando que temos uma mana ainda á nossa disposição) , para derrotar ali mesmo o nosso oponente.


No entanto ainda temos á nossa disposição Goblin Charbelcher.
Ah que se notar que todas as lands que possuímos neste deck são também Artefactos. Como tal, ao activarmos Myr Incubator poderemos também remove-las de jogo para produzir fichas Myr.



Sem lands no respectivo deck e com Goblin Charbelcher na field, este torna-se mais uma maneira de vencermos nosso oponente, visto que a sua habilidade activada só irá parar após de revelar-mos a ultima carta do nosso deck (visto não possuir lands) e dar uma quantidade de dano igual ás cartas reveladas, visto que depois não temos mais cartas para revelar. Fica para uma próxima. : p











Com este deck imaginemos a seguinte mão inicial:

Chrome Mox
Darksteel Citadel
Great Furnace
Serum Visions
Condescend
Krark-Clan Ironworks
Thoughtcast


Situação teórica de jogo.

Turn 1 (considerando que ganhamos ao rolar do dado): Jogo Darksteel Citadel, Chrome Mox no qual removia Condescend. Jogava Serum Visions no qual comprava Goblin Charbelcher e fazendo o Scry via Thirst for Knowledge e Vault of Whispers, mantendo a ordem das cartas. Acabaria aqui meu turno.

Turn 2: Compro Thirst for Knowledge. Jogo Great Furnace e logo de seguida Thoughtcast comprando Vault of Whispers e Myr Incubator. E acabaria aqui meu turno.

Turn 3: Compro outro Vault of Whispers no qual jogo um deles que possuo na minha mão. De seguida jogo Krark-Clan Ironworks e reparo que ainda não é o momento para fazer o que quero. Termino o turno.

Turn 4: Compro Darksteel Citadel no qual em seguida o jogo. Viro os 2 Citadel, Great Furnance, Vault of Whispers e activo o Krark-Clan Ironworks sacrificando uma das Citadel a fim de ter mais 2 manas genéricas para em seguida jogar Myr Incubator. Activo novamente o Ironworks sacrificando a outra Citadel, Vault of Whispers e Chrome Mox a fim de activar a habilidade do Myr Incubator removendo 33 cartas Artefacto do meu deck e pondo 33 fichas Myr em campo. Termino aqui meu turno.

Turn 5: Compro…bem neste ponto parece que depois não interessa o que vá sair a seguir. Vou atacar com todas as fichas.



Aqui não consegui fazer a combo mais cedo que o 4º Turno.
Acontece.

No entanto já consegui combar ao 3º turno em alguns jogos e digo, é simplesmente fantástico.
Eu mostraria mais situações de mãos iniciais mas chegaria a um ponto que se tornaria repetitivo.

Pessoalmente mudaria o deck a fim de meter Disciple of the Vault aumentando também o nr de Vault of Whispers na base de mana.




Para tal retiraria 1 Goblin Charbelcher e 1 Fireball.
Sideboard lógico que seria bastante mudada. Provavelmente claro.











Storm of Dragons


Muito tempo já passou desde que o bloco de Onslaught era legal em T2.
Sempre foi o meu bloco preferido de todos os tempos, onde a habilidade de Storm nasceu. Cartas como Tendils of Agony e Brain Freeze, deixavam os jogadores a pensar em que decks fazer á volta deles.

Uma carta em particular que saiu também nesse bloco foi Dragonstorm. Requeria bastante mana mas que tinha a possibilidade de pôr em jogo mais que 2 dragões…





Não havia nessa altura grandes cartas para jogar á volta desta, mas isso não quer dizer que era impossível.


É um facto que seja que jogador for, não fica contente ao jogar Dragonstorm para trazer apenas 2 dragões.

No entanto havia uma carta em particular que me permitia jogar mais que uma mágica num só turno, a fim de ter bastante mana.
Também permitia o inverso, ou seja jogar algumas mágicas e no final desvirar as nossas lands.

Essa carta é Early Harvest.

Veremos uma breve lista.





Storm of Dragons (2003)


// Lands
10 [BD] Forest
4 [7E] Karplusan Forest
4 [ON] Wooded Foothills
6 [BD] Mountain

// Creatures
4 [ON] Wall of Mulch
4 [7E] Shivan Dragon
2 [ON] Rorix Bladewing
4 [LE] Kilnmouth Dragon
2 [JU] Anger

// Spells
4 [7E] Wild Growth
2 [OD] Rites of Spring
4 [7E] Rampant Growth
2 [JU] Krosan Reclamation
4 [7E] Early Harvest
4 [SC] Dragonstorm





Tenho a dizer que nunca joguei com esta lista.

Wall of Mulch está a atrasar o adversário e ainda permite comprar uma carta adicional se for necessário. Anger pode nos permitir ganhar o jogo mais rapidamente se o tivermos no grave, dando haste aos nossos Dragões. Este pode ir para o grave via Rites of Springs, no qual ainda ajuda a não ficarmos mana screw.


Este deck requer um bocado de estratégia com as cartas Wild Growth, Rampant Growth e Early Harvest antes de jogarmos o Dragonstorm.

O processo é lento, sendo que apenas ao 5º turno me parece ser o turno indicado para o fazer…



Supondo que ao 5º turno e após pormos uma Land na field, teremos cinco lands (incluindo uma que dê ), joguemos Wild Growth. Após isso jogaríamos mais outro e em seguida Early Harvest. Das sete manas que teremos disponíveis nesse turno, gastamos cinco até agora mas ainda podemos pôr mais duas manas “no ar”. Quando desvirar-mos as lands (via de Early Harvest) teremos disponíveis nove manas. (sete em jogo e duas “no ar”).
Até aqui jogamos três mágicas, o que me parece uma boa altura para Dragonstorm, onde iríamos buscar quatro dragões ao nosso deck para a field.







Se possuirmos ainda Anger no grave e alguns dragões em nossa mão, poderíamos “sacar” dos nossos Kilnmouth Dragon, no qual revelávamos alguns dragões para o Amplify.






Mas ok muita coisa dita e a maioria improvável de acontecer ao mesmo tempo. Mas não impossível. ;p


Como disse nunca testei o deck em si, mas parece-me uma lista interessante e divertida.










Bem acho que vou ficar por aqui. Como podem reparar existe ainda muita coisa útil a usar, incluindo decklists antigas.
Eu pessoalmente gosto de jogar casual com estratégias antigas. Alguns até costumam ainda ser eficazes.

Aconselho ao pessoal que quer jogar casual a verem decklists antigas. Ás vezes dá para tirar uma ideia ou outra, como também de momento, melhorar essa mesma estratégia.



Espero que tenham gostado deste artigo embora não traga nada de novo. Mas sempre serve para relembrar.




Daqui BMBA






P.S:

--> Qualquer duvida sobre formatos, expressões ou cartas aqui referidas consultem o Moderador S1NE4T3R ou consultem os seguintes links:

www.magictuga.com/topico.asp?topico=10547
www.magictuga.com/topico.asp?topico=97988





IMPREZA


De: Lisboa
7/6/2011 2:37:02 AM
Old times
Faz me lembrar bons decks de storm em T2..no bloco de onslaught


Muito bom artigo ! Keep it up the good work

Cookie


De: Lisboa
6/16/2011 2:48:28 AM
re
No proximo mete o Martyr, era um deck de Tier over 9000 mas que mesmo assim de vez em quando obtia resultados bem decentes em T2. Cheguei a conduzir para uma qualificação no nacional (a maior parte dos jogos eram jogos só de um jogo, quando se perdia o primeiro enfim, jogar agressivo com aquilo é muitooooooo difícil ^^ ).

Manel_sk8


De: Samora Correia
6/3/2011 10:36:00 AM
epa
entao e os decks de

Tolarin academy
hatred

esses e que eu gostava de jogar e bastante aquilo era fun mas fun mesmo tipo 1º ganho lol

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
5/30/2011 7:51:50 PM
re
Jantarada? XD

Épa comer é comigo...xD seguido dos devidos shots. xD




WolfKid


Moderador
De: Leiria
5/30/2011 7:49:16 PM
BMBA
tenho que combinar contigo um jantarzito, depois um passeio a apanhar com uma bela tempestade [storm] sobre a cabeça e os ombros, acho que ias gostar. que dizes amigo?

parabens pelo artigo!

marcox


De: sesimbra
5/30/2011 4:16:18 PM
re
Faz bem alguém relembrar tempos passados , hoje em dia as pessoas só sabem que existe Jace TMS e t2

BMBA tu amas storm

Está um belo artigo , agrada-me a forma da construção , ilustras-te bem e composes-te bem.

Força

tibaria


De: Mafra
5/30/2011 2:36:11 PM
good
está um bom artigo sim senhora, tás de parabens

Rasta666


De: Queluz de Baixo
5/30/2011 1:10:21 PM
re
Good artigo pa variar BMBA xD

Outro deck bue bacano que smp curti de jogar e que agora uso em casual e greater good combo. Com os yoseis e os kokushos fica alta pausa xD

So que pa entrar em legacy c aquilo n da mm... Talvez em Modern de uns trocos xDD Assim c uma beca de pimp de cenas mais recentes

Mas para casual e de boss.

Fica bem

milton18


Moderador
De: Aveiro
5/30/2011 12:51:26 PM
r
a lista de dragonstorm nao tem cartas mais recentes do que scourge, nessa altura obviamente nao havia bogardans para ninguem

DRAGONRULER


De: Barcarena
5/30/2011 11:12:24 AM
É sempre agradável
ver um artigo que procure relembrar a vastidão deste jogo. Há de facto imensas listas que marcaram épocas e que presentemente estão esquecidas por não entrarem em t2/extended e não serem broken o suficiente para legacy/vintage.

Gostei bastante do modo como construíste o artigo, bem como dos decks que escolheste (pessoalmente, nunca tinha ouvido falar da existência de um dragonstorm sem azul e sem hellkite xD).

Caso decidas dar seguimento a este tópico, fica aqui a sugestão de fazeres um próximo artigo focado em decks esquecidos por terem levado BAN em cima das cartas-chave. (necropotence, anyone? )




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