"Eu sei que uma criatura tem X/X (P/R) e que quando ataca, se a criatura que o oponente controla tiver menos P/R do que a criatura (ex: criatura que o jogador atacante controla- 4/4; criatura que o jogador defensor controla- 3/3) e bloquear, o jogador defensor ainda perde 1 de vida."
Incorrecto. Uma criatura atacante que seja bloqueada da maneira que exemplificas acima, nao vai designar dano extra ao jogador defensor, a nao ser que possua a habilidade de Trample.
Em relaçao à tua duvida, e explicando isto de uma maneira basica e detalhada, pois reparo que és novo ao jogo, em Magic: The Gathering existem multiplas maneiras de atribuir dano a objectos.
Criaturas, como ja reparaste possuem Poder e Resistencia. A Resistencia (ou Toughness) é o valor que define quanto dano é no minimo necessario para destruir a criatura.
Dano dado a uma criatura, fica «marcado» na mesma. Quando uma criatura possui dano marcado num valor igual ou superior à sua Resistencia, ela é destruida. Isto chama-se "destruiçao por dano letal". Ou seja, a criatura é destruida por ter dano marcado igual ou superior à sua defesa.
Dano pode ser dado de multiplas maneiras. Tens dano de combate, que é dano dado através de criaturas em combate (no valor igual ao Poder da criatura que dá o dano).
E tens dano "genérico" (digamos assim), que é dano dado através de habilidades, mágicas ou efeitos. O Shrapnel Blast, é uma dessas mágicas que atribui dano generico a um objecto.
Criaturas podem tanto levar dano de combate como dano generico. Mesma coisa com jogadores ou planeswalkers. Logo ao resolveres um Blast com uma criatura como alvo, estás simplesmente a dar a essa criatura 5 de dano. Ela ficará com 5 de dano marcado, e se for dano letal, será destruida.
Uma expressao tambem muito conhecida é a expressao "dano directo". Isto é simplesmente dano generico atribuido directamente a jogadores.
Outra regra importante que convem saberes, é que dano marcado em criaturas (que ainda estejam no Battlefield) é limpo pelo jogo sempre no final de cada turno e unicamente nessa altura.
Cumps