"Por exemplo alguém joga Jace, the Mind Sculptor e utiliza a 1ª habilidade se eu em resposta lhe der 2 lightning bolt ele faz na mesma a habilidade?"
Assim que algo resolve da Stack, o Active Player recebe prioridade. Se o teu oponente conjurou normalmente um Jace the Mind Sculptor, entao ele muito provavelmente está numa Main Phase do turno dele.
Se a stack estiver vazia assim que o Jace resolve, ele tem as condiçoes para poder imediatamente activar uma habilidade do seu Jace. Na altura em que recebes prioridade
ja a habilidade está na stack activada, e ja o loyalty counter foi adicionado/removido (dependendo da habilidade, nenhum dos casos se for a 0-costed ability) ao Jace como parte do custo. Mesmo que conjures 2 Bolts em resposta (redireccionando o dano dos Bolts para o Jace quando resolvem), a habilidade activada existe na stack independente da fonte e irá resolver normalmente.
"E só mais uma coisa sei que posso dividir o dano de magicas entre jogador e planeswalkers, o dano de combate também da para dividir?"
Incorrecto. Nao é "dividir"...é redireccionar na totalidade. A regra de noncombat damage sources dita que podes redireccionar o dano na sua totalidade para um Planeswalker que o oponente que inicialmente iria levar o dano controle.
No caso de Combat Damage, ou seja criaturas atacantes...nao há nenhuma regra de redireccionamento. Na Declare Attackers, declaras quais criaturas atacam jogadores defensores, quais atacam Planeswalkers, e é assim que o combate fica definido, nao há interferencia no dano.
Cumps