O teu raciocinio está correcto. Tanto o teu exemplo com o L.Elves, como o exemplo com o A.Elf estao correctos.
A principal diferença entre o LE e o AE, é mesmo o facto de o LE é ser um produtor independente de mana, enquanto que o AE nao é um produtor "per se" e sim um dependente de uma Floresta que possuas. Optimiza o uso da floresta, nao produz mana por ele proprio. Sem uma floresta para trabalhar, o AE é inutil na mesa, enquanto que um LE produz sempre mana desde que esteja no Battlefield.
Isto pode nao parecer uma grande diferença para muitos, mas é de facto uma gigante diferença.
Dependendo muito da tua estrategia, podes querer mais um LE do que um AE. O facto de o AE estar dependente de uma floresta é o que limita a certos decks. Por exemplo decks que nao necessitem tanto de florestas, possuam mais duals ou outro tipo de nonbasic lands que nao tenham subtipos de land basico, e queiram um simples mana accelerant, vêem-se mais inclinados para um produtor independente de mana, como um L.Elves, um Hierarch ou um Birds.
Decks que tenham o nivel de florestas de modo a que um Arbor Elf seja mais eficiente (mono Green decks), ou estrategias baseadas em Lands (como por exemplo auras em lands para aceleraçao de mana), poderao usufruir mais de um Arbor.
No entanto a dependencia de land por parte do Arbor tambem o torna mais fraco quando confrontado com land destruction, o que tambem é um factor a ter em conta. Observa que a habilidade do LE é uma activated mana ability que nao usa a stack (logo nao pode ser respondida), e a habilidade do AE é uma activated ability normal que usa a stack e pode ser respondida.
Cumps
Alterado a 8/20/2010 11:52:41 PM por S1NE4T3R