Nos Nacionais deste ano, pela primeira vez, foi decidido pelos árbitros atribuir um conjunto de prémios a jogadores que se distinguiram ao longo do ano. Aparentemente a iniciativa foi bem recebida e por isso mesmo vai ser mantida.> DANIEL MOURA NÃO PONTUA MAS VAI PASSOU O ANO NO TOPO DO TOP!
Vencedor deste PTQ: Fábio Poeiras ganhou o torneio, faz o seu 2º top8 da época e entra para o Top4. Miguel Cavadas ficou em 2º e entra para 14º lugar.
Top4 mexe: Daniel Moura passou o ano em 1º, lugar que ocupa pelo 3º torneio consecutivo. De igual modo, Virgilio Santos mantém o 2º lugar, o Carlos Braga o 3º e o Pedro Pereira o 4º. O Fábio Poeiras junta os 8 pontos da vitória aos 2 que já tinha e consegue os 10 pontos necessários para atingir o 4º lugar, que reparte com o Pedro Pereira.
Regularidade: Mais um ranking em que não há nada a registar. Virgilio Santos não jogou mas continua o mais regular (4 top8 ) seguido por Daniel Moura (3 top8 ). Para o grupo dos jogadores que têm 2 top8 (e que já são 8 ) entram o Pedro Poeira e o Vasco Bonifácio.
Os novos: Para além do Miguel Cavadas (14º lugar), entram para o ranking o Dinis Maia (22º lugar) e o David Bação, Gonçalo Paneira, Miguel Langan e o Ricardo Filipe, para o 28º.
Curiosidades:
1. O Fábio Poeiras é o primeiro jogador a ganhar um PTQ e a ter outro top8.
2. Continua a não haver nenhum jogador que tenha ganho mais do que um PTQ.
3. Também ainda ninguém fez dois segundos.
4. Só 3 jogadores jogaram por duas vezes em meias-finais. O Daniel Moura, o Pedro Pereira e o Vasco Bonifácio.
5. Ambos os top8 do Vasco Bonifácio foram em Almada.
6. O top8 tem 9 jogadores! O Mário Azevedo e o Nuno Costa repartem o 8º lugar, com os mesmos 9 pontos que conquistaram no PTQ-Austin em Almada e no PTQ San Diego em Lisboa, respectivamente. E se não pontuarem, de certeza que no próximo PTQ saem do ranking.
Cenas dos próximos capítulos: Como o 1º lugar do PTQ que se segue vale 11 pontos, qualquer jogador do ranking pode chegar a 1º. E mesmo com os 6 pontos do 2º, há 17 jogadores que podem chegar ao topo. Já os 4 pontos de uma meia final permitiriam a 10 jogadores passar o Daniel Moura e a 2 igualá-lo.
Ao fim de 7 PTQs temos 43 jogadores pontuados, o que dá uma média de 6 jogadores por torneio.
|