Boas. Como costume, cá adiciono os meus 2 centavos na resoluçao destas duvidas:
Duvida 1:
Aqui temos a duvida classica de Protection vs Shroud em relaçao a Auras. A diferença entre as duas é muito simples. Shroud apenas impede que a permanente seja alvo de magicas ou habilidades, impedindo a Aura de a escolher como alvo legal, na altura em que é jogada, pois Encantar apenas faz target quando jogas a Aura:
502.36.Ruling.1 - This (Shroud) does not destroy any Auras, Equipment, or Fortifications already on the creature.
Protecçao tem um efeito similar, no que impede a criatura de ser alvo de magicas ou habilidades que partilhem a qualidade designada pela Protecçao. No entanto, Protecçao contra uma dada qualidade verifica constantemente (como state based effect) se Auras na criatura protegida possuem essa qualidade. Caso a protecçao abranja uma qualidade que a aura partilhe, a aura é colocada no cemiterio como state based effect.
Mesma coisa com, por exemplo, uma criatura equipada, que ganhe pro-artifacts, embora neste caso o equipamento permanece em jogo, apenas desequipado.
502.7.Ruling.3 - Not being enchantable by enchantments of the given quality means that the appropriate local enchantment (Enchant Creature) cards are put into the graveyard if they are ever on the creature.
So giving a card protection will put any existing local enchantments of that quality into the graveyard. This is a state-based effect.
Na tua situaçao 1, o Pacifism irá ser colocado no cemiterio como state based effect. Pacifism possui a qualidade de ser Branco, qualidade essa que é abrangida, obviamente pela pro-white ability.
Na tua situaçao 2, ambas as auras permanecem na criatura. Shroud providenciado pelo Zephid’s Embrace, nao vai fazer com que as auras sejam colocadas no cemiterio. Auras só declaram target quando sao jogadas.
Adicionalmente, se auras forem explicitamente postas em jogo via efeitos exteriores, nao fazem target.
Duvida 2:
Uma magica ou habilidade que faça target/alvo tem de ter a palavra "target"/"alvo" explicitamente na magica ou habilidade em questao. Habilidades com apenas "each", "all" e similares, nao designam targets, o efeito é global. Estes ultimos surpassam efeitos de Shroud. Com a protecçao depende do efeito. A triggered ability do Soul Snuffers irá colocar counters em criaturas com pro-black, mas uma
Pestilence irá ver o seu dano prevenido na criatura com pro-black (protecçao previne dano de fontes que partilhem a qualidade designada).
G20.3b -
An instant or sorcery is targeted if the text that will be followed when it resolves uses the phrase "target [something]," where the "something" is a phrase that describes an object, player, or zone. (If an activated or triggered ability of an instant or sorcery uses the word target, that ability is targeted, but the spell is not.)
G20.3c -
An activated or triggered ability is targeted if it uses the phrase "target [something]," where the "something" is a phrase that describes an object, player, or zone.
Auras fazem target quando sao jogadas, Equipamentos nao fazem target, mas a sua habilidade de Equip sim.
Duvida 3:
Esta duvida apenas se debruça na ordem em que as magicas e habilidades resolvem da stack. Na primeira situaçao, Congregate irá para a stack em primeiro, seguido do Disenchant. Disenchant resolve primeiro (a stack resolve do mais recente para o mais antigo), destruindo o Sanguine Bond. Na altura em que o Congregate resolve, o Bond já está no cemiterio, impedindo o trigger de disparar.
Na segunda situaçao, em resposta ao Disenchant, quando tens prioridade usas a habilidade activada da Wall of Blood multiplas vezes para perderes vida propositadamente, para fazeres um truque com o Tainted Sigil.
Enquanto tens a prioridade, tens de activar a ability da Wall um numero de vezes igual á quantidade de vida que queres perder. Lembra-te que 1 activaçao da Wall apenas te faz perder 1 de vida como o custo de activaçao. A stack irá colocar por cima do Disenchant, o numero escolhido de activaçoes da Wall, cada um sendo um objecto separado.
Como a perda de vida da habilidade da Wall faz parte do custo da habilidade, nao tens de esperar pela resoluçao das habilidades para usar o Sigil. Podes imediatamente colocar a habilidade activada do Sigil no topo da stack, fazendo com que ganhes vida na sua resoluçao, e fazendo com que o trigger do Sanguine Bond dispare logo após (e fazendo um belo combo por acaso...). O Disenchant irá resolver só após os triggers da Wall resolverem, destruindo o Sanguine Bond. O Congregate resolve logo após, ja sem o "Bond...Sanguine Bond", em jogo. Isto tudo se o oponente ainda estiver vivo após aquele truque do Sigil. Afinal o Bond tem license to kill, nao é verdade?
Cumps
Alterado a 02-08-2009 2:35:12 por S1NE4T3R