No seguimento dos artigos apresentados sobre formatos menos conhecidos de MTG, lembrei-me de fazer uma pesquisa pelos chamados
Fun Formats. Estes formatos, uns mais conhecidos e permitidos em torneios sancionados, outros menos conhecidos e quase exclusivos de torneios on-line, diferem dos restantes pela adição/remoção de regras dadas como certas ou mesmo de expansões ou cartas que de outro modo estariam banidas.
Tal como o nome indica, com a alteração de certas regras tenta-se tornar o jogo mais divertido para os jogadores e, por vezes, a simples proibição de algumas cartas torna o jogo mais competitivo e mais acessível para aqueles que são mais novos no MTG.
Dentro destes formatos temos:
Block Party
Neste formato podemos jogar apenas com um deck composto totalmente por um bloco, à nossa escolha, de uma lista de blocos pré-definidos. Qualquer carta banida em algum bloco está também banida no formato Block Party.
Tribal
Este formato obedece às seguintes regras:
- mínimo de 60 cartas, com um máximo de 4 cópias de cada carta (com excepção dos terrenos básicos);
- não existem sideboards;
- um mínimo de 1/3 das cartas do deck têm de compartilhar um tipo de criatura;
- elfos, fadas e goblins estão banidos deste formato.
Peasant
Os decks têm de ter um mínimo de 60 cartas, com um máximo de 5 cartas incomuns (nos torneios em que o sideboard é permitido estas 5 cartas incomuns podem estar tanto no maindeck como no sideboard). Proibido o uso de cartas raras, bem como cartas promocionais. Cartas banidas ou restritas em formatos Legacy, Vintage e outros torneios sancionados pela DCI são permitidas, com a excepção de:
. Jeweled Bird;
. Timmerian Fiends;
. Bronze Tablet;
. Brain Freeze;
. Bazaar of Baghdad;
. Berserk;
. Candelabra of Tawnos;
. Diamond Valley;
. Juzan Djinn;
. Library of Alexandria;
. Mana Drain;
. Mishra’s Workshop.
Este formato é quase exclusivo de torneios on-line.
Knight’s Magic
Neste formato os decks não podem ter mais de 5 cartas incomuns, podendo de resto apenas ter cartas raras ou terrenos básicos (proibido o uso de cartas comuns, excepção feita aos terrenos básicos), sendo que apenas podem existir 4 cópias de cada carta (excepção fita aos terrenos básicos).
Rainbow Stairwell
Neste formato os decks têm
EXACTAMENTE 58 cartas, sem sideboard. O deck é estruturado de maneira a ter as 5 cores e artefactos. O deck deverá ter 6 cartas de cada cor, bem como 2 de cada dual land original (Tundra, Scrubland, etc). Cada uma dessas 6 cartas tem de ter um custo de mana convertido diferente, que deverá ir do 1 até ao 6. Isso deverá ser repetido para todas as cores e artefactos, perfazendo
EXACTAMENTE um total de 36 mágicas e 22 terrenos. São proibidas as cartas com X no seu custo, cartas que mencionem terrenos não-básico (por exemplo blood moon) e a seguinte lista:
. Carpet of Flowers;
. Survival of the Fittest;
. Wasteland;
. Dust Bowl;
. Ghost Quarter.
5-Color Magic
Os decks têm um nínimo de 250 cartas, com um máximo de 4 cópias de cada (excepto terrenos básicos). Devem ter um mínimo de 20 cartas de cada cor, sendo que cartas multicoloridas/híbridas contam como de todas cores presentes no seu custo. São permitidos mulligans “grátis”, ou seja, mulligans com um draw de 7 cartas no caso de 0 lands, 1 land ou 7 lands. Pode ser também efectuado o mulligan normal (Paris Mulligan), mas, uma vez feito, não se podem fazer nenhuns dos mulligans anteriores, apenas paris mulligans.
Build-Your-Own-Block (BYOB)
A diferença entre este formato e o formato bloco é que não temos forçosamente de utilizar expansões pertencentes ao mesmo bloco. Neste formato seleccionamos 3 expansões, sendo que a primeira será a primeira expansão de determinado bloco, a segunda será a segunda expansão de determinado bloco e a terceira será a terceira expansão de determinado bloco (por exemplo, Ravnica, Planeshift, Future Sight).
Chameleon
Neste formato é apenas permitido o uso de mágicas multicoloridas. Os decks têm 60 cartas, com obrigatoriamente 2 dual lands de cada (Scrubland, Tundra), e lands adicioniais. As seguintes cartas são banidas neste formato:
. Wasteland;
. 1996 World Champion;
. Crystaline Sliver;
. Hibernation Sliver;
. Coalition Victory.
As cartas híbridas
NÃO são permitidas neste formato.
100 Card Highlader/Singleton
Neste formato não são permitidos sideboards, os decks terão de ter 100 cartas EXACTAMENTE, com apenas 1 cópia de cada carta (excepto terrenos básicos). Para além dos mulligans normais, o primeiro mulligan tem uma regra diferente. Neste podemos afastar qualquer numero de cartas da nossa mão inicial, comprar um número idêntico de cartas, e depois baralhar as cartas afastadas de volta no deck. Posteriromente poderemos fazer mulligans normais se necessário.
237 Magic
Neste formato todas as mágicas têm de ter um custo convertido de 2, 3 ou 7. Podem ser usadas cartas com buyback ou flashback desde que o custo convertido original seja de 2, 3 ou 7. No caso de splitcards ambos os lados têm de obedecer a este requisito.
Prismatic
Os decks têm um mínimo de 250 cartas, com um mínimo de 20 cartas de cada cor (cartas multicoloridas/hbridas/splitcards contam como apenas de uma das suas cores, não como de todas). Podemos ter um mulligan grátis (Big Deck Mulligan) no caso de ter na mão inicial 0, 1, 6 ou 7 lands. A carta Battle of Wits encontra-se banida deste formato.
Backdraft
Este formato é semelhante ao draft normal, com a diferença de tentarmos draftar o pior deck possível. Depois de draftado, o deck é passado para o jogador que estiver dois lugares à nossa esquerda. O primeiro jogo é feito contra o jogador que estiver à nossa frente na altura do draft.
Precon War
Neste formato podemos apenas jogar com decks pré-construidos, com excepção dos seguintes decks:
. World Championship Decks;
. Rats Nest;
. Groundbreaker;
. Dominator;
. Nuts and Bolts.
Make-Your-Own-Standard (MYOS)
Neste formato escolhemos um core set, a partir de 5th, e 2 blocos para a construção do deck. Estas expansões não têm de ser consecutivas nem têm de ter alguma relação com o core set. As regras de construção dos decks são as mesmas de, por exemplo, Standard.
Elder Dragon Highlander
Neste formato devemos escolher uma Criatura Lendária, que será o General do deck. Este deck deverá ter exactamente 99 cartas + o General (100 cartas). O custo do General ditará as cores do deck, ou seja, não será permitido que o deck gere mana de cor diferente das cores presentes no custo do General. Qualquer carta que o faça gerará mana incolor. Salvo alguma indicação, EDH é jogado com as cartas que são legais em Vintage, com a excepção de Sharazad, que neste formato é legal. Não é permitido o uso de sideboard e Braids, Cabal Minion é o único General banido. As regras de jogo são as seguintes:
. Se um jogador sofrer 21 pontos de dano de um General, ele perde o jogo. Este é um efeito semelhante ao dos poison counters que não pode ser anulado ou removido.
. Todos os Generais são removidos do jogo antes do seu início (compra da mão inicial).
. Quando um General se encontra removido de jogo ele pode ser jogado, pagando o seu custo de invocação mais 2 manas adicionais por cada uma das vezes que ele foi jogado dessa maneira.
. Se um General fosse colocado no cemitério, o seu dono pode removê-lo (replacement effect).
. Os jogadores começam com 40 pontos de vida.
. No primeiro Paris Mulligan o jogador compra 7 cartas, e a partir daí, menos uma por cada mulligan efectuado.
Kaleidoscope
Neste formato todas as cartas não terreno do deck têm de ser multicoloridas, o que inclui cartas híbridas e splitcards com mais de uma cor. A construção do deck segue as regras gerais e a lista de cartas restritas/banidas do formato Extended, com a adição das seguintes cartas à lista de cartas banidas:
. Glittering Wish;
. Anathmancer.
Como estes, deverão existir muitos mais formatos que não estão aqui mencionados. Desse modo, o objectivo deste artigo será o de cada um comentar um formato que não veja aqui representado, para expor o máximo de formatos possível. Assim, todos os utilizadores ficarão com uma melhor ideia da diversidade que existe ou poderá existir em MTG, e quem sabe ajudar a que, devido a uma maior exposição, se comecem a ver mais destes formatos nos torneios que frequentamos.
Os formatos acima descritos são também frequentemente alvo de modificações pontuais, conforme o local onde são realizados, ou seja, muitas vezes algumas das regras são adaptadas para maior facilidade ou agrado dos jogadores, por isso será normal já terem jogado algum destes formatos e as regras terem sido diferentes.
Numa nota mais pessoal peço desculpa por este artigo enorme e sem imagens, mas não encontrei nenhuma que se aplicasse aqui (e se por acaso usasse as imagens das cartas ficava quase com uma tese)
Abraço