Boas.
Isto é algo dificil de explicar por aqui, mas vou tentar simplificar o maximo que posso de modo a perceberes o basico do conceito.
Magic é um jogo de prioridades entre jogadores, no modo em que spells e habilidades sao jogadas. No jogo de MtG, existe uma zona imaginaria, partilhada por todos os jogadores, chamada de "Stack" ou "Pilha". Esta zona é crucial para o jogo, pois quase tudo o que se joga baseia-se e usa a Stack.
Num exemplo o mais basico possivel, uma magica/habilidade que jogas, nao resolve imediatamente. Jogar uma magica/habilidade é definir alvos caso seja necessario, pagar custos necessarios, e colocar essa magica na Stack.
Exemplo 1:
Tu pagas
, e anuncias que vais jogar um
Festering Goblin. O Festering Goblin entra na stack, e fica á espera de resolver. Só entra em jogo após resoluçao com sucesso. Isto é um exemplo basico do que é usar a Stack.
Assim que a magica/habilidade vai para a Stack, fica á espera de resolver. Enquanto está á espera de resolver, jogadores recebem prioridade (á vez) para responder com instants ou habilidades. Se decidem responder com algo, esse algo irá para a stack, e irá ficar por cima da magica/habilidade mais recentemente adicionada á Stack. Imagina a Stack como uma pilha de cartas onde algo que é adicionado fica no topo da pilha, por cima de tudo o resto que foi adicionado antes.
Exemplo 2:
Tu pagas
, e anuncias que vais jogar um
Shock num
Sygg, River Guide do teu oponente. O Shock entra na stack e fica á espera de resolver. Passas prioridade ao teu oponente, e ele decide que quer responder, pagando 1
e activando a habilidade do Sygg, dando protecçao contra vermelho a este mesmo. A habilidade activada do Sygg vai para a Stack, por cima do teu Shock, e fica á espera de resolver. Assim que tu e o oponente passarem prioridades, nao decidindo adicionar nada á Stack, esta começa a resolver o que tem pendente.
Imaginando a Stack como uma pilha de cartas, a Stack resolve de cima para baixo. Ou seja, a ultima coisa a entrar na stack é a primeira a resolver e por aí fora. Assim que uma coisa resolve da Stack, entra em jogo/efeito, e os jogadores, começando pelo jogador activo, ganham prioridade para adicionar algo novo á Stack.
Exemplo 3: Pegando na situaçao do Exemplo 2, a habilidade do Sygg foi a ultima a entrar na Stack e é a primeira a resolver. O Sygg ganha protecçao contra vermelho, e ambos os jogadores, a começar pelo jogador activo, obtêm prioridade para adicionar uma instant ou uma habilidade á stack. Se alguem adicionar algo á Stack, esse algo irá ficar por cima do Shock (que ainda nao resolveu) e por aí fora. Neste exemplo, ninguem decide adicionar nada. O Shock resolve, tentando dar 2 de dano no Sygg, mas agora que o Sygg tem protecçao...o dano do Shock é prevenido.
E é assim que a stack funciona. No entanto há certos pontos que convem saber:
a. Terrenos nao sao spells (nao usam a Stack), e jogar um terreno é uma acçao especial que nao usa a Stack. No entanto, habilidades desencadeadas/activadas que esses terrenos tenham,
que nao sejam habilidades de mana (ou seja habilidades que produzem apenas mana), usam a stack normalmente.
b. Sorceries, para alem de só poderem ser jogadas no teu turno, só podem ser jogadas quando a Stack está vazia. Logo nao podes jogar uma Sorcery em resposta a algo que esteja na stack. Mesma coisa com Criaturas, Planeswalkers, Artefactos, Encantamentos, etc. Só podes responder a algo que esteja na stack, com Instants, magicas que possam ser jogadas como se fossem Instants (por exemplo: uma criatura com Flash) e habilidades.
c. Coisas explicitamente postas em jogo nao usam a Stack. Exemplo: Tu jogas um
Zombify. O Zombify usa a stack normalmente, mas após resolver, a criatura alvo que ele coloca em jogo, nao usa a Stack. É posta em jogo directamente.
d. Certas magicas e habilidades apenas funcionam com coisas que estejam na Stack. Por exemplo, um
Counterspell apenas pode anular magicas que ainda nao tenham resolvido, ou seja, magicas que estejam na Stack, á espera de resolver.
e. Dano de combate, pelo menos até M10 sair e as regras forem alteradas, tambem usa a stack. Na combat damage step, o dano das criaturas, é designado, e após ser todo designado, entra na stack como um objecto unico. A partir daí jogadores têm prioridade para responder com instants/abilities.
f. Habilidades que usam a stack, vao para a stack como objectos independentes da sua fonte. Exemplo: Tu jogas a habilidade activada de um
Whipcorder. Em resposta alguem decide jogar
Terror no teu Whipcorder. O Terror resolve primeiro, destruindo o teu Whipcorder, mas a habilidade de tap do Whipcorder continuará na Stack e irá resolver normalmente mesmo que o Whipcorder nao esteja em jogo na altura da resoluçao.
No entanto, pequeno aparte, se o alvo da habilidade se tornar ilegal na altura em que esta resolve, ela irá fazer "fizzle" e irá ser anulada automaticamente pelo jogo. Se a habilidade deste exemplo for anulada via outros meios (ex:
Stifle) nao irá chegar á resoluçao, como é obvio.
g. Maior parte das habilidades de certas cartas apenas entram em efeito assim que resolvem. Enquanto na stack, estas habilidades sao ignoradas. Exemplo: Um
Progenitus na Stack, apesar de possuir uma habilidade de "Protecçao contra tudo", pode muito bem ser anulado por um
Remove Soul. A sua habilidade de protecçao apenas entra em efeito quando este resolve e entra em jogo. Na Stack é ignorada.
Isto apenas toca na ponta do Iceberg que é a Stack. Para mais informaçao, consulta o comprehensive rulesbook em
www.crystalkeep.com/magic/rules/summaries/indexes/rule-general-217.php#217.6 e
www.crystalkeep.com/magic/rules/summaries/indexes/rule-general-408.php#408.1.
O site Essential Magic também tem um guia muito bom para aprendizagem do conceito de Stack. Podes encontrar esse guia aqui:
www.essentialmagic.com/Articles/TheStack.asp
Compreendo que estejas um pouco confuso, mas é normal, o conceito de stack é algo que se aprende com o tempo e é um pouco dificil de se explicar. Espero ter ajudado. Mais alguma duvida, nao hesites em perguntar.
Cumps