Boas. Tenho de acrescentar certos pontos nas respostas dadas, para impedir induçao a erro em certas situaçoes de jogo:
1. Nesta aqui nao tenho nada a acrescentar. O que o Midas disse é basicamente o correcto. A cor base de uma carta é definida pelas manas coloridas no seu custo de mana convertido explicito na carta. Logo uma carta que custe 1
será branca, e uma
será preta e azul ao mesmo tempo.
G3.15b - An object’s color is determined by the color(s) of the mana symbols in its mana cost. A hybrid mana symbol is all of its component colors.
Independentemente de a carta ser artefacto ou não, se tiver custo colorido no seu CMC é daquelas cores. Cartas com simbolos hibridos (
, por exemplo) sao de todas as cores representadas nos simbolos em questao. Tambem de relevancia, pagares
para um custo X numa magica X
, nao torna essa magica verde.
Adicionalmente existem magicas ou habilidades que possam mudar as cores de certas cartas, pulando assim a regra acima citada.
2. Aqui há uma notaçao que eu tenho de fazer. Uma criatura que fique (através de magicas, habilidades ou o que quer que seja) com 0 ou inferior de defesa, irá morrer
assim que state based effects sao verificados, ou seja assim que qualquer coisa resolva da stack e um jogador fosse ganhar prioridade.
Porquê relevar isto? Porque se uma criatura ficar momentaneamente com 0 de defesa enquanto uma magica resolve, mas no final da resoluçao dessa magica a criatura voltar a ter defesa superior a 0, ela nao irá morrer na altura em que esteve com 0 de defesa.
420.4 - Unlike triggered abilities, state-based effects pay no attention to what happens during the resolution of a spell or ability.
Example: A player controls a creature with the ability "This creature’s power and toughness are each equal to the number of cards in your hand" and plays a spell whose effect is "Discard your hand, then draw seven cards." The creature will temporarily have toughness 0 in the middle of the spell’s resolution but will be back up to toughness 7 when the spell finishes resolving. Thus the creature will survive when state-based effects are checked. In contrast, an ability that triggers when the player has no cards in hand goes on the stack after the spell resolves, because its trigger event happened during resolution.
Muita atençao nisto.
3. Outra notaçao que tenho de adicionar nesta duvida. Se uma magica diz "Counter target spell." não irá "anular tudo" como previamente dito. Só magicas que usem a stack. Ou seja magicas que sejam jogadas.
213.1 - Every nonland card is a spell while it’s being played (see Rule 409, "Playing Spells and Activated Abilities.") and while it’s on the stack. Once it’s played, a card remains a spell until it resolves, is countered, or otherwise leaves the stack. For more information, see Rule 401, "Spells on the Stack."
Atençao que coisas como Terrenos (que nao sao spells como dita a regra citada acima. Jogar um terreno é uma acçao especial, que nao ocupa a stack) ou cartas que sao "postas em jogo" via algum meio exterior, nao poderao ser anuladas por um Cancel ou Counterspell, por exemplo.
212.6a - Playing a land card is a special action (see Rule 408.2d). To play a land card, the player simply puts it into play. The card doesn’t go on the stack, and is never a spell, so players can’t respond to it with instants or activated abilities.
G16.34a - If an effect instructs a player to put an object into play, that object is not considered "played."
É sempre bom ensinar e explicar estas coisas a novos jogadores.
Cumps