Boas
Regeneraçao é um replacement effect. Tu pagas o custo de Regen assim que tens prioridade (instant speed), e a criatura ganha uma especie de "escudo". No momento em que essa criatura pudesse ser destruida...nao é. O "escudo" de regen substitui o acto de ela ser destruida, limpando-lhe o dano e virando-a, e removendo-a de combate caso ela nele o esteja.
Agora certas coisas em relaçao á regeneraçao:
- Podes colocar um escudo de regen na criatura a qualquer altura que tenhas prioridade. Isto significa que por exemplo, podes pagar um custo de Regen na step de inicio de combate, antes de serem declarados atacantes, que o escudo entra em efeito. Se a criatura nao for destruida entretanto, o escudo dura até ao final do turno.
- O que penso que te está a fazer confusao é a cena toda do dano. Assim que há combate, o Dano que as criaturas dao vao para a stack no combat damage step. Nesta altura, caso queiras regenerar um bicho teu, podes responder ao dano entrar na stack, com essa Regen ability. Quando o dano resolver, é todo dado ao mesmo tempo, a tua dá dano, a do oponente dá dano, e se a tua for destruida, regenera.
- O dano (ou acto de destruir algo) tem de ser executado para que a criatura regenere.
- A Regen ability tem de ser usada ANTES de a criatura ser destruida (antes ou em resposta a dano, efeitos de destruiçao, etc)
- Regen nao é comulativa. Pagares custos de regen 2 vezes ao mesmo tempo nao te vai colocar 2 escudos nela.
- Se, ANTES da combat damage step, a criatura for destruida (via spot removal por exemplo), é virada, removida de combate, e ja nao atribui dano.
- Mesmo que a criatura ja esteja virada, podes usar uma Regen ability. Regen apenas a vira, se ela nao tiver já virada.
- Sac effects, Debuff effects (-x/-x), ou Toughness = 0 effects nao sao aplicaveis a regeneraçao.
- Efeitos Deathtouch sao perigosos. Dano letal com Deathtouch, significa que tens de regenerar 2 vezes, uma em resposta ao dano letal entrar na stack, e uma em resposta ao Deathtouch trigger entrar na stack, assim que o dano é resolvido e dado.
- Efeitos que fizessem trigger com dano dado na criatura regenerada, sao disparados mesmo que a criatura for regenerada, pois o dano é dado.
- Esta é obvia, mas se um spell ou efeito diz que certa criatura nao pode ser regenerada...custo de regen pode ser pago, mas nao obtens o efeito de substituiçao, pois ela nao regenera.
Percebido? mais alguma coisa, nao hesites em perguntar.
EDIT - Deixo aqui um link mais esclarecedor em certas coisas sobre a regeneraçao:
http://www.essentialmagic.com/forums/Thread.asp?ID=411915
Cumps
Alterado a 02-05-2009 17:17:35 por S1NE4T3R