Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Duvidas-->Duvida em modestia Responder
Apenas para utilizadores registados!

Link directo: topico.asp?topico=64117

UtilizadorResposta

businesmagi
De: Faro
3/22/2009 7:22:25 PM
Duvida em modestia
Se eu fizer um noble (modestia) numa criatura que esteja encantada com por exemplo um epic porpotions ele fica a mesma uma 0/1 ou por causa do epic ela ganha +5/+5 e assim nao fica 0/1.

O mesmo tambem se aplica aos counters?
Tópico Locked

aNoi


De: Amadora
3/26/2009 5:13:36 PM
re
Quem não percebeu imagine assim, se for dado um giatn growth numa criatura 0/1 ela fica 3/4, mas se depois for jogado uma nausea ela fica com -1/-1 ou seja 2/3, até aqui é normal, os efeitos são apicados por ordem e sobrepõe-se; o que o humble faz é o mesmo, só que em vez de dar -x/-x torna 0/1.
Isto são mágicas temporárias, a criantura anda a "crescer" e a "diminuir", quando ela é encantada ou equipada é como se fosse vestida que depois fica mais pequena ou grande, ela não deixa de estar vestida por mais pequena ou grande que fique (pode rasgar a roupa, mas não conta para isto )
Espero que esta analogia tosca ajude a simplificar as coisa...

Paz
Alterado a 26-03-2009 17:14:06 por aNoi
Alterado a 26-03-2009 17:14:54 por aNoi

votan


De: Pontinha
3/25/2009 1:53:53 PM
Meti a pata na poça
Confirma-se. Não me dei ao trabalho de ler bem a questão e fiz borrada.
os efeitos do humble e do Giant Growth aplicam-se na mesma layer, ou seja, são aplicados pela order em que são criados.
Bem, na verdade a parte do humble que faz a criatura perder as habilidades é aplicada antes disto tudo, por isso a criatura vai sempre ficar sem habilidades, mas no que toca ao poder e defesa, se o Humble resolver antes do Growth, a criatura fica uma 3/4. Por outro lado, se o growth resolver antes do Humble, a criatura fica uma 0/1.

Desculpem o engano porque não dei a devida atenção á questão, mas agora sim, está correcto.

David Ramos


Staff de cartas
De: Vila Chã
3/25/2009 9:44:18 AM
re
Digamos assim:

os power-ups e power-downs temporarios (+X/+X; -X/-X; +X/-X; -X/+X) alteram o poder base das criaturas temporariamente. Com um giant growth, uma criatura 2/2 passa a ter de base 5/5 até ao final do turno. Isto não é bem assim mas pensa desta maneira e tudo fica mais claro.

u?


De: pois do adeus
3/25/2009 3:05:39 AM
...
a modestia so devia alterar o poder "default" do bixo. Pelo menos na minha maneira de ver.

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
3/24/2009 11:59:54 PM
Re u?
Percebo essa logica, mas honestamente acho que até faz mais sentido o que as regras ditam. Um efeito rapido como um Giant Growth é obviamente inferior a um efeito estatico. Penso que, e isto exageradamente em extremos, basicamente só se define por estas 2 coisas. Um efeito rapido e um estatico. Faz sentido (pelo menos no que me diz respeito) um efeito rapido substituir-se e um estatico perdurar. Mas compreendo a confusão que isto causa a muitos, é uma regra esquesita, mas com uma boa compreensao...começa a fazer sentido.

Cumps

u?


De: pois do adeus
3/24/2009 9:42:29 PM
...
por "logica" os pumps dos giant growths nao deviam ser anulados com a modestia, mas pelo que diz naquele link, parece que sao.

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
3/24/2009 6:30:37 PM
Re Votan
Desculpa mas estás deveras errado Votan. Mas vejo que eu devia ter explicado esta parte melhor. Efeitos como o Giant Growth, entram na cateoria de efeitos +X/+X, -X/-X ou efeitos que definem um P/T.

Cartas como encantamentos, habilidades e equipamentos e todo o tipo de efeitos estaticos, que modificam mas não definem um P/T. A diferença pode não parecer grande, mas existe, e efeitos estaticos têm prioridade em relaçao a efeitos que definem um P/T. Isto recorre novamente aquela ideia de "Hierarquia" que expliquei anteriormente.

A situação aqui é que efeitos como o Humble também caem na mesma categoria que o Giant Growth. Logo substituem-se na tal hierarquia á medida que sao jogados. Logo um Humble, não sendo estatico, substitui o efeito do Giant Growth, que no meu exemplo, já teria resolvido. O Growth também não é estatico. Logo o efeito desaparece e o card fica uma 0/1 através do Humble.

Temos sempre de ter em mente, que dentro desta categoria que define, efeitos que alteram o P/T base têm alguma prioridade sobre efeitos que alteram o P/T ao produzirem bonus/debuff (+N e -N). Logo um Giant Growth numa criatura que foi alvo dum humble, nao elimina o efeito do humble, e o P/T base é considerado 0/1, recebendo o pump do Growth para uma 3/4.

Há uns tempos atrás li um artigo no site da wizards muito bom que explicava todas estas situaçoes, e definia esta mesma hierarquia de que falo, com bons exemplos e metodos para entender esta regra. É uma regra dificil, e é comum muitos colocarem certos spells ou ablities na categoria errada. Deixo aqui o link para justificar e solidificar de uma maneira concisa aquilo que aqui disse e possivelmente clarificar outras duvidas:

http://www.wizards.com/Magic/Magazine/Article.aspx?x=judge/article/20071126a

Se me permitem, passo para aqui rapidamente o exemplo dado que involve um Benalish Cavalry:

1. Temos um Benalish Cavalry (2/2 flanking).

2. Ele recebe um efeito que define P/T através dum Sudden Spoiling. A criatura fica uma 0/2 sem habilidades.

3. Ele é encantado por um efeito estatico que modifica o P/T constantemente através dum Moldervine Cloak. Ele recebe permanentemente +3/+3. Ele é de momento uma 3/5.

4. Este é o mais complicado. Ele recebe um Gather Courage. É um efeito que define o P/T ao adicionar-lhe +2/+2. O P/T base da criatura é 0/2, com +3/+3 da aura, e agora +2/+2 do Courage. Ele é uma 5/7.

5. Ele é alvo da ability do Omnibian. É uma habilidade que define. o P/T base é modificado para 3/3, e o efeito do Courage é substituido. Ele é uma 3/3 que recebe um efeito estatico que modifica em +3/+3 da aura. É um sapo, sem habilidades, 6/6. O facto de ele ficar á mesma sem habilidades é que este efeito em particular do Sudden Spoiling ocupa um outro lugar na hierarquia.

Espero ter-me feito compreender. Cumps

votan


De: Pontinha
3/24/2009 12:51:31 PM
Giant Growth
Na verdade, com o Giant Growth acontece a mesma coisa. A criatura, nesse caso, fica uma 3/4.
A regra define que primeiro aplicas efeitos que fixam o poder e a defesa (efeitos q dizem: "A criatura é uma X/X") e só depois aplicas efeitos que alteram esse poder e defesa (efeitos que dizem:"a criatura alvo ganha +X/+X ou -X/-X).

Percebido?

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
3/22/2009 8:24:16 PM
Re
Boas.

A carta que deves estar a falar é a Humble. Spells como o Humble, alteram apenas o P/T base duma dada criatura. Certas fontes extra que atribuem bonus a esses P/T estão "acima" do P/T base. Pode ser um pouco confuso ao inicio, mas considera isto como uma especie de hierarquia. P/T base no fundo da "piramide" por assim dizer, e efeitos como auras, equipamentos, e encantamentos por cima.

Exemplos:
Imagina que tens uma 1/1 com um counter +1/+1. Se jogares um Wings of Velis Vel nela, o P/T base torna-se 4/4, mas o efeito do counter perdura, pois é uma fonte externa ao P/T base, fazendo a criatura uma 5/5. Mesma coisa com Auras ou Equipamentos.

Agora imagina que tens uma 2/2 sem counters nenhuns. Se lhe jogares um Giant Growth em cima, dás-lhe +3/+3, tornando-a uma 5/5. Se após o Growth resolver, alguem lhe jogar um Humble, ela fica uma 0/1. O bonus neste caso é perdido.

Espero que tenha ajudado
Cumps
Responder

[1]