COMO CONSTRUIR BOAS BASES DE MANA?
Um dos grandes aspectos para ser bem sucedido no Magic é a base de mana. Por muito que vocês não acreditem a mana é muito importante, sem terrenos nós não poderemos jogar spells ponto. Ora sem jogar spells como ganhamos o jogo? Por isso é que neste artigo vou tentar ajudar toda a gente a construir boas bases de mana. Antes de tudo não fui eu que "inventei" isto; são conhecimentos que nos são transmitidos ao longo do nosso tempo como jogadores.
Tentem sempre se guiar por estes parâmetros:
Identificar as cor(es) principais - máximo de 25% de terrnos que não produzam essa cor. Na práctica envolve 6 terrenos dos 24 que terão no deck. Digo 24 de uma maneira geral e todos os meus números daqui para a frente tem esse numero como "standard"
Joguem com terrenos tribais/Reflecting Pool - É uma boa maneira de potenciar o vosso deck ao máximo ex: (se estão a jogar de elvos mono green ter uma floresta ou um Gilt-Leaf Palace acaba por ser o mesmo e poderá dar-vos um splash preto. Para terrenos tribais (um terreno onde terão 7-12 cartas para revelar), conta-os como 1/2 de um CIPT (come into play tapped) land.
Terrenos de filtragem (Terramorphic Expanse ou qualquer Panorama) - Não mais que 30% num máximo de 7 terrenos. Tenham a certeza que usam estes terrenos com o máximo cuidado para terem uma base de mana productiva.
Painlands - Quanto mais quereres proteger a tua vida menos destes quererás usar. Se estão a usar um deck aggro têm vantagem em relação aos outros aggros por isso podem usar muitas mais ( Zoo com as suas multiplas duals por ex.) . Se estão a jogar de control usem muito poucas ou nenhumas a não ser que tenham bastantes cartas de life-gain.
CIPT lands - Basicamente vocês querem cerca de 16 terrenos que não venham virados para jogo. A partir daí vejam o que podem cortar ou não, tendo em conta a estratégia do deck.
Manlands - Tantas quanto possíveis. 4 Mutavault é OBRIGATÓRIO num deck que use um qualquer lord. Se querem proteger a base de mana colorida, hmmm.. joguem com outro deck.
Após isto tudo vejam se os vossos terrenos ajudam a usar os spells que têm. Isto vêm a propósito da nova edição de Shards of Alara com os seus Charms e os Ultimatum ou talvez Demigod. Basicamente vocês não quereraão 2-3 cópias de um terreno que não ajude a jogar uma spell no deck. Na prática significa que num deck com Demigod vocês só quererão usar 2 Mutavault e isto se este ajudar a jogar o resto das spells do deck.
Espero que este artigo vos ajude a descobrir novos e divertidos decks
Fiquem bem
Alterado a 06-12-2008 0:28:44 por egg_power