Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->[Economia do Magic] Loja de Magic - vale a pena? Responder
Apenas para utilizadores registados!

Link directo: topico.asp?topico=58539

UtilizadorResposta

kasas

De: Odivelas
11/19/2008 3:49:58 PM
[Economia do Magic] Loja de Magic - vale a pena?
Olá Pessoal!

Decidi escrever este artigo após o pedido do Pedro Carvalho – aka egg_power – sobre a economia do MTG em Portugal. Este é um momento raro em que não vão ler nada a meu respeito que directamente, faça propaganda à Gargula!
Mas isto de falar da economia do MTG, tal como me foi apresentado, é muito vago e até soa a ridiculo. Achei que talvez fosse aconselhável renomear a coisa, afim de se perceber sobre o que eu vou falar: Magic the Gathering – uma loja, é viável?
Esta é uma pergunta a qual me fazem todos, quer aquelas pessoas que jogam, quer as pessoas que nem sabem o que é o MTG e os seus jogos similares.


Bom, como em qualquer negócio, existem diversas variáveis que permitem o sucesso do mesmo. Destaco estas quatro que considero mais importantes:

1º Produto
2º Oferta / Procura
3º Capital
4º Know-how

Todos eles são importantissimos e vitais. Por isso, antes de se porem a pensar em abrir uma loja de MTG na vossa zona, avaliem se tem boas condições nestas variaveis.

1ª Variável Produto

Em Portugal temos como fornecedores pelas vias normais, duas empresas: A Devir e a Divercentro e depois temos através da Web, diversas lojas e agentes espalhados pelo Mundo que nos podem conseguir o material a preços mais reduzidos. A questão aqui é que os jogadores podem comprar material, mas se o fazem é, na maioria dos casos para jogar torneios sancionados. E se voces sancionam, tem que comprar pelas vias normais (Devir), pois senão, mais tarde ou mais cedo terão problemas em continuar a ser organizadores. O produto comprado à Devir não torna o jogo rentável, o que a meu ver constitui o principal problema nesta variável.

2ª Variável Oferta / Procura

Este é um item muito complexo, pois do lado da oferta, muitas vezes não há dificuldades, porque as lojas deste país, raramente competem umas com as outras. Talvez o caso de Lisboa seja excepção, mas na verdade, nem aí, se pode dizer que se trata de uma concorrência feroz. Apenas existe ao problema da concorrencia desleal entre a distribuidora e suas lojas, mas esse é um assunto tão complexo que prefiro não abordar em detalhe.
Do lado da Procura residem grandes ilusões. Muitas vezes montam-se lojas em certas localidades porque existem grupos de jogadores aí. Mas, o cliente tipo é jovem, a volatilidade deste é muito grande e um grande cliente tipo príncipe, de um momento para o outro, vira um sapo e deixa de jogar arrastando consigo inumeras pessoas.
Cabe por isso à loja fazer a prospecção de jogadores, acções de divulgação e não ficar de porta aberta, à espera que os clientes apareçam. Há que criar os grupos, há que ir atras deles. Este talvez seja o grande desafio de uma loja que se dedique a jogos como o MTG.


3ª Variável Capital

Pois é, sem dinheiro não se faz nada. Há que investir e forte. A esmagadora maioria das lojas que abrem e fecham pouco tempo depois, é motivada pela escassez de capital. O MTG tem um retorno muito lento, o que por si só o torna desde já muito pouco apetecível. Mas há que saber aguardar pelos resultados. Nunca se deve traçar objectivos muito ambiciosos. Os torneios são a galinha dos ovos de ouro para as lojas, e os torneios só tem uma boa afluência, depois da clientela estar fidelizada. E isso, pode demorar muito tempo. Há que ter noção disso.

4ª Variável Know-how

Há que conhecer o que se vende, e principalmente, como se vende. Ter um negócio implica muitas responsabilidades e muitos desafios. Considero que a maioria das pessoas, por mais inteligência que possa ter, não está habilitada a tomar em mãos uma empresa, seja de que ramo for. No MTG, pior ainda. É uma gama de produtos muito especificos e requer conhecimento profundo sobre eles. Não se pode estar a organizar torneios sem saber as regras ou vender cartas sem saber o que elas fazem.
A pergunta que fica, haverá jogadores capazes de serem bom gestores?

Conclusão:

Ter um negócio hoje em dia que viva só do MTG não é muito boa ideia. Pelo menos, como loja aberta. O acesso ao produto e ao sancionamento de provas é muito condicionado.
Fora desse modelo têm proliferado sites de vendas de singles, mas até aí, acho que já foi chão que deu uvas. Esses sites lutam agora para não desaparecer, pois são muitos e concorrem à escala global. A dança dos câmbios pode ser mortífera para donos de sites com menos recursos.


Quando me propus a ser dono da Gargula, reconheço que fui ingénuo, e se soubesse desta realidade, provavelmente não me teria metido nela. Mas já que cá estou, lutarei até ao fim para que resulte. Quem corre por gosto não cansa. Mas tenho de avisar o pessoal que não é nada fácil.

Face a isto, se estás a pensar em abrir uma loja que viva essencialmente do MTG deixo três conselhos.

1º Não o faças.
2º Segue os conselhos que te dão...
3º Se tens mesmo que o fazer, pensa muito bem...

Este artigo exprime apenas o meu conhecimento sobre a realidade em ser dono de uma Loja que vende essencialmente MTG. Acredito que algumas coisas aqui possam ser alvo de críticas, mas não sou tão pretensioso afim de me julgar dono de alguma verdade absoluta!

Cumprimentos a todos
Rui Casas Novas


Alterado a 19-11-2008 15:58:23 por egg_power

optimist


De: HORTA
9/2/2014 6:44:23 PM
rE
boas a todos, querem q o pessoal adira a torneios comecem por criar low budget pauper é o formato indicado para além de ser para todas as carteiras é divertido ver o pessoal a construir o deck a seu gosto.
ps: quanto a prémios em pre-release já estive num em braga em que fiz split 1º e 2º e deu 1 caixa de boosters para dividir ou seja 18boosters a cada, isso sim já influencia o pessoal a arriscar e pagar a inscrição visto o potencial prémio ser bastante bom em relação ao gasto da entrada no torneio.

MephistoPT

De: Guimarães
12/21/2008 8:06:29 PM
O estado do magic na actualidade!
Boas,

Normalmente não sou uma pessoa que escrevo muito no forum, ando mais pela zona de trocas e de vez em quando venho dar uma olhadela ao resto, mas quando li este artigo tive de comenta-lo.

Antes de fazer o dito comentário tenho a dizer que tenho 22 anos e recomecei a jogar magic há relativamente pouco tempo (desde Junho), jogava magic na altura em que a maioria do pessoal jogava e em que o magic era um fenómeno (altura de 5a Edição e bloco Tempest, etc).

Tenho a dizer que mal recomecei a jogar e o pessoal meu amigo me viu com cartas reparei que alguns amigos meus da universidade também tinham jogado magic e lentamente estes também têm voltado a jogar, inlusivé outros amigos meus que não conheciam o jogo, ao verem-nos a jogar quiseram aprender e já somos alguns lá na escola a jogar.

O que quero dizer com isto é que há montes de potenciais jogadores por aí e a forma mais fácil de os captar é falar sobre o jogo ao pessoal que conhecem!
Toda a gente gosta de um bom hobby!
E se uma pessoa se interessar pelo jogo, fala c os amigos e entre eles mais alguem se ha-de interessar e forma-se assim uma rede de pessoas que jogam magic regularmente.

Eu acho que as grandes apostas das lojas será em divulgar os próprios jogos, eu lembro-me que quando eu era pequeno e comecei a jogar o dono da loja (de jogos de video na altura) me disse: "eh pah chegou um novo jogo e nao sei quê e tens de experimentar,etc" e pronto fui jogando e aprendendo e gostando do jogo...

Na altura deixei de jogar por falta de capital o que me leva à segunda parte do comentário que queria fazer...

O estado do magic na actualidade não favorece a vinda de novos jogadores para o jogo, isto porque para além de ser um jogo caro, os jogadores que jogam os torneios regulares, normalmente são jogadores com baralhos competitivos e uma pessoa por muito que se esforce se não tiver capital para construir um desses baralhos é muito complicado ganhar-lhes.

Agora imaginem uma cena destas
Torneios FNM (pode ser só de 8 pessoas)
Metagame Breakdown:
3 Faeries
3 Kithkin
1 Cruel Control
1 Random

Ora, se isto se vai repetindo e o rapaz do random vai perdendo e sendo humilhado pelo pessoal há mais tempo no magic das duas uma, ou vai investir muito pa ter um baralho competitivo ou simplesmente vai desistir do jogo!

Ou seja, eu acho que o que realmente se quer é chamar os "grupos de pessoas" e não uma ou outra pois facilmente estes se cansam e desistem de aparecer.

Para finalizar queria também falar dos prémios dos torneios cá em Portugal que são miseráveis quando comparados com os torneios lá fora e que não contribuem em nada para que os torneios tenham mais afluência!
Seja porque razão for, mas uma pessoa passar uma tarde ou noite toda a jogar magic para no fim receber 2/3 boosters se ganhar, não é uma grande recompensa, quando leio reports de FNM’s por aí fora em que o segundo lugar recebe 16 boosters etc...

Bem peço desculpa se me alonguei e se o discurso nem sempre é muito coerente mas fui escrevendo à medida que me lembrava das coisas e se calhar ficou um pouco atrapalhado!

Um grande cumprimento a todos...


David Kido

De: Castanheira
12/3/2008 3:31:16 AM
Boas
Quero começar por te dar os parabéns pelo teu trabalho, não tenho uma loja de magic mas sei o que custa manter um negocio aberto nos dias que correm.

Em segundo quero dizer que gostei muito do teu artigo muito bem redigido e bem explicito.

Para ser sincero já me passou passou pela cabeça organizar torneios aqui na minha zona, mas sempre tive algum receio em me meter muito nisso e depois acabar por não ser rentável, afinal não sou de Lisboa e como tal os acessos não são assim tão bons, ou tão acessíveis para trazer jogadores de "fora".
Depois para me meter nisso não me podia meter sozinho pois actualmente não tenho o tempo suficiente para organizar esse tipo de torneios.

Tenho feito uns draft’s aqui na zona mas não sancionados e pouco mais...


Continuação do bom trabalho que tens desenvolvido na Gargula e bons negócios...

elmeck


De: Fação
12/1/2008 12:45:22 AM
Boas

1º de tudo muito bom artigo

2º A verdade é que quando se começa 1 negócio, é sabido k vamos ter de lutar pra arranjar clientela e acima de tudo conquistar a sua regularidade, sendo os 2 passos bastante importantes, e sem isto o negócio nao avança...

3º Eu nao sei claramente o custo de 1 torneio cá em portugal (ou seja, a quanto vos fica os premios desse torneio), apenas tenho 1 ideia, mas olho pra alguns torneios fora do pais e vejo alguns com prémios muito acima do k se ve hj em portugal, e são lojas que os organizam...e como é sabido, quanto mais aliciante for o prémio, maior vai ser o impacto e abordagem da comunidade de mtg...dito isto, bons prémios + jogadores, mais movimento e acima de tudo mais reconhecimento da loja no mtg...

Dito isto, 1 loja com 1 bom espaço pra organizar bons torneios, claro está com acesso a bons preços, e com facilidade de acesso e situado num sitio onde exista jogadores de todas as idades, a meu ver tem tudo pra triunfar...

Por exemplo a respeito do trabalho k tens feito na gargula, eu tenho gostado bastante das ligas mas infelizmente a deslocação faz com k perca a vontade de ir ai jogar, e ate nem estou muito longe de odivelas, ou seja nao me compensa jogar 1 torneio apenas...certamente existirá mais jogadores com o mm caso... ou seja as ligas são boas pra arranjar 1 clientela regular, sendo k de vez em quando se devam fazer torneios diferentes e nao continuados como as ligas, estas chamam sempre mais alguns jogadores de fora e como é óbvio, a clientela regular... e claro ah sempre akeles torneios em k se dá bastante prémios, como se de 1 promoção se tratasse, e pra tal tem k se apertar com os fornecedores, de maneira a chegarem a 1 acordo bom pros 2

Posto isto tenho a dizer que nao dissest mentira nenhuma e o artigo está muito bom e explicito

abraços

surf


De: Benfica
11/24/2008 9:51:56 PM
Re
O artigo está muito bacano mas acho que nesta altura nenhum tipo de loja se deve abrir...
Alterado a 24-11-2008 21:52:56 por surf

Miraklum


De: Alpiarça
11/24/2008 6:13:07 PM
Re
Bom artigo. Eu já tinha uma pequena noção que não havia de ser fácil, agora fiquei com essa impressão ainda mais vincada. Boa sorte em tudo.


Cumprimentos

_Destroyer_


De: Anadia
11/21/2008 9:11:01 AM
RE
Mto Bem kasas, vê-se k andaste no iseg a fazer alguma coisa!! =) o artigo esta bacano e realmente acredito k n seja fácil como ja falamos algumas vezes, mas sempre k poder la estarei na gargula pra matar o vicio!!

u?


De: pois do adeus
11/20/2008 7:22:23 PM
...
é so para dizer que li.
imagino que seja dificil.

Diablo49

De: Mira
11/20/2008 2:08:53 PM
oi
tenho pena que assim seja...
mas espero que o magic seja mais publicitado, e isso vem maioritariamente das lojas...

bom artigo

fika

Responder

[1]