Boas,
Neste artigo vou falar basicamente de elfos de Lorwyn a Eventide tendo também uma breve referencia a uns outros importantes de edições básicas ou edições anteriores, no entanto sempre dentro do formato de t2.
Espero que gostem!
Elfos são uma tribal com caracteristicas aggro, que se entreajudam, sendo o tipo de criatura a base da sua sinergia. É por essa caracteristica que cartas como
Damnation e
Wrath of God são extremamente importantes contra esse tipo de decks, especialmente os aggro.
Começando pelas edições básicas temos
Elvish Champion, o rei dos Elfos faz dele uma mais valia para esta tribal, mas não uma carta obrigatória, tendo sempre a desvantagem do nosso oponente poder também usar elfos o que pode acabar por o ajudar. Depois vem
Llanowar Elves um dos melhores elfos para acelerar o jogo e opcionalmente
Civic Wayfinder para ir buscar o terreno que eventualmente nos possa faltar.
Certos decks também contam com a presença
Essence Warden de Planar Chaos que quando agarra o jogo cedo, vai nos dando uma vantagem em termos de pontos de vida sobre o oponente.
Vamos passar para as planícies verdejantes de Lorwyn. Esta edição veio reforçar ainda mais os Elfos sempre com as características de terem baixo custo de mana e de se complementarem uns aos outros. Lorwyn têm uma combinação G/B com os Elfos o que faz deles uma tribo mais auto-suficiente. Mas é sempre possível formar monogreen em Elfos a partir do Bloco Lorwyn mas não chega a ser tão competitivo em t2.
Neste tipo de G/B é comum a utilização do
Thoughtsize, importante para tirar uma carta ao adversário à qual o deck é vulneravel sem que o oponente tenha hipótese de responder. Depois há destruição sendo comum ser feita através de
Shriekmaw,
Nameless Inversion (bastante usado, não só em elfos ) podendo-se revelar crucial em certos jogos que nos permite apanhar de surpresa uma criatura chata do adversário. E claro, o privativo para Elfos,
Eyeblight’s Ending. Também vem sempre em boa hora o
Profane Command, bastante utilizado não só nesta tribal como em muitas outras dentro do formato de t2. E ainda temos
Nath of the Gilt-Leaf, excelente para diminuir o reservatório(aka mão) do adversário, pois reparem que ele é obrigado a descartar uma carta
aleatoriamente. Grande parte opta por usa-lo de sideboard, mas bem aplicado no main deck acaba por fazer a diferença.
Lorwyn ainda nos trouxe
Imperious Perfect: importante base de jogo, veio trazer mais estabilidade estando sempre a produzir fichas e aí vê-se a importância da presença de cartas como
Bramblewood Paragon e isto porque a intenção será por o mais possível de fichas em jogo, e fazer daquelas simples criaturas um perigo constante para o adversário até mesmo com a ajuda de um
Obsidian Battle-Axe para ainda dar mais velocidade ao jogo.
Wren´s Run Vanquisher com o seu custo de mana baixo e o custo adicional muito fácil de executar vem trazer alguma segurança ao nosso exército, visto que o toque mortífero é sempre um perigo para as criaturas do adversário. A vulnerabilidade dos elfos contras as criaturas com voar diminui com a presença de
Jagged-Scar Archers ou também se pode optar por
Thornweald Archer, mais uma vez o Deathtouch pode acabar por se revelar importante. Por falar em Deathtouch,
Wren´s Run Packmaster apesar do custo não ser dos mais baixos a sua habilidade activada coloca excelentes fichas em jogo e ainda tem uma pequena, mas importante, sinergia com
Wolf-Skull Shaman, uma boa carta de baixo custo de mana, permite-nos formar um bom arsenal de lobos, o que dá ainda mais estabilidade ao jogo e aumenta a vantagem sobre o campo.
Claramente que um deck de elfos tem que contar com a presença de
Garruk Wildspeaker. As suas habilidades activadas tanto podem acelerar mais o jogo como reforçar o nosso exército e a sua ultima e melhor habilidade de finisher, absolutamente destrutiva que com o trample acaba por esmagar o adversário. Importante também de referir
Chamaleon Colossus: não é vulnerável a cartas como
Shriekmaw,
Unmake entre outras, o facto de ser shapeshifter acaba por ajudar pois é sempre afectado pelas habilidades dos elfos e a sua habilidade activada acaba por ser ainda mais poderosa.
Cloudthresher é outra criatura a ter em conta: a sua habilidade desencadeada é excelente contra fadas, o flash é um elemento surpresa do nosso lado e caso não possamos pagar o seu custo total temos sempre o evoke, e aí nem o shroud da
Scion of Oona lhes vale.
Para aumentar o nosso número de elfos existe
Elvish Promenade, que jogado já numa fase mais desenvolvida por ser o ponto de ruptura para o nosso adversário em que as criaturas já são de uma dimensão tal em que um ataque massivo pode acabar com o jogo. O problema são as eventuais
Wrath of God e
Damnation que acaba sempre por nos fazer voltar à estaca 0 e devido à incapacidade de comprar cards extra, a recuperação acaba por ser mais lenta e o nosso adversário pode aí começar a ganhar vantagem.
Vamos passar para os terrenos. Obviamente que para um deck de tribal a primeira coisa que vem a cabeça é o
Mutavault claro. Versátil, joga em qualquer tribal o seu poder pode ser amplificado com as static abilites tudo isto por uma mana incolor. Muito comum neste tipo de decks e também importante é
Treetop Village, 2 manas por uma 3/3 com atropelar sem duvida uma carta a ter em conta no main deck. Para proteger as nossas criaturas mais vulneráveis ao princípio do jogo como
Llanowar Elves ou mesmo
Boreal Druid temos
Pendelhaven, nada como isto para contrariar cartas como
Shock ou
Tarfire. E claro existem sempre as duals para os G/B neste caso em Lorwyn editaram
Gilt-Leaf Palace, tendo também
Llanowar Wastes de 10ª para ajudar.
O problema de alguns aggro elves é que são muito vulneráveis ao control. Conseguimos iniciar o jogo mas depois não lhe conseguimos dar estrutura porque cartas como
Rune Snag,
Remove Soul e
Cryptic Command acabam sempre por nos indeferir nas jogadas mais importantes. A solução para esse problema passa pelo
Vexing Shusher. Quando às
Wrath of God e
Damnation a escapatória é o
Gaddock Teeg, mas a sua presença acaba por ser dificil em G/B.
Depois desta introdução ao bloco Lorwyn em Elves, vamos passar para Shadowmoor. A sinergia dos decks de Shadowmoor é mais dada à cor do que propriamente ao tipo de criatura.
Esta edição trouxe uma combinação G/W aos Elfos através dos conhecidos Lieges e cheio de criaturas em que o persistir é uma habilidade característica que nos permite ter sempre um ponto de vantagem contra
Damnation e
Wrath of God podendo ser mesmo jogadas a nosso favor.
Em primeiro está
Wilt-Leaf Liege, um motor de jogo para este tipo de decks em que a maioria das criaturas são híbridas, e ainda com a sua habilidade anti-discarte, os
Thoughtsize não vão ser problema. E obviamente também contamos com a presença do
Kitchen Finks: faz-nos ganhar vida, tudo o que seja criatura com resistência de 3 contra ele é destruído e se ele morre, volta e ainda ganhamos mais vida e isto quando não é influenciado pelo Liege sem duvida uma excelente carta, para ter em consideração.
Wit-Leaf Cavaliers e
Safehold Elite cartas com baixo custo de mana que nos permite estabelecer o jogo rapidamente e enfraquecer o adversario o mais rapidamente possível tendo o Elite a vantagem do persistir contra qualquer eventualidade.
Devoted Druid, também uma boa comum que nos permite ter uma boa vantagem em termos de mana, possivelmente 5 manas ao terceiro turno.
Shield of Oversoul, uma excelente opção para os G/W em que acabamos por pagar pouco para fazer duma criatura razoável uma excelente criatura, não infalível mas num deck em que a maioria das cartas são híbridas acaba por ser uma mais valia.
O único elfo que preserva a característica das suas habilidades depender do número de elfos em jogo é o
Rhys the Redeemed. Apesar de não ser muito utilizado é capaz de ser o elfo que eu mais gosto nesta edição porque o problema deste tipo de decks é que muitas vezes os outros aggro elves são mais auto-suficientes são capazes de produzir mais e mais por isso a associação de alguns elfos Shadowmoor, com outros de Lorwyn acaba por ser uma boa hipótese trazendo-nos um deck mais estável.
Agora em Eventide, que não nos trouxe muitos elfos mas tem um ou outro a que vale a pena fazer referência.
Nettle Sentinel uma 2/2 por uma mana, em que o seu efeito de não desvirar acaba sempre por ser facilmente contrariado sendo uma opção viavel em elfos. Depois vem
Talara’s Battalion que pode ser jogada ao segundo turno através de
Llanowar Elves, por exemplo, e uma 4/3 com atropelar ao segundo turno é muito bom. Depois ao terceiro turno com elfos que a venham reforçar acaba por imprimir uma excelente velocidade ao jogo. Mas mesmo que não seja possível baixa-la ao segundo turno acaba por ser sempre uma carta muito eficiente.
E aqui ficam três decklists com várias das cartas referidas ao longo do artigo, um B/G, e dois G/W, um deles tendo uma junção Lorwyn-Shadowmoor.
B/G Elves by Kok Kim Yin
Criaturas
1
Boreal Druid
4
Bramblewood Paragon
2
Chameleon Colossus
4
Civic Wayfinder
4
Imperious Perfect
4
Llanowar Elves
4
Wren’s Run Vanquisher
Outras mágicas
2
Slaughter Pact
2
Terror
2
Profane Command
4
Thoughtseize
3
Garruk Wildspeaker
Terrenos
4
Forest
3
Swamp
4
Llanowar Wastes
4
Gilt-Leaf Palace
4
Mutavault
4
Treetop Village
Sideboard
4
Cloudthresher
2
Shriekmaw
2
Extirpate
2
Mind Shatter
3
Krosan Grip
2
Soul Reap
G/W Elves by Paul John Natividad
Criaturas
2
Chameleon Colossus
3
Gaddock Teeg
4
Imperious Perfect
3
Kitchen Finks
4
Llanowar Elves
2
Saffi Eriksdotter
3
Wilt-Leaf Cavaliers
3
Wilt-Leaf Liege
4
Wren’s Run Vanquisher
Outras mágicas
3
Mana Tithe
3
Oblivion Ring
3
Shield of Oversoul
Terrenos
4
Brushland
6
Forest
4
Plains
3
Horizon Canopy
1
Pendelhaven
3
Treetop Village
2
Wooded Bastion
Sideboard
3
Burrenton Forge-Tender
4
Cloudthresher
3
Faerie Macabre
1
Kitchen Finks
2
Wispmare
2
Overrun
G/W Aggro by Henk Stevens
Criaturas
4
Cloudthresher
2
Elvish Hexhunter
4
Gaddock Teeg
4
Kitchen Finks
4
Safehold Elite
4
Wilt-Leaf Cavaliers
4
Wilt-Leaf Liege
Outras mágicas
4
Shield of the Oversoul
3
Oblivion Ring
3
Barkshell Blessing
Terrenos
8
Forest
8
Plains
4
Mosswort Bridge
4
Wooded Bastion
Sideboard
3
Burrenton Forge-Tender
2
Oversoul of Dusk
2
Elvish Hexhunter
3
Vexing Shusher
2
Wrath of God
2
Primal Command
1
Oblivion Ring
Fonte: www.deckcheck.net
Nestas decklists apresentadas, sugerem-nos formas diferentes de jogar com Elfos, sendo o primeiro deck o que tem uma base preta que vem trazer segurança ao deck através de cartas como
Slaughter Pact,
Thoughtsize ,
Terror e com criaturas capazes de criar um jogo estável não sendo tão vulnerável ao control.
O segundo deck que veio a combinar Lorwyn com Shadowmoor traz-nos um jogo rápido e muito mais estável com o Gaddock a dar mais control à coisa e com ajuda de uns
Oblivion Ring para o removal.
O ultimo deck é o mais rapido, de novo o Gaddock para dar um pouco de control e
Wrath of God que vem sempre ajudar e aí que o persistir em algumas criaturas acaba por ser uma vantagem e ainda para mais com o
Shield of Oversoul, para proteger as cartas-chave do jogo.
Por fim, chega-se a conclusão que há maneiras diferentes de jogar com elfos, tendo todas alguns pontes fortes e pontos fracos dependendo do deck oponente em questão.
Para vossa alegria, dou por concluído este artigo, espero que tenham gostado.
Até uma próxima!
Alterado a 29-08-2008 0:19:10 por antoniolc