Tipos e Formatos de MTG
Hoje vou abordar os Tipos e Formatos (tantos os mais conhecidos como os menos conhecidos) e os seus respectivos Tier 1, mas, não vou comentar os decks pois não é esse o objectivo do artigo.
Construído
Standard:
O deck deve conter no mínimo 60 cartas, e não tem limite de tamanho, contudo deverás estar apto a baralhar o deck sem precisar de assistência. O sideboard deve conter precisamente 0 ou 15 cartas.
O deck e sideboard devem conter, no máximo, 4 cartas de cada cópia excepto terrenos básicos, que não têm limite estabelecido.
O ambiente de T2, actualmente, é dominado por decks aggro, em grande parte graças a Lowryn e Shadowmoor, com a sua temática tribal (Lorwyn) que Shadowmoor continuou, mantendo as tribos existentes em Lorwyn e focando-se nelas.
Este são os Sets permitidos em Standard:
•
Tenth Edition
•
Coldsnap(Até 3 de Outubro de 200
•
Time Spiral (Até 3 de Outubro de 2008 )
•
Planar Chaos (Até 3 de Outubro de 2008 )
•
Future Sight (Até 3 de Outubro de 2008 )
•
Lorwyn
•
Morningtide
•
Shadowmoor
•
Eventide
• Shards of Alara (Efectivo a 3 de Outubro de 200
O deck que domina T2, é fadas, um deck de aggro-control, que aproveita a grande sinergia entre as suas cartas.
As fadas, são uma tribo, e ainda aproveitam o azul para o control.Exemplo:
Terrenos:
2
Faerie Conclave
4
Island
4
Mutavault
1
Pendelhaven
4
River of Tears
4
Secluded Glen
2
Sunken Ruins
4
Underground River
Criaturas:
4
Mistbind Clique
4
Scion of Oona
4
Spellstutter Sprite
3
Vendilion Clique
Instantâneas:
4
Cryptic Command
4
Rune Snag
4
Terror
Feitiços:
4
Ancestral Vision
Encantamentos:
4
Bitterblossom
Sideboard:
3
Fledgling Mawcor
2
Razormane Masticore
2
Imp’s Mischief
2
Slaughter Pact
2
Damnation
4
Thoughtseize
Extended:
O deck deve conter no mínimo 60 cartas, e não tem limite de tamanho, contudo deverás estar apto a baralhar o deck sem precisar de assistência. O sideboard deve conter precisamente 0 ou 15 cartas.
O deck e sideboard devem conter, no máximo, 4 cartas de cada cópia excepto terrenos básicos, que não têm limite estabelecido.
Em extended não existe um deck que domine o metagame, pois há uma grande variedade de decks. Ainda, ao contrário de T2, Os decks de combo e de control costumam surgir mais em extended do que aggro, apesar de haver decks aggro em extended muito bons.
Estes são os Sets permitidos em Extended:
• Todas as edições legais em Standart
•
Seventh Edition(Até 3 de Outubro de 200
•
Eighth Edition
•
Ninth Edition
•
Seventh Edition]Tenth Edition
•
Invasion (Até 3 de Outubro de 200
•
Planeshift (Até 3 de Outubro de 200
•
Apocalypse (Até 3 de Outubro de 200
•
Odyssey (Até 3 de Outubro de 200
•
Torment (Até 3 de Outubro de 200
•
Judgment (Até 3 de Outubro de 200
•
Onslaught
•
Legions
•
Scourge
•
Mirrodin
•
Darksteel
•
Fifth Dawn
•
Champions of Kamigawa
•
Betrayers of Kamigawa
•
Saviors of Kamigawa
•
Ravnica: City of Guilds
•
Guildpact
•
Dissension
•
Coldsnap
•
Time Spiral
•
Planar Chaos Future Sight
•
Lorwyn
•
Morningtide
•
Shadowmoor
•
Eventide
Estas cartas estão banidas de Extended:
•
Aether Vial
•
Disciple of the Vault
•
Entomb
•
Skullclamp
Este deck (Level Blue), tem como objectivo dominar o jogo , não deixar entrar ameaças para o jogo, tendo mais cartas na mão que o oponente, e, se necessário, controlar as criaturas do oponente para o matar (Ou usando o
Tarmogoyf e o
Venser, Shaper Savant).
Terrenos:
1
Academy Ruins
3
Breeding Pool
4
Flooded Strand
2
Hallowed Fountain
7
Island
1
Miren, the Moaning Well
4
Polluted Delta
1
Riptide Laboratory
1
Watery Grave
Criaturas:
4
Tarmogoyf
2
Venser, Shaper Savant
Instantâneas:
4
Counterspell
3
Cryptic Command
3
Force Spike
3
Repeal
3
Spell Snare
Feitiços:
4
Ancestral Vision
Encantamentos:
3
Counterbalance
Artefactos:
3
Sensei’s Divining Top
4
Vedalken Shackles
Sideboard:
2
Kataki, War’s Wage
2
Krosan Grip
3
Circle of Protection: Red
2
Engineered Plague
2
Threads of Disloyalty
4
Tormod’s Crypt
Bloco:
O deck deve conter no mínimo 60 cartas, e não tem limite de tamanho, contudo deverás estar apto a baralhar o deck sem precisar de assistência. O sideboard deve conter precisamente 0 ou 15 cartas.
O deck e sideboard devem conter, no máximo, 4 cartas de cada cópia excepto terrenos básicos, que não têm limite estabelecido.
Em bloco, o aggro domina completamente o metagame, porque se joga num set tribal e, consequentemente, aggro.
Actualmente, nos torneios oficiais, joga-se o Bloco de Lorwyn-Shadowmoor que é constituído pelas seguintes edições:
•
Lorwyn
•
Morningtide
•
Shadowmoor
•
Eventide
Este é um deck de Kithkins, e um Tier1 em bloco. Fadas, provavelmente jogam mais, mas com já fale sobre eles, abordo agora os kithkins.
Este deck pretende ganhar nos primeiros turnos, jogando as suas criaturas de baixo custo de mana, e inchando-as com os
Wizened Cenn, tem ainda o removal para remover ameaças oponentes.
Terrenos:
2
Mutavault
16
Plains
4
Rustic Clachan
4
Windbrisk Heights
Criaturas:
3
Burrenton Forge-Tender
4
Cloudgoat Ranger
4
Figure of Destiny
4
Goldmeadow Stalwart
4
Knight of Meadowgrain
4
Wizened Cenn
Instantâneas:
2
Mirrorweave
3
Crib Swap
Feitiços:
4
Spectral Procession
Planeswalker:
2
Ajani Goldmane
Sideboard:
1
Burrenton Forge-Tender
1
Order of Whiteclay
4
Stillmoon Cavalier
4
Wispmare
2
Thoughtweft Gambit
1
Cenn’s Enlistment
2
Moonglove Extract
Eterno:
Legacy:
O deck deve conter no mínimo 60 cartas, e não tem limite de tamanho, contudo deverás estar apto a baralhar o deck sem precisar de assistência. O sideboard deve conter precisamente 0 ou 15 cartas.
O deck e sideboard devem conter, no máximo, 4 cartas de cada cópia excepto terrenos básicos, que não têm limite estabelecido.
Em Legacy, existem todos os deck de todos os feitios, pois pode-se jogar com todas as cartas (excepto as banidas).
Estas são as cartas banidas em Legacy:
•
Amulet of Quoz
•
Ancestral Recall
•
Balance
•
Bazaar of Baghdad
•
Black Lotus
•
Black Vise
•
Bronze Tablet
•
Channel
•
Chaos Orb
•
Contract from Below
•
Darkpact
•
Demonic Attorney
•
Demonic Consultation
•
Demonic Tutor
•
Dream Halls
•
Earthcraft
•
Entomb
•
Falling_Star
•
Fastbond
•
Flash
•
Frantic Search
•
Goblin Recruiter
•
Grim Monolith
•
Gush
•
Hermit_Druid
•
Illusionary Mask
•
Imperial Seal
•
Jeweled Bird
•
Land_Tax
•
Library of Alexandria
•
Mana Crypt
•
Mana Drain
•
Mana Vault
•
Memory Jar
•
Metalworker
•
Mind Twist
•
Mind’s Desire
•
Mishra’s Workshop
•
Mox Emerald
•
Mox Jet
•
Mox Pearl
•
Mox Ruby
•
Mox Sapphire
•
Necropotence
•
Oath of Druids
•
Rebirth
•
Shahrazad
•
Skullclamp
•
Sol Ring
•
Strip Mine
•
Tempest Efreet
•
Time Spiral
•
Time Walk
•
Timetwister
•
Timmerian Fiends
•
Tinker
•
Tolarian Academy
•
Vampiric Tutor
•
Wheel of Fortune
•
Windfall
•
Worldgorger Dragon
•
Yawgmoth’s Bargain
•
Yawgmoth’s Will
Este é um deck baseado no combo de
Painter’s Servant com
Grindstone:
Terrenos:
1
Academy Ruins
4
Ancient Tomb
2
Flooded Strand
3
Island
4
Polluted Delta
1
Swamp
3
Underground Sea
Criaturas
4
Dark Confidant
4
Painter’s Servant
3
Trinket Mage
Instantâneas
4
Brainstorm
4
Force of Will
3
Thirst for Knowledge
Feitiços
4
Duress
2
Fabricate
3
Ponder
Artefactos:
4
Chrome Mox
1
Engineered Explosives
3
Grindstone
1
Pithing Needle
1
Sensei’s Divining Top
1
Tormod’s Crypt
Sideboard:
1
Rushing River
2
Smother
1
Gaea’s Blessing
4
Leyline of the Void
4
Propaganda
3
Tormod’s Crypt
Vintage
O deck deve conter no mínimo 60 cartas, e não tem limite de tamanho, contudo deverás estar apto a baralhar o deck sem precisar de assistência. O sideboard deve conter precisamente 0 ou 15 cartas.
O deck e sideboard devem conter, no máximo, 4 cartas de cada cópia excepto terrenos básicos, que não têm limite estabelecido e as cartas restritas, apenas podes ter uma cópia destas cartas no deck.
Vintage é como Legacy, só que tem uma lista de cartas restrictas, e poucas banidas, havendo portanto uma grande quantidade de decks.
Estas são as cartas restritas em Vintage:
•
Ancestral Recall
•
Balance
•
Black Lotus
•
Brainstorm
•
Burning Wish
• [url=http://ww2.wizards.com/Gatherer/CardDetails.aspx?name=Channel]Channel
•
Chrome Mox
•
Crop Rotation
•
Demonic Consultation
•
Demonic Tutor
•
Dream Halls
•
Enlightened Tutor
•
Entomb
•
Fact or Fiction
•
Fastbond
•
Flash
•
Frantic Search
•
Gifts Ungiven
•
Grim Monolith
•
Gush
•
Imperial Seal
•
Library of Alexandria
•
Lion’s Eye Diamond
•
Lotus Petal
•
Mana Crypt
•
Mana Vault
•
Memory Jar
•
Merchant Scroll
•
Mind’s Desire
•
Mox Diamond
•
Mox Emerald
•
Mox Jet
•
Mox Pearl
•
Mox Ruby
•
Mox Sapphire
•
Mystical Tutor
•
Necropotence
•
Personal Tutor
•
Ponder
•
Regrowth
•
Sol Ring
•
Strip Mine
•
Time Spiral
•
Time Walk
•
Timetwister
•
Tinker
•
Tolarian Academy
•
Trinisphere
•
Vampiric Tutor
•
Wheel of Fortune
•
Windfall
•
Yawgmoth’s Bargain
•
Yawgmoth’s Will
Estas são as cartas banidas em Vintage:
• Cartas com a mecânica de ante (1)
•
Chaos Orb
•
Falling Star
•
Shahrazad
1-
The original set of rules prescribed that all games were to be played for ante. Each player would remove a card at random from the deck they wished to play with and the two cards would be set aside. At the end of the match, the winner would take and keep both cards.
Early sets included a few cards with rules designed to interact with this gambling aspect, allowing replacements of cards up for ante, adding more cards to the ante, or even permanently trading cards in play. The cards came with the instruction that they should be removed from the deck in a game that wasn’t being played for ante.
The ante concept became controversial because many regions had restrictions on games of chance. The rule was later made optional because of these restrictions and because of most players’ reluctance to possibly lose a card that they owned. The gambling rule is forbidden at sanctioned events and is now mostly a relic of the past, though it still sees occasional usage in friendly games as well as the "five color" format. The last card to mention ante, Timmerian Fiends,[] was printed in the 1995 expansion set Homelands.
Retirado da Wikipedia
Aqui está um deck de combo chamado “Flash” (esta é uma versão antes da restrição da
Flash) Funciona com o combo do
Protean Hulk:
Terrenos:
3
Flooded Strand
3
Island
3
Polluted Delta
2
Tropical Island
2
Underground Sea
Criaturas:
1
Body Double
1
Body Snatcher
1
Carrion Feeder
1
Mogg Fanatic
4
Protean Hulk
1
Reveillark
Instantâneas:
1
Ancestral Recall
4
Brainstorm
1
Chain of Vapor
4
Flash
4
Force of Will
1
Misdirection
1
Mystical Tutor
4
Pact of Negation
1
Research // Development
2
Summoner’s Pact
1
Vampiric Tutor
Feitiços:
1
Demonic Tutor
4
Merchant Scroll
2
Ponder
2
Thoughtseize
Artefactos:
1
Black Lotus
1
Lotus Petal
1
Mox Emerald
1
Mox Jet
1
Mox Pearl
1
Mox Ruby
1
Mox Sapphire
Limitado
Sealed Deck
Recebes uma caixa de 75 cartas aleatórias (3 raras,9 incomuns, 33 comuns e 30 terrenos básicos) da edição principal do set, e depois recebes 3 boosters da edição que estás a jogar.
Depois de abrires os Packs terás de registar as cartas que te saíram e entrega-las ao Árbitro, ele distribuirá as cartas aleatoriamente.
A partir das cartas que te são dadas constróis um deck, com um mínimo de 40 cartas.
Booster Draft:
Cada jogador tem 3 boosters, e encontra-se numa mesa de com 8 jogadores, abre o 1º booster, tira uma carta e passa o restante booster para o lado direito recebendo o booster restante do jogador do seu lado esquerdo. Este ciclo repete-se, o 2º booster é passado para a esquerda e o 3º novamente para a direita.
Fazes um deck com as cartas que selecionaste.
Rochester Draft:
Os 8 jogadores sentam-se numa mesa, onde um booster é aberto e, cada jogador vai tirando uma carta, depois o 1º a tirar uma carta tira outra e assim sucessivamente até o booster acabar. Este processo repete-se 23 vezes.
Constróis um deck com as cartas que escolheste.
Até agora estive a falar de Formatos sancionados pela DCI. Vamos agora falar de casuais:
Casual
Prismatic:
O teu deck deve ter no mínimo 250 cartas, com 20 cartas de cada cor. As cartas multicoloridas contam apenas como cartas de uma cor. Este formato é jogado poucas vezes em torneios.
Singleton:
É um formato que não é jogado em torneios. Exceptuando terrenos básicos, só podes ter uma cópia de cada carta no deck.
Peasent:
É um formato não oficial. Só podes usar comuns no teu deck.
Highlander:
É um formato não oficial, só é jogado em torneios amigáveis. Cada jogador abre um booster e usa as cartas que tem (e os terrenos básicos que quiser). Então, no final de cada ronda, o vencedor escolhe uma carta do booster adversário e usa-a para melhorar o deck.
Ironman:
Neste formato, as regras do jogo são um bocado mais “agressivas”, mas são também simples:
O jogo decorre normalmente, mas quando uma carta vai para o cemitério é rasgada, e o vencedor fica com as cartas restantes.
Nestes formatos não apresentei decks, pois sendo casuais, os decks variam demasiado.
Alterado a 23-08-2008 19:04:41 por D-Linked