Fórum MagicTuga.com
-->Fórum -->
Artigos-->Era uma vez o Magic…. E Lorwyn também!
|
Responder
|
Apenas para utilizadores registados!
|
Link directo: topico.asp?topico=32925
Utilizador | Resposta | Szadek18
     De: Porto 8/17/2007 9:56:49 PM | Era uma vez o Magic…. E Lorwyn também!
Antes de mais, passo a anunciar que o artigo enquanto menciona Lorwyn fala apenas de uma possibilidade, visto apenas me apoiar em pequenos indícios.
Para ver os Theme Decks cliquem neste link:
www.magictuga.com/topico.asp?topico=31700
Aqui estão os decks pré-construídos de Lorwyn e, reparem nos nomes deles.
Quanto aos Kithkin já iremos falar sobre eles….
Quanto aos Elfos não preciso fazer apresentações pois o J. R. R. Tolkien é uma lenda conhecida internacionalmente, principalmente num ambiente de jogadores de RPG’s e outros jogos de fantasia.
Agora os Merrows e os Boggarts serão a base de apoio para este meu artigo.
Antes de mais devo perguntar-vos: Algum destes dois nomes foram mencionados em Magic?
Merrow? Merrow! Esta palavra nunca apareceu no Magic! Mas na ilustração do deck Vias Fluviales Merrow aparece algo que se parece com um tritão.
Que significa Merrow? De onde vem a sua origem?
"Merrow [do Gaulês Murúch] ou Murrough [Galloway] são o equivalente Escocês e Irlandês da palavra gaulesa para sereia ou homem-peixe de outras culturas. Estes seres são ditos como humanos da cintura acima mas tendo o corpo de um peixe da cintura abaixo. Têm uma disposição delicada, modesta, afectiva e benevolente.
Há outros sinónimos no Gaulês: Muir-gheilt, Samhghubha, Muidhuachán, e Suire. Parecem existir durante muito tempo, porque de acordo com crónicas bárdicas, quando os Milesians chegaram pela primeira vez nas costas da Irlanda, as Suire, ou as ninfas do mar, acompanharam a sua passagem naquelas terras.
Os merrow era capazes de nutrir sentimentos pelos humanos e há histórias de inter-casamentos em que vivem com os humanos durante muitos anos. Entretanto, a maioria das vezes retornam eventualmente a seus repousos anteriores, abaixo do mar."
[Fonte: Wikipedia]
Boggart? Bogart aparece pela primeira [e única ate agora] vez num flavor text na edição de Future Sight, edição essa que visa mostrar cartas do futuro. Na carta Mistmeadow Skulk, que tem como tipo de criatura: "Kithkin". A primeira aparição da palavra Kithkin aparece na carta Amrou Kithkin em LEGENDS, altura essa em que o Magic não vagueava pelos "PLANOS". Amrou Kithkin foi banida de Extended em 1999, mas não é sobre a Amrou que vamos falar. Passemos a frente.


O que significa Boggart, de onde vem a sua origem?
"No folclore Britânico, um boggart [pronúncias alternativas: bogart, bogan, bogle ou boggle] é um espírito das casas, algumas vezes problemático, outras vezes útil. No Norte da Inglaterra crê-se que nunca devemos dar um nome a um boggart, porque assim que um recebe um nome deixa de se poder chegar a um acordo ou persuadi-lo e torna-se incontrolável e destrutivo.
Diz-se que um boggart gatinha até a cama de uma pessoa e coloca uma fétida nas suas caras. Outras vezes ele retira os lençóis da cama. Também poderá puxar as orelhas das pessoas. Uma ferradura pendurada na porta da casa manterá um boggart afastado.
Uma das histórias mais contadas de um boggart é a de que quando uma família se farta das partidas de um boggart e decide mudar de casa, o boggart também faz as malas e muda-se com eles – uma característica que compartilha com os clurichaun. A família até poderá ouvi-lo a fazer as malas, ou a dizer que ele se irá mudar com eles."
Outra História:
Existe uma história antiga contada na vila de Mumby, Lincolnshire. O boggart é descrito como sendo um pouco pequeno, peludo e malcheiroso. A história conta que um fazendeiro comprou um pedaço de terra que era habitada por um boggart. Quando o fazendeiro tentou cultivar o campo, o boggart ficou irritado, e depois de muita discussão, eles decidiram trabalhar juntos a terra e compartilhar a colheita. O fazendeiro, entretanto, sendo ganancioso, começou a pensar numa maneira de enganar o boggart. Quando discutiram sobre a divisão da colheita, o fazendeiro perguntou ao boggart: "Que metade da colheita queres? A parte abaixo da terra ou a parte acima dela?" O boggart pensou um pouco antes de responder: "A parte abaixo da terra." O fazendeiro semeou o campo com cevada. No tempo da colheita, o fazendeiro ficou com uma grande pilha de cevada, quando tudo o que o boggart teve fora as raízes.
Ele ficou com muita raiva e depois gritou que ele iria ficar com o que estivesse acima da terra. Na próxima sementeira, o fazendeiro semeou batatas. No tempo da colheita o fazendeiro riu à medida que ficava com uma pilha de batatas e tudo o que o boggart ficara, fora a rama. O boggart ardendo de raiva, sai de lá nunca mais voltando.”
[Fonte: Wikipedia]
Grã-Bretanha e Irlanda do Norte!
Será que o mundo do magic voltou ao planeta terra?
Será que a história vai-se passar na terra do rei Artur?
E o magic ao voltar para a terra trouxe dos outros planos os tais Planeswalkers?
Não é uma afirmação, mas tenho o direito de dizer que é uma possibilidade!
Já que falamos em Ómega, vamos falar de Alpha!
Quando saiu Alpha o magic falava de um ambiente Mediaval/Fantástico, mas ao longo das do tempo o Magic viajou pelo nosso planeta.
Histórico de Viagens do Magic:
Alpha: Em Agosto de 1993 o Magic é inundado de tudo um pouco, desde o medieval,


Passando até por Portugal (Barcelos)
Alpha menciona de uma forma geral todos os povo antigos, passando sempre pelo fantástico, fazendo até menção às culturas da América Central como é o caso do Ancestral Recall.

Arabian Nights: Em Dezembro de 1993 o Magic vai até às Arábias para falar das mil e uma noites e claro que não deixa de falar do Aladdin e do Ali Baba.


Legends: Em Junho de 1994 Magic fala dos mitos e das lendas, algumas lendas existiram literáriamente, outras são produto de ficção da Wizards of the Coast.



Desde a mitologia Grega: Hyperion é um titã, filho de Gaia e de Uranus.
Passando pela Nórdica com Ragnar Lodbrok que foi um lendário rei do séc. IX, passando pela muralha da China e ate falando de religião cristã!
Ice Age: Haaaaaaaaa! Ice Age! Ice Age sai em Maio de 1995 falando dos povos nórdicos com todo o seu gelo e as suas tempestades de neve.


Miragem: Outubro de 1996 sai Miragem, expansão das savanas Africanas e das florestas tropicais e dos Djinns das Arabias.



Depois deste bloco o Magic entrou numa “tempestade” de planos estranhos ao planeta Terra. Tendo em Maio de 1999 publicado uma edição chamada de:
Portal Three Kingdoms: Magic invade a Ásia!



O país do sol nascente, renasce das cinzas em Outubro de 2004 com Champions of Kamigawa: Aqui inicia-se o segundo ciclo de cartas orientais no magic.



Depois de tantos turbilhões com Espirais no tempo, o caos nos planos, será que o Magic aterrará nas Inglaterras e se inspirará do seu "Folk" local?
[AIRGNUTS]
Cumps 
Alterado a 18-08-2007 18:01:13 por Szadek18 | DoomBringer

   De: pois de ti, mais nada! 8/23/2007 5:02:50 PM | re
Imho, o pessoal da Wizards já tá é a ficar sem ideias...
Temos a prova com tudo o que foi reeditado em Time Spiral com as cartas Timeshifted.
Passando por os locais todos referidos pelo brilhante post do Szadek, pergunto eu, para onde é que eles nos vão levar a seguir à Inglaterra?
Cá pra mim a seguir vai ser pó Espaço, preparem-se pa ver o Anjo Celestial das Estrelas Cadentes de Fogo Escarlate, o Demónio de Mercúrio, Driades de Saturno e claro, esta é clássica, o Horror de Urano (traduzam pa ingles para se rirem um cadito).
Não acho mal eles terem reeditado aquelas cartas todas, até acho muito bem, assim sempre tiro o pó a umas quantas que tão enfiadas na caixa de sapatos que tá ali pó canto, deviam era fazer promoções de a cada 2 ou 3 boosters oferecerem uma máscara por causa do pó...
Curti bue o post, tá muito bem organizado, e epah... morri quando vi akele Desencantar com o galo de Barcelos... ainda me lembro quando comprei o meu primeiro baralho, comecei com Quarta Edição e os desenhos LOL que riso.
| zoo

    De: benfica do ribatejo 8/21/2007 12:00:42 AM | re
muito bom
faz mais  | Mormeguil

    De: Belas 8/20/2007 11:50:36 AM | LOL
Grande Artigo
STUNGRIA  | Pedrito69

   De: gondomar 8/19/2007 12:39:30 AM | Bom artigo
Está um Grande artigo.
parabéns szadek.
Fica bem  | Miguel11

    De: Braga 8/18/2007 9:36:47 PM | re
altamente pa! aquele black knight manda cá uma nostalgia... | Al3x

    De: Sesimbra 8/18/2007 8:54:21 PM | re
Parabéns pelo artigo, eu curti bué!! Gostei muito de ler os parágrafos em que falavas da origem das palavras dos nomes das cartas
Principalmente da origem da palavra "Merrow".
Parabéns e MTG 4EVER | David Ramos

    Staff de cartas De: Vila Chã 8/18/2007 6:49:54 PM | re
Sim cenoura. Curti totil o artigo. Parabens | chico_foge
   De: canaviais 8/18/2007 6:42:20 PM | espectacular
por acaso pessoas como tu e que precisamos na nossa comunidade, nao importa kem somos nem o k fazemos apenas temos uma cena em comum, k gostamos mto MAGIC........ um abraço e continua assim e viva a nossa comunidade. | impossible

   De: v.n.Barquinha 8/18/2007 4:43:30 PM | RE
gand artigo mesmo... tou sem palavras... szadeck tas de parabens, e de pessoal como tu k este forum precisa--- cump’s | wolfgang16

   De: Salir 8/18/2007 4:34:26 PM | exelelente
n tenho nada a dizer to sem palavras muito bom artigo continua sempre assim Szadek18 e quando fizeres outro artigo como este diz qualquer coisa
fika bem |
[1] [2]
Proxima pagina >>
|