tu podes jogar um shock, uma vez que uma instant, quando quiseres (excepto em resposta a split second e abilidades de dar mana).
Agora e assim, tu jogas um shock, e a abilidade do shock vai para a pilha (stack). Enquanto a abilidade está na pilha, os jogadores podem jogar outras instants, abilidades activadas (se forem possiveis), e abilidades de dar mana. Em magic os efeitos resolvem se do ultimo para o primeiro. Imagina:
Tu mandas um shock a um elfo do oponente. Tu perguntas se ele faz alguma coisa em resposta, e ele faz lhe um giant growth. O que e que acontece:
Tu fizeste lhe um shock, mas em resposta ele deu ao elfo +3\+3, e assim quando o dano resolver (a abilidade sair da pilha) já não é suficiente para o matar.
Agora imagina isto:
A mesma situaçao e quando ele lhe da o growth, tu em resposta dás-lhe outro shock e o oponente não responde. O que é que acontece:
Enquanto que o growth e o 1º shock tão na stack, o 2º shock resolve e matas o elfo, depois resolve o giant growth (sem alvo) e só depois o 1º shock (sem alvo).
Numa situação em que atacas o oponente com uma 1\1 e ele bloqueia com uma 2\2 podes dar-lhe um shock antes que o dano de combate vá para a pilha para eliminar o 2\2 sem a tua criatura sofrer dano (mas também a tua criatura não causa dano).
Se o atacares com uma 1\1 e ele bloquear como uma 3\3, podes fazer o seguinte:
O dano de combate vai para a stack e usas um shock no 3\3, quando o dano de combate sair da stack o 3\3 já está com 2 pontos de dano, e com mais 1 ponto de dano do teu bicho ele morre (mas também o teu 1\1 morre).
Espero ter esclarecido a duvida...