Morte De: Porto 5/24/2007 7:50:39 PM | pact of negation (a minha analise)
Uma vez q nos comments desta carta tem havido mt discussao acerca do seu real valor e utilidade, resolvi dar a minha opiniao acerca do q pode vir a ser o seu potencial nos diversos formatos. desde os primeiros previews desta carta q os comentadores tem opinioes pouco consensuais acerca dela.uns dizem q havera sempre melhores opçoes e portanto ela nunca chegara ao jogo organizado outros q defendem q pode ser boa em alguns formatos e em alguns decks ha ainda quem diga q em determinadas circunstancias e melhor q force of will.esta parece-me de todas a opçao menos consensual.entao o q levaria um profissional do magic com anos de experiencia a construir decks e a participar en torneios, a dizer q esta carta pode ser melhor q aquela q e a carta favorita de praticamente todos os jogadores antigos de magic q a usaram contra decks de slivers em crystaline sliver ao 1º turno arruinando na base toda a sua estrategia nos tempos de tempest, ou contra o mais poderoso motor de compra de todos os tempos, necropotence ao 1º turno (com dark ritual) nos tempos do bloco de urza contra o infame trix discutivelmente o melhor baralho de constructed de sempre e q por sua vez tb contava com esta anula.assim vimos a force em quase todos os grandes deck desde a sua criaçao e ainda hoje continua a ser mt jogada. com o inicio do formato legacy, comçou por fazer parte de threshold control p mais recentemente integrar o arsenal daquele q e considerado o melhor deck actual deste formato flash hulk.assim parece q nenhum deck vencedor em legacy existe sem a force, como pode o pact comparar-s a ela? vamos por partes.independentemente da quantidade de deck q a incluiram ao longo dos tempos a verdade e q a force conheceu o expoente maximo da sua utilidade em decks de combo.antes de atacar as peças do combo adversario, de eliminar os finishers dos decks de controlo ou trade um para um contra decks aggro, a verdade e q o q a force faz melhor e protejer as peças do teu proprio combo impedindo o adversario de reagir contra ele qd ja n tens mana p te defender.e qq deck de combo q n ganhe no turno em q faz o combo, e melhor arrumar as botas. Visto nesta perspectiva o pact assume outra relevancia. Qd visto sob a perspectiva dos decks de combo, a semelhança da sua predecessora force of will, ele atinge o maximo do seu potencial.ao n existir sequer um outro turno onde o seu custo tem q ser pago o pact transforma-s numa anula incondicional q custa 0 manas p ser jogado.e encarado nesta perspectiva e efectivamente melhor q a force q exige pelo menos uma carta, e tem q ser azul, e tens q tar pelo menos a 2 pontos de vida.s o jogo ficar ganho nesse mesmo turno a desvantagem deixa de existir. Esta carta promete ser adoptada primeiramente pelos deck de flash hulk em legacy. podendo fazer o combo ao 2º turno uma vez q flash so custa 2, a versoes com chrome mox q ganham ao 1º e ainda versoes com gemstone caverns e simian/elvish spirit guide q podem ganhar na upkeep do oponente sem q tenha chegado sequer a tua vez de jogar.obviamenta q uma anula a zero manas e mais util, ou pelo menos um complemento da force of will neste deck.se n sair uma sai a outra, e como ter 8 force of will no deck so q em algumas situaçoes e uma force melhorada sem contrapartidas.havia ainda decks como necropotence q tinham tudo q de bom havia em preto e tinham de jogar cartas como hoodwink p terem alguma coisa util azul q lhes permitisse incluir a force.outros decks como o aluren, perdiam pq n tinham nada q lhes permitisse jogar o force de maneira tao eficiente como outros decks. O pact pode suplantar esta falha no caso de decks q ganham num unico grande turno.
passando ao extended esta carta pode passar a ser uma inclusao obrigatoria em TEPS pelas mesmas razoes q o é em flash hulk.ao 4º turno, em q normalmete tudo acontece, toda a mana e investida p alcançar uma alta contagem de storm e quase sempre s fica sem cartas na mao abrindo uma brecha a cartas como gilded light ou outra anula bem dirigida a seething song ou lotus bloom ou qq outra fonte de mana aqui mais uma vez e com a force fora de perspectiva, o pact assume o papel de protector do combo sendo peça decisiva na batalha de anulas.
Passando agora ao formato q diz respeito a mais pessoas T2, ja s fala na inclusao desta carta em dragonstorm, o esquema continua a ser o mesmo, proteger o dragonstorm das anulas dos adversarios e como em principio o jogo ficara acabado naquele mesmo turno seja atraves dos bogardan hellkites ou do ataque dos hunted dragons a contrapartida do pact dissipa-se deixando p tras apenas um anula a custo zero q frustrou a ultima tentativa do oponente de reagir ao combo dps de ver quase todas as suas permanentes serem viradas com um calciform pools/gigadowse de proporçoes astronomicas.
No final convem recordar q as grandes cartas sempre encontraram um caminho ate ao deck em q assentam melhor quanto a mim, o pact n vai ser excepçao.ate mesmo em control pode vir a ser uma opçao.esta carta e as possibilidades q oferece n devem ser menosprezadas.no futuro alguem vai ter uma ideia, e a falta de preparaçao implicará a derrota.ate lá...
Peace out!!!
Alterado a 24-05-2007 19:52:03 por Morte
Alterado a 28-05-2007 17:07:41 por Morte Alterado a 28-05-2050 17:20:42 por Morte |
Dark.Fenix
De: Coimbra 5/26/2007 12:31:47 PM | ...
sim, mas isso ele compra 8 cartas por 8 e vida e basta 1 carta (1 necro) pra o fazer, agora ter a sorte de calhar 2 cartas, perder 4 de vida pra comprar 2 cartas... kem gostar k o faça, eu ñ tou muito nessa.
fika bem. |