Okay pessoal. O meu primeiro deck foi um mono-white [weenie] - na altura em que eram competitivos... - e já que estou a construir o meu primeiro deck de T2, pensei: E porque não voltar ás origens, com um toque bem rogue de control?
Então lá me deparei com este deck. Tenho-o testado de vez [desde saída de PC] em quando no MWS e os resultados não têm sido assim tão maus.
Não tenho aqui os resultados exactos dos matchups, nem dos decks em específico mas vou aproximar:
Control: 60/40. Control Vs Control é sempre uma luta de mana. O primeiro game é basicamente um jogo de sorte. Depois do side, a vida torna-se muito mais facil. Uma das vantagens de ter um rogue deck é o facto de pouca gente ter side decente contra ele
Aggro: 90/10. Sem dúvida, o melhor matchup deste deck.
Dragonstorm: 20/80 pre-FS. Era um dos piores matchups deste deck. O primeiro game era quase derrota automática a não ser que sacasse de um Circle e ele não tivesse Gigasonecas... Game 2 e 3 era um jogo de sorte/mana para tentar colocar o Ivory Mask em jogo... Depois do Mindcensor penso que DS ficará lento o suficiente para que possa ser controlado. Mesmo com tantos Sulfur Elementals aí á solta, espero uma matchup de pelo menos 60/40.. o_O
Monoblack Discard: 20/80. x_X Este matchup também é muito mauzinho. Basicamente é rezar para um topdeck de uma Ivory Mask e basicamente é isso. Disenchant contra as Racks...
Project X: 20/80. Felizmente não encontro muitos destes porque a matchup é simplesmente horrível. Já pensei em colocar no SB 4 Suppression Fields mas a não-sinergia com Sheets, Story Circle e Mesa é terrível.
Ás tantas ainda coloco lá 4 Leylines of The Void se o ambiente apontar para este sitio!
Mono-Green Aggro: 80/20. Um pouco mais baixo que regular aggro por causa de tanto enchantment hate
.
Se isto alguma vez se revelar um problema, basta sacarem de um magus of the moat e estão OK. :P
Bem e é tudo! Espero que gostem! Apreciem:
Mono White Control - As played by Me
17 [CS] Snow-Covered Plains
3 [CS] Scrying Sheets
Land/Card advantage que não pode ser anulado é sempre bom. Especialmente quando não há outras formas de draw no deck, como é o caso.
2 [CS] Mouth of Ronom
Uncounterable removal. Do melhor. Especialmente num metagame infestado de Teferis e essas coisinhas chatas
. Adicionar mais se o ambiente tiver muito Control/Pickles.
2 [DIS] Ghost Quarter
Atrasa Tron, Mata lands chatinhas. Com o Mindcensor em jogo, torna-se quase numa Strip Mine T2 visto haver tantos decks só com duas ou três basic lands. Adicionar mais se o ambiente tiver muito Tron/Zoo.
// Creatures
4 [PLC] Calciderm
Excelente bicho. Excelente habilidade. Excelente custo de mana. Depois de uma colera, isto combinado com pin-point control [Faith’s, Mouths e Tithes] é basicamente 15 dano garantido.
2 [TSB] Akroma, Angel of Wrath
É um dos finisher do deck, basicamente.
2 [FUT] Aven Mindcensor
Dois maindecked contra tanto tutor/fetching que há aí ultimamente [Flagstones, Teachings, Chord, Extirpate, Dragonstorm] para além do mais é óptima sinergia com o Ghost Quarter. Ah! Já me esquecia. Também tem um body interessante 2/1 e Flash, o que ajuda!
// Spells
3 [TSB] Disenchant
Tinha isto no deck quando o fiz por causa de tantos sinetes e Mesas que havia no ambiente na altura. Dependendo do ambiente, podem pô-lo antes no SB. Mas mesmo assim, o efeito surpresa é demais
1 [GP] Debtors’ Knell
Uma alternate winning-condition!
3 [PLC] Porphyry Nodes
Oh meu deus. Esta carta é linda. Basicamente, se bem utiliza neutraliza qualquer deck de Aggro na perfeição. Ou estão sempre a baixar bichos, a ser agressivos e a tentar levar a melhor, perdendo lentamente as ameaças pelo caminho, ou estão a atrasar-se o suficiente para me deixarem fazer a minha magia.
3 [TSP] Gauntlet of Power
Basicamente duplica a mana e em todos os decks de control, mana = poder. Este não é diferente. Para além do mais isto + Sacred Mesa é mesmo de desatar aos gritos histéricos.
4 [RAV] Faith’s Fetters
Pin-point neutralizing. Life gaining. 2 em 1. Que mais dizer?
4 [PLC] Mana Tithe
É muito situacional, eu sei, mas está aqui maioritariamente para o efeito surpresa do Game 1 [e talvez do Game 3 também!] e bluff nos restantes.
4 [9E] Wrath of God
Mass Removal. Reset Button. E é tudo.
3 [TSB] Sacred Mesa
Talvez o finisher do deck. Jogava inicialmente com 4 mas decidi tirar um para side porque late-game ter uma Mesa em jogo e outra na mão não me levava a lado nenhum.
3 [9E] Story Circle
É o controle do deck, basicamente. Também jogava com 4 no main mas como ultimamente maior parte dos decks com que tenho jogado contra têm sido combo, decidi cortar no número destes
.
// Sideboard
O side é sempre aquela coisa: Depende imenso do metagame. Este está customizado para um meta de Rogue Aggro/Control/Mono Black Discard
SB: 2 [FUT] Aven Mindcensor
Dragonstorm, Teachings, Project X, entre outros.
SB: 1 [9E] Story Circle
Vs Aggro?
SB: 4 [9E] Savannah Lions
Ahahahaha. Control fica a literalmente a chorar com um bichinho destes ao primeiro turno. Especialmente no Game 2 porque tiram grande parte do removal.
É um clock excelente para começar e um low-cost drop para depois de uma WoG.
SB: 4 [9E] Defense Grid
Then again, control matchup. Eu coloco isto no side também contra DS, mesmo só naquela.
SB: 4 [9E] Ivory Mask
Contra um dos piores matchups deste deck: Discard.
Se entra em jogo contra DS é basicamente 90% hipóteses de auto-win.
Por alguma razão em especial, o Tron também não gosta lá muito desta carta.
Alterado a 02-05-2007 7:01:33 por Stultus
Alterado a 02-05-2007 7:02:43 por Stultus