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Al3x

De: Sesimbra
4/25/2007 7:54:56 PM
Richard Garfield e Magic the Gathering
Custa um bocado a ler, mas agradeço que mesmo assim o façam.

Este Artigo é sobre Richard Garfield e o caminho de Magic...


Também poderá ajudar novatos a verem e ficarem a saber melhor sobre os turnos, os formatos e mesmo as cartas de Magic, the Gathering.

Para quem tem Dúvidas consulte neste artigo: Estrutura de um Turno de Magic; Lista de Cartas banidas e restritas; Torneios e Formatos

Google--Richard Garfield, Wikipedia


Como surgiu o Magic


Claro que jogar é apenas uma parte do fascínio de Magic. Os cards são um verdadeiro desafio para os colecionadores, classificando-se em três categorias principais: cartas comuns, cartas incomuns e cartas raras. Além disso, desde a edição original, a Wizards of the Coast lançou várias "séries limitadas" - coleções de cartas especiais, impressas uma única vez, que tornam-se verdadeiras raridades com o passar do tempo. Magic: The Gathering em português tem o mesmo nome. O mérito de Magic estar no Brasil é da Devir Livraria. Não se repetiu com Magic um erro cometido no Spellfire abriliano: o verso das cartas é exatamente igual às originais, de modo que elas podem ser misturadas sem problemas. A Devir demorou para lançar Magic no Brasil por causa das cartas de aposta que haviam antigamente. Porém, atualmente os jogadores não apostam cartas mais. A qualidade gráfica das cartas é inquestionável: foram impressas na Bélgica, como todas as demais cartas de Magic, porque apenas as impressoras daquele país alcançam a qualidade exigida pela Wizards of the Coast.


Richard Garfield






Richard Garfield é o designer de jogos que criou jogos de carta como Magic: the Gathering, Netrunner, BattleTech, Vampire: The Eternal Struggle e jogos de tabuleiro como RoboRally. Magic: the Gathering é o jogo de maior sucesso e é um dos jogos de TCG (Trading Card Game) mais famosos do mundo.

Garfield ganhou um Ph.D. em matemáticas combinatórias da Universidade da Pensilvânia em 1993. A maior parte de seu trabalho no design de jogos foi feito sob a publicação da Wizards of the Coast.

"Richard Garfield, Ph.D." é também o nome de uma carta do set de cartas-piada Unhinged de Magic: the Gathering.


Magic the Gathering


Magic: the Gathering, ou simplesmente Magic, é um jogo de cartas colecionáveis criado por Richard Garfield, no qual os jogadores utilizam as suas próprias cartas para tentar vencer o adversário. A diversidade de cartas é imensa, contando-se dezenas de milhares de cartas de diferentes cores e raridades. Em Magic as cartas existem em cinco cores distintas: azul, branco, preto, verde e vermelho; somando-se as cartas incolores (artefatos e terrenos) e as cartas multicoloridas (cartas que misturam entre duas e cinco cores). Cada jogador faz o papel de um "Andarilho dos Planos", um mago muito mais poderoso que um mago comum, duelando pelo controle dos planos. Cada um utiliza quantas criaturas (tritões, goblins, elfos, anjos, orcs, zumbis, xamãs, etc.) e mágicas quiser para ganhar a partida.

Vale lembrar que Magic não é RPG, mas um jogo de cartas. Há diferenças entre as duas categorias, apesar de o Magic ter uma ambientação em fantasia medieval. Em Magic não há uma história com a participação dos jogadores, apenas um duelo.

Além das cartas, a Wizards of the Coast também produz um livro para cada expansão lançada, contando a história por trás dos personagens e mágicas daquela expansão num formato fixo de 320 páginas. Infelizmente os livros não são editados para o português.



Histórico


As edições "Alpha", "Beta" e "Unlimited" foram as 3 primeiras edições de Magic, ainda no estágio de testes. Lançadas em 1993, foram um tremendo sucesso. Em seguida foi lançada a primeira expansão oficial, "Arabian Nights". Em 1994 foi lançada a edição "Revised" e ao longo do ano as expansões, "Antiquities", "Legends", "The Dark" e "Fallen Empires". Em 1995 é lançada a "Quarta Edição" e "Era Glacial", a primeira expansão com cartas em variedade suficiente para ser jogada sem precisar usar outras edições ou expansões em conjunto. Também é a partir da "Quarta Edição" que Magic começou a ser distribuído no Brasil em português. Com o incrível sucesso, uma onda de jogos de cartas colecionáveis invadiu o mercado na década de 1990 (como Spellfire, Jyhad, Illuminati, Rage e outros, embora nenhum tenha dado muitos resultados).

Em 1994, Magic: The Gathering ganhou o Origin Awards pelo melhor jogo de mesa de fantasia ou ficção científica de 1993 e o prêmio de melhor apresentação gráfica de um jogo de mesa do mesmo ano. E em 1999 foi incluído no Hall da Fama da Origin, juntamente com Richard Garfield. Em 2003, na comemoração do aniversário de 10 anos de lançamento do Magic, a revista "GAMES" selecionou-o para o seu Hall da Fama, na 31º posição.


Informações sobre as Cartas e Expanões


As cartas são encontradas nas lojas em boosters de 15 cartas, sendo 11 comuns, 3 incomuns e uma rara; decks de 60 cartas no caso dos decks temáticos, ou 75 nos de torneio; Decks pré-construídos prontos para jogo. Existem também caixas contendo diversos boosters ou decks, vendidas a preços promocionais. Algumas lojas vendem as cartas em formatos fora do padrão, como boosters com cartas de uma cor só. Existem também os decks temáticos dos quatro primeiros colocados do mundial de cada ano, contendo todas as cartas usadas por aquele jogador com bordas e assinaturas douradas. Essas cartas não são permitidas em torneios.

Um mercado paralelo existe entre os colecionadores, que negociam suas cartas levando em conta a procura, raridade e poder da carta. Alguns exemplos de cartas famosas dessa coleção são: Black Lotus, Ancestral Recall, Chamado do Rebanho, Porto de Rishada, Extraçâo Craniana, Aves do Paraíso, Cólera de Deus, Morfolídeo e, recentemente, as novas duals lands de Ravnica Block.

Periodicamente, a Wizards lança centenas de cartas novas, adicionando mais e mais variedade de estratégias ao jogo. Os jogadores também podem notar que as coleções mais antigas param de ser vendidas nas lojas, pois a Wizards só mantém as expansões mais novas no mercado. Os jogadores, então, ficam na expectativa do relançamento de cartas de expansões que saíram do mercado em expansões novas. As cartas relançadas também costumam vir com textos revisados para melhor compreensão pelos jogadores e a fim de tirar dúvidas quanto a algumas regras confusas, embora isso não altere a habilidade da carta.


A partir de Êxodo as cartas passaram a ser numeradas pela ordem alfabética dos nomes das cartas em cada expansão. O texto no rodapé das cartas que indica o ano e nome do artista que fez a arte para a carta passou a ser centralizado, ao invés de alinhado para a esquerda. Os símbolos que indicam a coleção passaram a contar com cores-chave, sendo preto para cartas comuns, prata para incomuns e dourado para raras.

A partir de Legado de Urza começaram a ser produzidas cartas FOIL, cartas com acabamento brilhante-holográfico especiais para colecionadores; cartas FOIL são permitidas em torneios desde que haja mais de uma no baralho.
A partir de Destino de Urza o texto das cartas de criatura "Invocar + tipo de criatura" passou para "Criatura - tipo de criatura", evitando a confusão que os jogadores iniciantes faziam, não considerando barreiras como criaturas.
No bloco de Invasão foram criadas cartas "splitted", que são cartas que têm duas cartas impressas numa só, com tamanho reduzido pela metade. O jogador escolhe qual lado da carta usar no momento em que fizer a mágica.
A partir do bloco Miragem, as expansões de bloco ganharam um formato fixo de 350 cartas para a expansão inicial, e entre 143 e 167 cartas para cada uma das duas expansões complementares do bloco.

A partir de Oitava Edição o tradicional design da frente das cartas foi redesenhado para permitir um pouco mais de espaço para o texto e artes maiores.
A partir de Campeões de Kamigawa as criaturas lendárias passaram de "Criatura - Lenda" para o subtipo "Criatura lendária - tipo de criatura", alterando a regra de criaturas lendárias onde se uma estiver em jogo e entrar outra, ambas serão postas no cemitério. Outra alteração deve-se ao fato que as lendas não são mais um tipo de criatura, mas um supertipo, alterando o efeito de algumas cartas como o "Escudo de Armas". Também foram criadas cartas duplas em Kamigawa, cartas que têm duas cartas numa só, sendo um lado virado de ponta cabeça.


Montagem de decks: o mínimo de cartas é de 40 (em formatos Limited) ou de 60 (em formados Constructed). O limite de cópias de cada carta num deck é de quatro (apenas para Constructed; em Limited não há limitação para o número de cópias, porém, tendo em vista seu formato, decks com mais de quatro cópias da mesma carta em limitado tornaram-se possíveis apenas em Coldsnap), no caso de cartas lendárias este limite não se altera, e não existe limite de cópias para terrenos básicos. Um deck pode conter todos os tipos de cartas que o jogador escolher.

Um deck precisa ser equilibrado em termos de mana, contendo terrenos suficientes para "pagar" o custo das mágicas usadas no deck. Uma regra muito comum é ter 20 cartas de terrenos para 40 mágicas. É difícil acertar na quantidade de terrenos, que varia de acordo com a estratégia e custo das cartas usadas.

Um deck pode ser incolor (terrenos e artefatos) ou ter até todas as cores juntas. A mistura delas torna mais difícil montar e pôr em prática uma estratégia, mas também torna a estratégia mais resistente contra o adversário.

Devido ao grande número de cartas especializadas em desmontar baralhos que se apoiam numa só cor ou combinaçao de cartas, é uma boa idéia formar baralhos multicolores com várias opções para ganhar o jogo. No entanto, baralhos de maior complexidade exigem um maior domínio do jogo.

Embora essa temática tenha sido usada ate hoje, o avanço em regras e mudança no ambiente do jogo nos leva a dizer que isso não e mais uma regra fixa,apesar que podemos observar um padrão bem explicito dito aqui sobre essas cores nas cartas nada é admitido pela empresa fabricante.



Estrutura de um Turno de Magic


Um turno consiste em cinco fases, algumas delas divididas em etapas, pela seguinte ordem:

- Fase inicial
Consiste em três etapas:

Desvirar: O jogador desvira todas as suas cartas viradas, desde que não haja nenhum efeito ou encantamento que o impeça de fazer isso;
Manutenção: No início da etapa de manutenção, quaisquer habilidades desencadeadas na etapa de desvirar, juntamente com habilidades que sejam desencadeadas no início da etapa de manutenção, vão para a pilha. As habilidades desencadeadas na etapa de manutenção usam a frase “No início de sua etapa de manutenção...”;
Compra: Uma carta é comprada do grimório (a não ser que alguma mágica ou efeito impeça isso ou o faça comprar mais cartas).
- Primeira fase principal
Um turno inclui duas fases principais. A primeira e a segunda fase principais são idênticas, porém separadas pela fase de combate. Esta é a única fase em que um jogador pode baixar mágicas de encantamento, criatura, feitiço ou artefato. Durante a sua fase principal, o jogador ativo pode baixar um (e não mais que um) terreno de sua mão.

- Fase de combate
A fase de combate tem cinco etapas:

Início de combate: Momento em que se pode lançar mágicas como "isca" ou ativar habilidades como a do "emaranhador do capim chicote";
Declaração de atacantes: Declara-se TODAS as criaturas que o jogador ativo deseja que ataquem;
Declaração de bloqueadores: É a hora de dizer quem bloqueia quem, se isso for possível. Uma criatura atacante pode ser bloqueada por qualquer número de criaturas, porém uma criatura bloqueadora não pode bloquear mais que uma atacante. Um ponto muito interessante dessa fase é que uma vez que uma criatura seja declarada como bloqueadora, jogar uma mágica ou habilidade que a remova do combate não “desbloqueia” a criatura que ela estivesse a bloquear.. Ou seja, jogar "terror" depois de definido os bloqueadores só salva a sua criatura de receber dano, mas não torna ela "não-bloqueada";
Dano de combate: Cada criatura atacante e cada criatura bloqueadora causa uma quantidade de dano de combate igual ao seu poder. Uma criatura não-bloqueada causa todo o seu dano de combate ao jogador defensor. Todas as atribuições de dano de combate vão para a pilha como uma única entrada. Em seguida, o jogador ativo recebe prioridade para jogar mágicas e habilidades. Quando o dano de combate resolve, é causado como foi originalmente declarado. Isto acontece mesmo que a criatura que causou o dano já não esteja em jogo.
Outra ressalva: Se uma criatura que participa do combate for destruída antes dessa fase, ela não causa dano. Mas, por exemplo, pode-se utilizar o "ancião da tribu sakura" para bloquear e, depois de o dano dele estar na pilha, ativar a habilidade de sacrifica-lo para encontrar um terreno no grimório;

fim de combate.
- Segunda fase principal
Idem primeira fase principal.

- Fase final
A fase final consiste em duas etapas:

limpeza: Primeiro, se a mão do jogador ativo contém mais cartas do que o seu tamanho máximo de mão (normalmente sete), ele descarta cartas suficientes para reduzir a mão a este número.
Fim do turno: Todo o dano é simultaneamente removido das permanentes e todos os efeitos que duram “até o final do turno” ou “neste turno” acabam.



Torneios e Formatos


Existem vários tipos de torneios sendo os principais:





Constructed
Nestes tipos de torneio, você deve competir com seu próprio deck, que deve estar montado antes do início do campeonato. Cada deck deve ter no mínimo 60 cartas. São torneios Constructed os seguintes formatos:

Standard: São permitidas as últimas seis expansões (dois blocos) e a última edição básica lançada, ou seja, atualmente o Standard é constituido por todas as cartas pertencentes ao bloco de Ravnica, ao bloco de Espiral Temporal, Frente Fria, 9ª Edição.
Block Constructed: São permitidas somente cartas de um bloco, ou seja, sua coleção principal e as duas coleções menores. Atualmente existem os blocos de Era Glacial, Miragem, Tempestade, Urza, Máscaras de Mercádia, Invasão, Odisséia, Investida, Mirrodin, Kamigawa, Ravnica, Frente Fria e Espiral Temporal. Geralmente, são jogados torneios apenas do último bloco lançado.
Extended: Atualmente são permitidas as últimas 3 edições básicas e 8 últimos blocos lançados, e de três em três anos é feita uma atualização no número de expansões e/ou edições permitidas. Atualmente o Extended é constituido por Invasão, Conjunção, Apocalipse, Odisséia, Tormento, Julgamento, Investida, Legiões, Flagelo, Mirrodin, Darksteel, Quinta Aurora, Campeões de Kamigawa, Traidores de Kamigawa, Salvadores de Kamigawa, Ravnica, Pacto das Guildas, Insurreição, Frente Fria, Caos Planar, Sétima Edição, Oitava Edição e Nona Edição.

Eternal
Semelhantes aos torneios Constructed, a diferença é que nestes formatos eles jamais se rotacionam, ou seja, engloba todas expançoes permitidas do Magic: The Gathering. Também pedem decks com um mínimo de 60 cartas. São torneios Eternal os seguintes formatos:

Vintage: O mais velho de todos os formatos, também conhecido como Tipo 1. São permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios, exceção feita a uma lista de cartas banidas, cartas de apostas ("ante cards"), cartas que exigem destreza manual (Chaos Orb, Falling Star), algumas cartas promocionais e cartas de decks de campeões. Além desta lista de cartas banidas, há uma lista de cartas restritas (você pode usar apenas uma em seu deck), que são consideradas muito fortes e que poderiam deixar o ambiente com 2 ou 3 decks, muitas dessas são bastante conhecidas e as melhores são chamadas de P9 (Power Nine).
Legacy: São permitidas todas as expansões ditas anteriomente no formato Vintage, com uma lista de cartas banidas, e sem cartas restritas. Até 20 de Setembro de 2004, todas as cartas restritas em Vintage eram banidas em Legacy. Atualmente há uma lista de banimentos propria (Por exemplo Mox do Cromo é restrita no Vintage mas não banida no Legacy).

Limited
Nesses tipos de torneios os jogadores recebem dos organizadores decks e/ou boosters (pacotes de cartas aleatórias) e devem montar um deck para o torneio num tempo limitado, com as cartas disponíveis. Estes decks devem ter no mínimo 40 cartas. São torneios Limited os seguintes formatos:

Booster Draft: Oito jogadores sentam em uma mesa, onde cada um abre um booster, escolhe uma carta, e passa o restante para o jogador do lado, até todos pegarem 15 cartas. Depois, repete-se o movimento com outros dois boosters. Então, os jogadores montam um deck com as 45 cartas obtidas.
Rochester Draft: Dessa vez, oito jogadores sentam em uma mesa, onde um booster é aberto e colocado à frente de todos na mesa. Cada jogador até o oitavo então escolhe uma carta, quando o oitavo pega uma segunda carta, e o processo volta até o segundo jogador. O processo é repetido 23 vezes, quando então os jogadores montam um deck com as 45 cartas obtidas.
Sealed Deck: O mais simples de todos formatos Limited, cada jogador recebe um deck e dois boosters de uma mesma ou diferentes coleções e monta um deck com as 105 cartas obtidas.

Multiplayer
Two-Headed Giant ou 2HG: É um formato recentemente sancionado pelo DCI, em que duas equipes de dois jogadores se opõem partilhando a vida (40 pontos) e o turno.

Casuais
Prismatic: É um formato pouco jogado em torneios, cujas regras são: um deck de pelo menos 250 cartas com pelo menos 20 cartas de cada cor. As cartas multicoloridas ou duplas contam como de uma das cores da carta apenas.
Singleton: É um formato casual, não jogado em torneios, a única regra é que cada carta só pode ter uma cópia no deck (exceto terrenos básicos).
Peasant: Também é um formato não oficial. Os jogadores só podem usar cartas comuns na construção dos seus decks.
Highlander: Formato não oficial também, usado apenas em torneios "amigáveis", onde cada jogador abre 1 booster e usa as 15 cartas e quantos terrenos (básicos) quiser no deck; então a cada partida, o vencedor fica com o booster do adversário ou escolhe uma carta para si (dependendo do que foi decidido antes), usando-os para melhorar seu deck para a próxima partida. Assim, o campeão terá todas as cartas (ou as melhores) no final do torneio.


Lista de Cartas banidas e/ou restritas


Cartas banidas são cartas que estão proibidas de se jogar nos torneios. Cartas restritas são limitadas a uma cópia no deck. Periodicamente algumas cartas são retiradas e outras incluídas na lista a fim de evitar que estratégias fortes demais dominem os torneios.

Standard: Não existem cartas banidas em Standard no momento .

Extended: Banidas: Frasco do Éter (Æther Vial) Discípulo da Câmara (Disciple of the Vault) Pinça Craniana (Skullclamp) Sepultar (Entomb)

Vintage: Banidas: Qualquer carta que tenha a palavra "ante", Chaos Orb e Falling Star. ’Restritas: Ancestral Recall, Balance, Black Lotus, Black Vise, Burning Wish, Channel, Chrome Mox, Crop Rotation, Demonic Consultation, Demonic Tutor, Dream Halls, Enlightened Tutor, Entomb, Fact or Fiction, Fastbond, Frantic Search, Grim Monolith, Gush, Imperial Seal, Library of Alexandria, Lion’s Eye Diamond, Lotus Petal, Mana Crypt, Mana Vault, Memory Jar, Mind Twist, Mind’s Desire, Mox Diamond, Mox Emerald, Mox Jet, Mox Pearl, Mox Ruby, Mox Sapphire, Mystical Tutor, Necropotence, Personal Tutor, Regrowth, Sol Ring, Strip Mine, Time Spiral, Time Walk, Timetwister, Tinker, Tolarian Academy, Trinisphere, Vampiric Tutor, Voltaic Key, Wheel of Fortune, Windfall, Yawgmoth’s Bargain, Yawgmoth’s Will.

Legacy: Banidas: Amulet of Quoz, Ancestral Recall, Balance, Bazaar of Baghdad, Black Lotus, Black Vise, Bronze Tablet, Channel, Chaos Orb, Contract from Below, Darkpact, Demonic Attorney, Demonic Consultation, Demonic Tutor, Dream Halls, Earthcraft, Entomb, Falling Star, Fastbond, Frantic Search, Goblin Recruiter, Grim Monolith, Gush, Hermit Druid, Illusionary Mask, Imperial Seal, Jeweled Bird, Land Tax, Library of Alexandria, Mana Crypt, Mana Drain, Mana Vault, Memory Jar, Metalworker, Mind Over Matter, Mind Twist, Mind’s Desire, Mishra’s Workshop, Mox Emerald, Mox Jet, Mox Pearl, Mox Ruby, Mox Sapphire, Necropotence, Oath of Druids, Rebirth, Replenish, Skullclamp, Sol Ring, Strip Mine, Tempest Efreet, Time Spiral, Time Walk, Timetwister, Timmerian Fiends, Tinker, Tolarian Academy, Vampiric Tutor, Wheel of Fortune, Windfall, Worldgorger Dragon, Yawgmoth’s Bargain, Yawgmoths Will.

Two-Headed Giant: Banidas: Erayo, Soratami Ascendant.

Cartas de Portal e Starter Pack: São legais em Vintage e Legacy desde 20 de Outubro de 2005.

Cartas banidas em Bloco Constructed

Bloco Espiral Temporal:: Não existem cartas banidas no bloco de Espiral Temporal até ao momento.

Bloco Ravnica:: Não existem cartas banidas no bloco de Ravnica até ao momento.

Bloco Champions of Kamigawa: Não existem cartas banidas no bloco de Kamigawa.

Bloco Mirrodin: Pinça Craniana (Skullclamp); Devastador Arconexo (Arcbound Ravager); Discípulo da Câmara (Disciple of the Vault); Frasco do Éter (AEther Vial); todos os Terrenos-Artefato.

Bloco Onslaught: Não existem cartas banidas no bloco de Onslaught.

Bloco Odyssey: Não existem cartas banidas no bloco de Odyssey.

Bloco Invasion: Não existem cartas banidas no bloco de Invasion.

Bloco Mercadian Masques: Porto de Rishada (Rishadan Port); Lin Sivvi, Heroína Rebelde (Lin Sivvi, Defiant Hero).

Bloco de Urza: Berço de Géia (Gaeas Cradle); Jarro de Memória (Memory Jar); Santuário de Serra (Serra’s Sanctum); Espiral Temporal (Time Spiral); Academia Tolariana (Tolarian Academy); Chave Voltaica (Voltaic Key); Windfall.

Bloco Tempest: Pergaminho Amaldiçoado (Cursed Scroll).

Bloco Mirage: Recursos Malbaratados (Squandered Resources).

Bloco Ice Age: Amulet of Quoz, Geleiras Minguantes (Thawing Glaciers), Timmerian Fiends, Orbe Zurana (Zuran Orb).



Magic Online


Existem programas para jogar magic online, sendo apenas um oficial e totalmente livre de problemas envolvendo direitos autorais. Magic Online é uma alternativa oferecida pela Wizards para os jogadores, um mundo virtual onde os jogadores podem trocar, comprar e vender cartas com dinheiro vivo, com as cartas existindo apenas no mundo virtual.

Magic Workstation Um programa que recria o magic no seu PC, podendo criar o seu próprio deck de qualquer edição ou expansão. As figuras das cartas podem ser adicionadas separadamente. Apresenta pequenos problemas com cartas muito específicas, como cartas que viram de cabeça para baixo.

General Collectible Card Game É um projeto de criar um software de código aberto para suportar todos os jogos de cartas colecionáveis.

OCTGN O antigo mtgplay fechou as portas depois que a Wizards entrou com um processo judicial alegando que o mtgplay infringia os seus direitos autorais. Os desenvolvedores voltaram com outro nome e outro programa, ainda muito precário para jogar magic online.

Apprentice é um antigo programa de Magic on-line, uma espécie de precursor do Magic Workstation mas que não funciona em computadores que usam firewall por receber conexão diretamente. No entanto, fora esse problema, é mais estável.






Espero que tenham gostado!



Alterado a 25-04-2007 19:57:03 por Al3x
Alterado a 25-04-2007 20:22:50 por Al3x
Alterado a 25-04-2007 20:37:17 por Al3x

antonio

De: Barreiro uma região com currículo de cidade
4/27/2007 9:03:41 PM
re
Bom artigo sim senhora.

shur`tugal


De: Vila Fria
4/25/2007 10:15:41 PM
fx
curti d ler principalmente a parte do richard
fica bem

Al3x


De: Sesimbra
4/25/2007 8:32:58 PM
re
Eu nao pus, pois era um pouco obvio, mas mesmo assim ja alterei...


Alterado a 25-04-2007 20:33:28 por Al3x

Zuzarte

De: Amadora
4/25/2007 8:28:13 PM
|DiaboliK|
|DiaboliK| diz ixo á wikipedia...

"Google--Richard Garfield, Wikipedia"

Fikem Bem

|DiaboliK|

De: Setúbal
4/25/2007 8:13:58 PM
re
Quando dizes que magic nao é um rpg mas sim um jogo de carats,podias ter posto a sua designação oficil TCG (Trading Card Game). Alem disso,na secção do richard garfield podias ter posto as cartas que ele desenhou aquando do seu casamento e do nascimento dos seus filhos,sempre é uma curiosidade interessante.
Responder

[1]