Boa Noite.
Com os regionais aí à porta acho importante falarmos do que mais interessa a todos na altura, encontrar o deck certo para levar e conseguir um top8 nos regionais que nos irá dar acesso ao campeonato nacional!
Desde que comecei a jogar Magic que gosto de jogar de control, os meus decks sempre foram de control, Oath, Scepter/Chant, etc; E sendo que no ambiente não há grandes counters, e após muitos testes, resolvi pegar no deck que para mim é mais constante no ambiente actual, o Solar Flare.
Para começar deixo aqui a lista do deck tal como o tenho agora:
// Lands
2 [TSP] Flagstones of Trokair
2 [DIS] Ghost Quarter
2 [GP] Godless Shrine
4 [DIS] Hallowed Fountain
3 [GP] Orzhov Basilica
3 [OV] Underground River
1 [TSP] Urza’s Factory
1 [RAV] Watery Grave
1 [PLC] Urborg, Tomb of Yawgmoth
1 [UG] Swamp
1 [UG] Island
2 [UG] Plains
// Creatures
4 [DIS] Court Hussar
2 [PLC] Body Double
2 [LE] Akroma, Angel of Wrath
3 [GP] Angel of Despair
// Spells
2 [ST] Tidings
4 [DIS] Azorius Signet
2 [RAV] Dimir Signet
4 [RAV] Remand
4 [A] Wrath of God
2 [US] Persecute
4 [RAV] Compulsive Research
4 [GP] Castigate
// Sideboard
SB: 1 [US] Persecute
SB: 3 [IA] Circle of Protection: Red
SB: 1 [TSP] Vesuvan Shapeshifter
SB: 3 [DK] Tormod’s Crypt
SB: 3 [RAV] Shadow of Doubt
SB: 4 [RAV] Faith’s Fetters
Court Hussar- Umas das criaturas azuis mais úteis em T2, para além de ser um 1/3(pára Kird Ape, Savannah Lions, Rakdos, etc) com vigilância, ainda nos permite ver as 3 próximas cartas do topo do deck, ficarmos com a que nos interessa e metermos as outras para o fundo não perdendo assim 2 turnos a comprar essas cartas. Tudo isto por apenas 3 manas.
Angel of Despair- A primeira winning condition, 7 manas por uma 5/5 voar e como oferta ainda vem um vindicate...parece bem não? Quase perdi a conta de quantos jogos esta criatura não me safou já...para mais, não é lendário o que quer dizer que podemos ter mais que uma na mesa...era díficil pedir melhor.
Akroma, Angel of Wrath- Esta é possivelmente a carta que quando entra na mesa dá ao oponente 2 turnos para ganhar o jogo, tem praticamente tudo o que podemos pedir de uma criatura, vigilância, first strike, flying...protecção contra red e black que são as cores com mais removal, e com sorte ao 4º turno temos esta menina na mesa a bater em forte!
Body Double- A carta mais recente no Solar, e a única alteração pós-PC...é basicamente um ressurection que permite também ir buscar uma criatura ao graveyard do oponente. Se ao terceiro turno conseguirmos discartar uma akroma ou um angel com o compulsive research e ao 4º turno este amigo saltar para a mesa copiando um dos anjos, podemos considerar que o jogo está 80% a nosso favor.
Azorius Signet + Dimir Signet- Aceleração de mana...indispensável contra decks rápidos como Gruul, e também as únicas cartas capazes de nos safar contra um Blood Moon.
Tidings- 5 manas para comprar 4 cartas...4 cartas é muita vantagem sobre um oponente, acho que qualquer um quando vê o oponente jogar uma Tidings pensa logo "em tanta carta é provável que lhe tenha saído o que precisa...e é verdade, muitas vezes sai mesmo. Mesmo assim esta seria provavelmente a carta que removia do deck no caso de haver qualquer coisa melhor.
Compulsive Research- Qualquer deck azul de T2 usa esta carta, simplesmente por ser a melhor carta de draw em T2. Acho que não precisa de grandes explicações!
Remand- Outra carta abusada. Atrasa o oponente um turno, e ainda compramos carta. Ainda para mais pede um mana genérico e um azul, e não dois azuis...Essencial no deck!
Wrath of God- O uso de cólera neste deck sobre a Damnation é essencialmente devido à base mana, desde os signets aos terrenos é quase certo termos mais facilmente 2 manas brancos do que 2 pretos ao nosso dispor para limpar a mesa. Já pensei meter as cóleras de sibeboard devido ao metagame...Vejamos, os decks que por aí andam são 90% de control, 9% Gruul, 1%(os que ainda não sabem da existência de Sulfur Elemental), ou seja secalhar rendia mais usar +1 Persecute, e outras 3 cartas ainda por definir que sejam boas contra Dralnu, DS, UR Tron, Flare...Nunca testei o deck sem cólera, mas em 80% dos jogos é sempre a carta escolhida para sair após o primeiro jogo e meter o sibeboard in.
Castigate- Por 2 manas vês a mão do oponente, escolhes uma mágica qualquer e removes essa carta de jogo...muito bom! O deck original jogava com apenas 3 Castigate, mas achei que devia meter o 4º, tirando um Phyrexian Totem para o seu lugar.
Persecute- Jogar um Castigate seguido de um Persecute no turno seguinte são quase sempre 5 cartas da mão do oponente para o lixo...sendo a restante um terreno ou artefacto. Enfim adoro esta carta.
E agora vem a parte que mais vezes tenho alterado...o Sideboard.
Persecute: Contra Control...é essencial, basicamente quem jogar o primeiro persecute leva logo uma enorme vantagem sobre o jogador que se vê obrigado a discartar as cartas. Esta é daquelas que nunca irei tirar de Sideboard.
Shadow of Doubt: Contra DS...muitos dos decks usam Trickbind por causa do Split Second...bem, com o Trickbind ele ainda vai ver de um dragão e é sempre um thread com que temos que lidar bem depressa ou então estamos feitos. Com o Shadow of Doubt ele pode sempre fazer Remand, mas em 90% dos casos ele não deixa mana suficiente para o fazer, e mesmo que tenha, não custa assim tanto repetirmos a mágica! O maior problema mesmo contra DS é o Gigadrowse no final do nosso turno...mas isso é fatal, tanto usando Trickbind como Shadow of Doubt, é claro que com Trickbind podemos sempre anular o Replicate do Gigadrowse...mas para isso temos que ter 2 Trickbind na mão se queremos que o Dragonstorm não resolva completamente. Ainda é um caso a ponderar o uso de Shadow of Doubt a Trickbind.
COP: Red: Contra Gruul, DS, UR Tron, Angelfire...Chega? Vale a pena!
Faith’s Fetters: Esta é daquelas cartas que não estão aqui a fazer muito imo, é verdade que ganhas 4 pontos de vida e ainda paramos algum bicho feio que nos esteja a estragar os planos...mas usualmente já temos soluções suficientes de SB contra essas mesmas ameaças...É principalmente bom contra o próprio flare...para parar akromas e anjos inimigos.
Tormord’s Crypt: Contra Dredge, um dos m-u que dá mais dores de cabeça ao Flare...só ganhamos se tivermos muita sorte e conseguirmos ter uma akroma bem cedo na mesa...com Tormord’s Crypt fica bem mais fácil ganhar! É certo que não vamos ver muitos Dredges nos regionais...mas nunca se sabe mesmo.
Vesuvan Shapshifter: Contra tudo menos Gruul I guess, copia os bichos grandes e as habilidades dos mesmo...é das minhas criaturas azuis favoritas.
Outras hipóteses para SB:
Bottle Gnomes- Satanic Sligh, Gruul
Riptide pilferer- Control
Trickbind- Por Shadow of Doubt
DeathMark- Project X principalmente
Extirpate- Solução desesperada contra ProjX ou DS?
--->Análise de Matchups<---
Dragonstorm(40%)
Só com Castigate e Persecutes bem cedo conseguimos ganhar o primeiro jogo...tal como todos os outros decks, depende muito da sorte de cada um.
UR Tron(80%)
Dos decks que me mete menos medo, conseguimos quase sempre tirar as ameaças da mão do oponente, e com os COP de sibeboard é quase certo que o jogo rola a nosso favor.
Gruul(65%)
Um deck muito rápido, e talvez o meu preferido de T2, não o melhor mas aquele com que é mais engraçado jogar. A blood moon pode ser uma dor de cabeça, mas é muito complicado para o Gruul lidar com um COP cedo na mesa. Mesmo quando ele compra o Krosan Grip já devemos ter ganho tempo suficiente para recuperarmos do impacto inicial causado pelo pequenos grandes bichos do Gruul.
Dralnu(50%)
Tudo depende do número de castigates de persecutes que consigamos jogar bem cedo...pessoalmente é do deck contra o qual menos gosto de jogar...não por ser mau, porque não é...mas tantos counters fazem o jogo bem aborrecido e dá muitas dores de cabeça mesmo. Para além disso não há nada que possamos usar de sibeboard que nos dê grande vantagem sobre este mu.
Angelfire(70%)
Parece bem fácil este mu, a não ser que ele começe com boom na flag dele, angel etc...parece-me fácil. Ainda para mais com os COP no sideboard e tanto discarte de main, não conto com grandes problemas vs Angelfire.
Dredge(80%)
Com a Tormord’s Crypt as nossas hipóteses sobre ridiculamente...sem as Crypt penso que as nossas hipóteses de ganhar o primeiro jogo sejam qualquer coisa tipo 30%. Embora não conte apanhar nenhum dredge à minha frente no regional...mais vale prevenir que remediar!
Project X(50%?)
Para ser sincero só joguei uma vez contra projectX e ganhei, mas tive alguma sorte nos draws, e se não tivesse essa sorte provavelmente tinha perdido...portanto penso que dependa muito da na sorte de ambos os jogadores...a única carta que faz "parar" este deck é mesmo a blood moon se conseguirmos lidar com os birds...mas como não nos é possível a inclusão de Blood Moon no sideboard, penso que tenho que esperar não apanhar muitos destes à minha frente
UG Tron(60%)
Gosto muito deste deck mesmo, é bastante rápido e consegue controlar o jogo com relativa facilidade...mas penso que não suporta todo o discarte e remoção do Flare...Também não testei muito este mu para ser sincero.
Bem, este foi o meu primeiro artigo por aqui...espero que tenham gostado de ler. Óbvio que aceito opiniões sensatas ou mesmo não sensatas...
Cumprimentos
Alterado a 15-04-2007 3:22:37 por cheezest