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UtilizadorResposta

Desmond
De: Odivelas
10/31/2014 12:35:45 PM
Morph Combat Phase
Boas, então a minha dúvida tem a ver como é que se lida com o morph (dado que não usa a stack e que portanto não pode ser respondido) na Combat Phase mais especificamente na Combat Damage Step.

Por exemplo vamos supor que o jogador A está a atacar com Rakshasa Deathdealer
http://magictuga.com/carta_ver.asp?id=kt313

E o jogador B está a bloquear com uma criatura morph, por exemplo, Woolly Loxodon
http://magictuga.com/carta_ver.asp?id=kt505

As minhas perguntas vão:

1) Depois do B declarar os bloqueadores, a prioridade está do lado do jogador B? Então ele pode pagar o morph e depois a prioridade passa para o jogador A, mesmo apesar do morph não usar a stack?

Supondo que se passa a fase de bloqueadores, indo para a Combat Damage Step:

2) quando é que o jogador B pode pagar o morph?
3) é possível e quando é que é possível o jogador A ter prioridade para activar qualquer uma das habilidades da criatura.
4) de que forma é possível o jogador B pagar o morph e o jogador A não conseguir activar nenhuma das habilidades da criatura (ou seja não ter prioridade)?

Não sei se foi muito confuso, mas qualquer coisa, posso voltar a explicar as perguntas.

Peace
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
11/5/2014 8:41:20 PM
Re
1) Na realidade a prioridade volta ao jogador B, mas ele vai ter de eventualmente passar prioridade novamente ao A.

Quando um item resolve da Stack prioridade regressa sempre ao jogador Activo, mas Special Actions não usam a Stack e quando uma Special Action é feita por um jogador com prioridade, esse jogador mantém prioridade logo após.

2) Quando ambos os jogadores passam sucessivamente prioridade sem tomar nenhuma acção com a Stack estando vazia (algo que tem de acontecer eventualmente), a etapa termina e a seguinte começa. Como eu disse abaixo a primeira coisa a acontecer na CDS é a Turn Action de designação e resolução do dano. Prioridades a jogadores só são atribuidas depois dessa Turn Action e todas as State-Based Actions associadas a essa Turn Action acontecerem.

Em situações onde existem criaturas em combate com First ou Double Strike irá ser criada uma CDS adicional, e aqui será possivel jogadores utilizarem o fim da primeira CDS para tentar influenciar resultados da 2ª CDS, sim.

3) Yep. (esta foi curta)

Cumps
Alterado a 11/5/2014 8:42:18 PM por S1NE4T3R

Desmond

De: Odivelas
11/5/2014 12:59:53 PM
Re
Ok desde já obrigado pela resposta e paciência.
No entanto queria só esclarer alguns pontos, de resposta curta (acho eu):

1) Apesar de Morph ser uma acção que não requer uso da Stack e não pode ser respondida, pagar Morph é uma acção reconhecida pelo jogo e assim que o jogador B activar o Morph, a prioridade volta ao jogador A é isso?

2) Então assim que ambos os jogadores passam sucessivamente a prioridade no fim da Declare Blockers Step, a partir daí quando se entra no Combat Damage Step já nada pode ser feito certo?
Contudo se houver First Strike ou Double Strike, depois desta "fase" os jogadores voltam a ter prioridade certo?

3) Portanto a não ser que seja propositado, o jogador B por mais que espere pela altura ideal para pagar o morph, o jogador A (desde que tenha mana) vai poder sempre ou regenerar ou pumpar certo?

Peace and thank you



S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
10/31/2014 8:40:42 PM
Re
1) A prioridade vai primeiro para o jogador A, tendo em conta que ele é o jogador Activo. O jogador Activo é por norma sempre o primeiro a receber prioridade pelo jogo no inicio de maior parte das etapas/fases do seu turno (assim que qualquer acção de turno caso necessária tenha sido feita/resolvida - como o declarar de Blockers). Relembro que em acções de turno, não existem prioridades para jogadores.

A etapas ou fases só terminam quando todos os jogadores passam prioridade sucessivamente sem tomar nenhuma acção enquanto a Stack está vazia. Apesar de Morph ser uma acção que não requer uso da Stack e não pode ser respondida, pagar Morph é uma acção reconhecida pelo jogo e o jogador que quer pagar o custo de Morph tem de ter prioridade no turno para poder tomar essa acção sequer.

O jogador A é o primeiro a receber prioridade depois dos Blockers terem sido declarados pelo jogador B. Imaginando um cenário onde jogadores não têm mais nada, aqui o jogador A pode escolher ou activar as habilidades do seu Deathdealer ou passar prioridade ao B sem fazer nada. Se activar aqui o Deathdealer, o jogador B vai ter muitas chances de prioridade para usar o seu Morph. Se o A não activar o Deathdealer e passar prioridade ao B sem fazer nada, o B pode ou passar prioridade e terminar a Step; ou pode usar o seu Morph e passar prioridade ao A (onde este poderá usar o seu Deathdealer se assim o entender).

2) A primeira coisa a ser decidida e resolvida no ínicio da Combat Damage Step é o dano de combate. Não há prioridades para jogadores, é uma acção de turno. Consequências de dano de combate (SBAs, mortes e afins) acontecem logo depois. O jogador A é o primeiro a receber prioridade quando tudo relacionado ao combate estiver resolvido, pois ele é o jogador Activo. Se a 2/2 Morph ainda estiver viva, o jogador B só vai poder usar Morph depois do jogador A lhe passar prioridade nessa etapa.

3) Para ser bem claro a responder esta questão, resumo tudo numa frase: se queres usar habilidades/efeitos que influenciem o dano de combate, tens até ao fim da Declare Blockers Step. Se deixas a Combat Damage Step começar, tarde demais.

4) Já o deves ter deduzido a esta altura, mas se ambos os jogadores têm mana para usar as suas habilidades respectivas, essa situação é impossivel de acontecer a não ser que um dos jogadores propositadamente não queira tomar acção (apesar de conseguir, ele consegue sempre). Eles vão ter de trocar prioridade, como te expliquei no 3º parágrafo da questão 1.

Cumps
Responder

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