Atenção que os asiáticos já fazem as falsificações com a camada azul. :/
Normalmente o problema dessas falsificações é a cor da impressão na parte de trás da carta que não "bate certo" com as cores normais. São, normalmente, demasiado claras e o papel da carta é demasiado "glossy" porque as cartas foram impressas em papel/cartão para cartas de jogo "normais" (Poker etc).
Isto não acontece quando a imagem é impressa numa carta verdadeira, mas regra geral a superfície da frente da carta fica ligeiramente marcada porque a imagem original foi (em principio) retirada com uma espécie de lixa fina que desgasta um bocadinho esse lado da carta (apesar de o fazerem cada vez melhor, admito).
De vez em quando o pessoal faz asneira e faz falsificações de cartas antigas usando como base cartas recentes e a parte de trás estraga-lhes tudo, porque a borda negra nas costas das duals de Revised e Unlimited são mais claras que as das cartas mais recentes.
A melhor maneira será mesmo comparar com duals que se saibam ser verdadeiras. Comparar o brilho, as cores (tanto á frente como a trás), as dimensões (porque algumas são coladas e as margens são lixadas para tirar irregularidades, mas isto faz com que a carta fique ligeiramente mais pequena que o original, cerca de 1mm/1,5mm mas o suficiente para comparar) e pedir a opinião a pessoal que as possa ver ao vivo.
Ter em conta que na altura a qualidade de impressão era menor e menos regular, por isso é normal diferentes "lotes" de impressões terem cores ligeiramente mais claras ou mais escuras, o que não quer dizer que não sejam verdadeiras.