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UtilizadorResposta

jnsilva
De: Castro Verde
6/27/2013 2:33:24 PM
Algumas dúvidas sobre magic
Bom dia a todos. Como o título sugere, estou com algumas dúvidas sobre a jogabilidade no magic. Aqui estão as minhas questões:

-É possível colocar mais do que um artefato-equipamento numa criatura?

-Quais são consideradas as cartas permanentes e as não-permanentes?

-Uma criatura que esteja sob o efeito de uma habilidade que seja colocar marcadores, por exemplo -4/-4, até ao final do turno, ela morre? Suponhamos que a carta em questão é uma 2/2 e que o jogador-alvo não tenha nada para bloquear.

-Numa carta que tenha uma habilidade que possa ser ativada pagando mana e se o jogador tiver mana suficiente para a ativar 2 vezes, ele tem essa possibilidade?

-Todas as cartas têm a possibilidade de serem postas em jogo "facing down"? Se sim, e se não tiverem nada escrito, o que é preciso fazer para as voltar?

-Quantos planeswalkers, criaturas e terrenos lendários podem estar em jogo?

-Por que tipo de cartas podem ser os planeswalkers alvos?

-O que é o stack?

Além destas dúvidas, aqui no portal do MagicTuga existe alguma secção onde estejam postados um ou mais tópicos sobre habilidades de cartas?
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
6/29/2013 6:23:41 PM
Re
Um token tem sempre tipos de permanente atribuidos, e o token em campo conta como qualquer um desses tipos de permanente que ele tiver. Um token de criatura é para o jogo uma criatura, e coisas que afectem criaturas, também o poderão afectar.

Existem no entanto certos efeitos que visam explicitamente objectos "nontoken", aí um token já não poderia ser visado.

O tópico já está a ficar um bocadinho cheio, sim. Recomendo fazeres novos tópicos na secção ou enviares-me PMs sempre que tiveres novas dúvidas.

Cumps

jnsilva

De: Castro Verde
6/29/2013 10:14:14 AM
Re:
Obrigado pela explicação. Desculpa estar a ser muito chato, mas também gostaria de saber se cartas com habilidades que afetam criaturas também afetam tokens criaturas e vice-versa. Já dei uma espreitadela no players handybook, mas apesar de estar muito completo, há vezes em certos casos que uma pessoa não sabe o que há-de fazer. Espero a tua compreensão.
Se não quiseres estar a encher muito o tópico manda-me mensagem. Muito obrigado pelo teu tempo!

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
6/28/2013 6:59:10 PM
Re
Em relação à pergunta 3, independentemente da duração do efeito, mal uma criatura é verificada pelo jogo como tendo defesa igual ou inferior a 0, ela morre imediatamente.

Em relação à Reserva de Mana, esta é outra zona invisivel que cada jogador tem, sendo esta responsável pela organização da mana que produzes quando utilizas uma habilidade de mana de um terreno ou algum outro efeito ou habilidade que produza mana.

Mana, como já deves saber, é a "moeda" de Magic, que é usada para pagar os custos das tuas mágicas e certas habilidades. Quando usas algum efeito que produza mana (sendo o mais conhecido o virar de um terreno para mana), essa mana é criada na tua Reserva de Mana. Da Reserva, podes usar essa mana para pagar custos. É basicamente só isto, uma zona intermédia para alojar a mana enquanto não a usas para pagar um custo. No entanto, o tempo de alojamento para a Reserva é limitado. No final de cada etapa e de cada fase num turno, a Reserva é esvaziada automáticamente, por isso tem sempre em conta que convém produzires mana quando a quiseres usar nessa mesma etapa/fase para pagar algum custo.

Cumps

jnsilva

De: Castro Verde
6/28/2013 9:06:05 AM
Re: (2)
Já agora, o que é a reserva de mana?
Alterado a 6/28/2013 9:07:03 AM por jnsilva

jnsilva

De: Castro Verde
6/28/2013 8:55:51 AM
Re:
Muito obrigado pelas vossas respostas. S1NE4T3R, o que eu queria dizer na 3ª questão era isso que tu referiste mas apenas com uma habilidade que fosse até ao final do turno. Não sei se assim me percebes melhor.

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
6/27/2013 7:31:08 PM
Re
1º Sim. A não ser que haja especificações em habilidades de algum dos objectos envolvidos, não há limitações para o nº de Equipamentos que uma criatura possa ter anexados.

2º Uma carta de permanente é uma carta que pode permanecer em campo quando é jogada ou colocada directamente em campo. Ou seja, Terrenos, Criaturas, Artefactos, Encantamentos e Planeswalkers. Mágicas Instantâneas e Feitiços não são consideradas cartas de permanente. Muito importante saber que uma carta de permanente só é considerada pelo jogo como sendo uma "permanente" quando esta está no campo de batalha.

3º Não percebi esta pergunta pois está estruturada de uma forma demasiado confusa. Não sei se te estás a referir a alguma criatura com Wither ou Infect numa situação de combate, ou apenas algum efeito de -X/-X ou algo que coloque marcadores -1/-1. O máximo que te posso dizer sem especificares a pergunta de uma forma mais coesa, é que a partir do momento em que uma criatura possui defesa igual ou inferior a 0, morre.

4º Se a habilidade activada não tiver nenhuma restrição explicita, então podes activá-la multiplas vezes num turno desde que consigas pagar os seus custos por cada activação.

Um exemplo de habilidades com restrições seria as de um Planeswalker, que só podem ser activadas num turno do seu controlador, numa Main Phase, com a Stack vazia e desde que nenhuma habilidade desse mesmo Planeswalker tenha sido activada préviamente no turno.

5º Não. Apenas quando um efeito te permite colocar uma carta em campo "face down" é que o podes fazer.

6º Não há limite para criaturas ou terrenos normais. Quanto a Planeswalkers e permanentes lendárias, as regras vão mudar em Julho para esses 2 tipos e para evitar confusões vou-te dar as regras futuras (não vale a pena saberes as regras actuais se daqui a menos de um mês elas vão mudar):

Não tens um limite para permanentes lendárias em campo, desde que elas não partilhem o mesmo nome. A partir do momento em que tu tens em campo sobre o teu controlo 2 ou mais permanentes lendárias que partilhem o mesmo nome, tens de escolher uma dessas, e enviar as outras directamente para o cemitério.

Com Planeswalkers é similar, mas não é com o nome. Planeswalkers têm "tipos de Planeswalker", que podes identificar a meio do card, na linha entre a arte e a caixa de texto com as habilidades. O que estiver a seguir ao hifen nessa linha, é o tipo de Planeswalker. No caso de um Jace Beleren, o tipo é "Jace". No caso de um Ajani Vengeant, é "Ajani". A partir do momento em que tens em campo sobre o teu controlo 2 ou mais Planeswalker com o mesmo tipo de Planeswalker, tens de escolher 1 desses, e enviar os outros para o cemitério.

7º Tudo o que vise Planeswalkers ou permanentes. Tens mais info sobre o funcionamento de Planeswalkers no nosso Handybook, nesta mesma secção (um dos tópicos a verde).

8º É uma zona invisivel partilhada por todos os jogadores que regula a ordem de resolução de múltiplas mágicas e/ou habilidades, num sistema de prioridades. Tens um segmento inteiro sobre como funciona a Stack/Pilha também no nosso Handybook. Dá uma espreitadela.

9º Como disse o Apoc, o nosso Glossário e Handybook são os melhores tópicos para pesquisares sobre habilidades e alguns conceitos mais avançados sobre o jogo.

Cumps
Alterado a 6/27/2013 7:32:06 PM por S1NE4T3R

ApocKane

De: Sesimbra
6/27/2013 5:51:24 PM
..........
"Além destas dúvidas, aqui no portal do MagicTuga existe alguma secção onde estejam postados um ou mais tópicos sobre habilidades de cartas?"

Tens 2 tópicos acima onde explica algumas das tuas perguntas e tem as habilidades.

Glossário de Habilidades [update: Dragon´s Maze]
The Magic Player’s Handybook [update: B&R List May 3rd]
Responder

[1]