Boas a todos.
Acho que a recente abertura para construir decks de 3 cores em Modern deixa em aberto que se possam testar alternativas ao 3 modelos agora estabelecidos (Jund, American Aggor, RUG). Por isso decidi avançar com uma ideia que já andava a tentar por em prática há algum tempo: um Bant de Modern!
A minha primeira ideia foi tentar algo mais direccionado para control, mas depois de ver o UW Tempo em acção, achei que ao adicionar verde não estaria a ganhar grande coisa. Por isso, decidi, sem inovar muito juntar Tarmogoyf e Geist of Saint Traft, por serem duas das criaturas que melhor definem o formato actualmente e que, até agora, nenhum outro deck conseguiu fazer.
A lista que proponho não vai ser muito inovadora, sendo que pega nos modelos e cartas pré-estabelecidos no Modern actual; ainda assim, tenho algumas dúvidas, para as quais gostava de obter o vosso expertise, já que poderão ver algumas coisas que me estejam a escapar na construção do deck.
Quanto à base de mana, ela vai estar por fazer, somente porque será algo que farei depois de testar o deck, o que ainda não fiz.
Deixo também alguns comentários abaixo da lista, relativamente às minhas opções e o porquê das mesmas, esperando que vocês possam contribuir com opiniões úteis
Main Deck:
22 Lands
4 Delver of Secrets / 4 Noble Hierarch
4 Snapcaster Mage
4 Tarmogoyf
3 Geist of Saint Traft
2 Vendilion Clique
4 Path to Exile
3 Mana Leak
1 Remand
2 Spell Snare
2 Dispel
4 Serum Visions
2 Thought Scour
2 Cryptic Command
1 Vedalken Shackles
Em relação a opções de main deck:
1- Por um lado, o Delver ao flipar, torna-se muito aggro e, sendo voador, é bastante difícl de parar. Por outro lado, o efeito exalted do Noble parece-me muito interessante de testar com o Geist, pois dessa forma é muito mais difícil de remover da mesa (p.ex. com Volcanic Fallout ou mesmo com block); para além disso, também contribui para que o Goyf, o Chan e a Clique possam atacar com mais robustez, bem como "obriga" o meu oponente a gastar removal nele, em vez de o fazer em criaturas mais relevantes, do ponto de vista ofensivo. além do mais, o Noble acelera o jogo ao ponto de poder ter em campo um Geist ao segundo turno, o que pode ser bastante relevante...
2- O número de criaturas pode parecer excessivo, mas acho que complica a vida aos meus oponentes, especialmente aqueles que se centrem em spot removal.
3- Preferi o Dispel ao Spell Pierce, porque acho que a principal utilidade daquele é o "counter fight" e nesse campo é mais eficaz no late game; contudo sei que o segundo é mais abrangente e, por estarmos num formato com bases de mana reduzidas, acaba por ser quase sempre uma solução definitiva.
4- Sinceramente, ter só uma Shackles deixa-me algo relutante, não sei bem se vai ter relevância suficiente para ocupar o "slot perdido"; mas parece-me que, contra certos match-ups pode ser um golpe muito difícil de aparar por parte do meu oponente, que nunca terá artifact hate de main deck.
Já agora, se tiverem algumas sugestões quanto à composição do sideboard, podem mandá-las vir. Eu próprio já tenho algumas ideias pré-definidas, mas como ainda não testei o deck (só depois do invitational...), posso ainda não ter bem noção de quais os match-ups mais complicados - sendo que quase de certeza Jund será um deles.
Obrigado a todos.
Have a nice brew
Alterado a 9/22/2012 8:06:42 PM por BMBA