1º Prepara-te para aprender muitas coisas novas:
Primeiro, e isto é algo bastante importante de saber em Magic: dano regular não diminui a defesa de uma criatura que o recebe. O dano fica "marcado" nessa criatura, até a criatura mudar de zona ou até a proxima Clean Up Step (a ultima do turno) iniciar-se, o que aconteçer primeiro.
A defesa de uma criatura é apenas um valor que identifica a quantidade de dano necessária para a destruir por dano letal. Uma criatura pode levar dano superior à sua defesa, a defesa não limita a quantidade de dano que ela pode receber.
Logo, exemplificando para ser mais claro, se tiveres uma 3/4 e essa criatura receber 5 de dano, essa criatura continua a ser uma 3/4. Apenas tem 5 de dano marcado sobre ela, o que faz com que ela morra por dano letal. Se essa 3/4 ao invés de 5 levar com 2 de dano, é uma 3/4 com 2 de dano marcado, e por aí fora. Assim que uma criatura tem dano equivalente ou superior à sua defesa, morre por dano letal.
Segundo, outra coisa bastante importante de saber em Magic: Quando multiplas criaturas bloqueiam uma criatura atacante, não é o jogador defensor que decide a ordem de dano de combate das criaturas bloqueadoras para essa atacante. É o próprio jogador atacante. Outra coisa importante a saber é que o dano de combate não acontece à vez. Dano de combate é declarado e dado todo ao mesmo tempo no inicio da Combat Damage Step. (Nota: Não vou meter aqui First Strike e Double Strike à mistura, porque só iria tornar isto mais confuso, mas com o tempo pesquisa pela secção por explicações minhas prévias onde mencionei o funcionamento dessas habilidades e como alteram as Combat Damage Steps. Também temos um Glossário de Habilidades.)
Agora indo à dúvida em questão, quando o oponente declara a Elite como atacante, todas as tuas criaturas aptas a bloquear a Elite fazem-no. Isto acontece tudo ao mesmo tempo, no inicio da Declare Blockers Step. O controlador da Elite (o jogador atacante) decide a ordem de blocks entre as criaturas bloqueadoras da Elite. Na Combat Damage Step, o dano é designado e dado. Para a Elite dar dano à 2ª na ordem de bloqueadoras, tem de dar letal à 1ª e por aí fora, até a Elite não ter mais dano para designar. Todas as bloqueadoras envolvidas no combate vão dar o seu dano ao mesmo tempo à Elite.
Como tens uma criatura 3/4 e duas 1/1, a ordem mais regular e proveitosa para o oponente (que ele sem duvida irá escolher) será meter a 3/4 em 1º e as outras em 2º/3º, dando 4 à 3/4 (destruindo-a), e deixando as 1/1s vivas. A Elite leva 5 de dano (3 da 3/4 e 1 de cada uma das 1/1) logo em principio será destruida também no combate. Teres uma criatura com Deathtouch produz exactamente o mesmo resultado, a Elite ja está a receber dano mais do que suficiente para a matar com tantas bloqueadoras.
Presumi nesta situação que a Elite aqui não tem o +1/+1 counter, se o tiver ou se existirem efeitos a alterar-lhe o P/T calcula o dano novamente de acordo com esse factor.
2º Qualquer mágica que um jogador conjure, e seja verde, "dispara" (e não "activa", estamos a falar de uma habilidade desencadeada) o Wurm’s Tooth. Para saberes o que é conjuração e mágicas, tens de entender o que é a Stack/Pilha, para isso consulta o nosso Handybook nesta mesma secção, tens uma temática feita por mim sobre a Stack e o seu funcionamento. Criaturas são mágicas, se forem conjuradas. Terrenos não são mágicas.
Cumps
Alterado a 7/19/2012 3:02:30 AM por S1NE4T3R