1º Esquema. E um esquema bem marado.
A tua primeira etapa do turno é a de desvirar as permanentes. Depois vem a etapa de manutenção e só depois a etapa de compra.
Se te trocaste com a ordem das etapas, como é um jogo casual, os teus amigos apenas necessitavam de te relembrar que te esqueçeste de desvirar as permanentes.
A regra de Manaburn já não existe desde M10, mas se tens curiosidade em saber o que era, consistia numa regra aplicada quando mana (e atenção que mana e terrenos são 2 objectos diferentes) não usada que estivesse na reserva de um jogador quando a reserva era limpa (na altura era só no fim das fases) causava 1 de dano a esse jogador por mana não usada. A regra de Manaburn não envolvia nem nunca envolveu nenhum desses passos malucos que os teus amigos te referiram.
Mas como ja disse, Manaburn já não faz parte das regras do jogo, e agora as reservas de mana esvaziam no fim de cada fase e de cada etapa, mas não danificando jogadores por mana não usada.
2º Correcto. Se devolveres a criatura encantada pelo Pacifism para a mão, o Pacifism já não está a encantar nada e vai para o graveyard do seu dono. Podes conjurar novamente a criatura, sem problemas.
Cumps