Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Decks / Combos-->[Legacy] Burn      EDITADO <----- Responder
Apenas para utilizadores registados!

Link directo: topico.asp?topico=131502

UtilizadorResposta

djtorres

De: Arcozelo
2/5/2012 3:28:36 PM
[Legacy] Burn      EDITADO <-----
Ora cá está o deck BURN editado, com algumas alterações tidas em conta:

-----------------------------------------------
// Lands (19)
19 Mountain

// Creatures (8 )
4 Spark Elemental - 3for1/apoio
4 Hellspark Elemental- 3for2/apoio

// Instants (16)
4 Lightning Bolt - 3for1
4 Incinerate - 3for2
4 Fireblast - finisher/4for0
4 Volcanic Fallout - contra creatures + players

// Sorceries (12)
4 Lava Spike - 3for1
4 Chain Lightning - 3for1
4 Rift Bolt - 3for1

// Enchantments (5)
3 Sulfuric Vortex - tática alternativa
2 Ankh of Mishra - tática alternativa

// Sideboard (15)
4 Vexing Shusher - contra counters
3 Smash to Smithereens - contra artifacts
4 Flame Rift - contra multiplayer
4 Price of Progress - contra lands
-----------------------------------------------

Então as minhas dúvidas de momento são as seguintes:
- Nº de lands: Acham que 19 é suficiente?
- Sideboard: Não será que o side é muito idêntico ao que já existe no deck? Ou seja, alterar o side para outras variantes? Muita ajuda aqui!
- Creatures: O Spark Elemental eu penso nele como uma sorcery de 3for1, com ajuda a destruir uma creature sempre que necessário...
- Blood Moon: Não seria interessante incluir a carta no deck?


Bora ajudar pessoal

Agradeço coments!

Cumprimentos
Alterado a 2/13/2012 12:15:23 PM por djtorres

DRAGONRULER


De: Barcarena
2/17/2012 6:11:10 PM
RE tangram
Antes de mais, concordo com a maioria dos pontos que levantaste e das cartas que sugeriste.

A única coisa que torna o hellspark elemental suficientemente bom para legacy é o unearth, que te permite rir na cara de counterspells e bater uma segunda vez contra decks mais aggro. O spark elemental não faz nada disto e é como um bolt menos eficiente.

Volcanic fallout é para sideboard, quanto muito, nunca o poria em main. Burn consegue ser rapido o suficiente para correr com a maior parte dos decks mais baseados em criaturas. Fallout é mais recomendado contra decks de controlo com delver e/ou vendilion clique e/ou stoneforge.

Para além disso, só tenho a acrescentar que o pack do grim lavamancer (de notar que só é viável com umas 12 fetch, 8 no minimo) é pouco recomendável no meta actual, com stifles a voarem por todo o lado.

Acho também que searing blaze é útil apenas num punhado de situações e por isso mesmo que metesse o grim provavelmente não a incluiria.
Alterado a 2/17/2012 6:17:40 PM por DRAGONRULER

tangram


De: Montemor-o-Velho
2/16/2012 3:57:40 PM
re:
Ora bem... aqui vão alguns bitaites:
1- Spark Elemental é mau, muito mau. Uma criatura que tem forçosamente de bater para dar 3 de dano é fraco. Porquê? O Lightning Bolt faz isto instantâneamente. O Chain Lightning não precisa de atacar nem sobreviver a removal para dar 3.
2- Não sou fã do Ankh of Mishra. Consigo ver várias situações em que o oponente vai ignorá-lo.
3- Tás de Mono Red Burn. Tens de ignorar o oponente e para isso convem seres o mais rápido possível. Basicamente tás a jogar um deck de combo. Por isso, não sou fã do Volcanic Fallout (3 de mana para dar 2 de dano é fraco). O burn é para a cabeça e não para as criaturas excepto se for mesmo necessário.
4- Tendo em conta a curva de mana, os 19 terrenos não me escandalizam.
5- Blood Moon não dá dano.
6- Considera Grim Lavamancer. É uma fonte reutilizável de dano. Lava Rift, Price of Progress, Searing Blaze, Keldon Marauders e Goblin Guide também são 5* em Mono-Red.

djtorres


De: Arcozelo
2/13/2012 12:20:36 PM
Pessoal...
...deck editado, com alterações.

Bora comentar.

DRAGONRULER muito obrigado pelo teu coment, realmente deu muito jeito, e segui alguns conselhos teus.

Mas preciso de novos coments, pois quero um deck competitivo, e para isso é necessário a vossa ajuda

DRAGONRULER


De: Barcarena
2/5/2012 8:05:10 PM
re
Boas, tenho testado várias listas de burn para legacy e há alguns pontos gerais que convém desde já saberes:

1. A única criatura das que tens aí viável para o formato seria hellspark elemental. (mesmo depois de levar um counter é capaz de voltar)
O kiln fiend, num formato com removal barato e bom às carradas, não fica tempo suficiente em campo para ver as vistas, muito menos fazer dano significativo na maior parte dos casos. O spark elemental, muito simplesmente, isn’t good enough. Repara que nem tem a recurssividade do hellspark nem a agressividade do fiend.

2. Criaturas a considerar para Legacy Burn:
- Hellspark Elemental
- Goblin Guide (sem dúvida a melhor 1-drop possível)
- Keldon Marauders
- Figure of destiny (à primeira vista parece ter os mesmos problemas que o kiln fiend, mas a verdade é que consegue, por um lado, servir como "decoy" contra decks de controlo que, regra geral, a anulam como se a vida deles dependesse disso. Por outro, é uma carta que vai crescendo ao longo do jogo e, contrariamente ao fiend, não precisa que a alimentes constantemente para trabalhar como deve ser)

3.Browbeat é uma carta má. Num formato altamente competitivo em que cada decisão faz a diferença, podes ter a certeza que a esta carta NUNCA vai fazer aquilo que tu queres se o teu adversário tiver pelo menos um bocado de cérebro e faça uso dele no jogo. Caso isto não seja o suficiente para te convencer, lê este artigo magic.tcgplayer.com/db/article.asp?ID=7146 escrito por alguém que de facto "percebe do assunto" e pode dar argumentos e exemplos muito mais concretos.

4. Sulfuric Vortex é fixe, dado o vasto uso que se dá a artefactos como sword of war and peace e batterskull, mas ainda assim acho 3 uma quantidade suficiente, se decidires mantê-los.

5. Ankh of Mishra é "fofo" mas desnecessário. A não ser que estejas a jogar contra loam decks, outro burn spell qualquer seria igualmente relevante e, acima de tudo, mais imediato (não precisas de rezar para que ele precise de terrenos) o que é engraçado, tendo em conta que loam já é um matchup bom para burn em primeiro lugar, mesmo sem "truques".

6. Normalmente flame rift e magma jet são interchangeable. Ambos trazem as suas vantagens e, francamente, prefiro o primeiro. Scry acaba por não ser necessário a maior parte das vezes, e quando é (duas lands no topo) que garantia tens tu de não vir aí uma 3ª land? Mas são ambas cartas boas e trazem vantagens e desvantagens a certos matchups.

7. Price of Progress is God. Use it. E não é em sideboard, esta carta magoa severamente 90% dos decks actuais do formato, vale sempre a pena levar 4 de main para o 1º jogo, desde que o ambiente seja mesmo de legacy e não casual.

8. Pensa no fireblast como um finisher. No momento em que o despejas é suposto o fim do jogo já estar à vista, não vais precisar dos terrenos de qualquer forma. E não te esqueças que podes vira´-los para mana antes de os sacrificares, permitindo-te fazer potencialmente até 10 de dano com apenas dois terrenos (2 cartas 3 por 1 mais o fireblast)

9. Shrine of Burning Rage é óptimo em t2. Em legacy nem por isso. Podes substituí-las por 3 smash to smithereens, uma excelente carta para sideboard.

10.Banefire nunca vai ser bom neste deck. A razão aqui é bem simples de explicar: Tu na maior parte das vezes vais ter 4, máximo 5 terrenos quando o jogo acabar. (quer ganhes ou percas) A ideia de um finisher é boa, mas quando o finisher não consegue ser finisher... Bem, acho que percebes o que quero dizer. Considera red elemental blast/pyroblast/tormod’s crypt entre outras para ocupar estes slots do side.

Bem, desculpa o post comprido, mas espero que tenhas ficado com uma ideia geral do que convém teres em conta. Para uma visão mais compreensiva do que precisas de evitar e do modo como o deck é suposto funcionar, recomendo a leitura deste artigo, que também me ajudou bastante: mtgsalvation.com/1144-gathering-the-magic-the-essence-of-burn.html

Burn, baby, burn.

djtorres


De: Arcozelo
2/5/2012 3:29:41 PM
bora lá...
...nos coments pessoal
Responder

[1]