Tens de decompor a funcionalidade da Fireball em etapas para a entenderes bem.
Tu declaras o valor de X (o dano que vais dar) ao colocares a Fireball na Stack. Ao pagares custos no fim do processo de conjuração, pagas (para além de X e de
) 1 adicional por cada alvo extra (1 adicional para uma Fireball com dois alvos, 2 adicional para uma com três alvos, por aí fora). O custo adicional para alvos extra nao está relacionado com o X nem com o dano que a Fireball vai dar.
Ao resolver, a Fireball dá dano, dividido igualmente (arrendondado para baixo) a todos os alvos. Ou seja, divide o X igualmente aos alvos que irá danificar.
Tu tens de calcular bem o que vais fazer antes de conjurar a Fireball.
Agora, pegando no teu exemplo, se só tens 11 manas disponiveis (a contar com uma
): Se queres atingir 4 alvos, terás de pagar 1 adicional por cada alvo a partir do 2º. Ou seja, 3 manas aí, ja vao para o custo adicional. Sobra-te 8 manas. Sendo uma a
mana para o custo colorido da Fireball, o maximo que podes fazer é X=7.
7
para o custo da Fireball com X=7, mais 3 manas para o custo adicional para a Fireball ter 4 alvos.
Ao resolver a Fireball, como o dano tem de ser obrigatoriamente dividido
igualmente, a Fireball vê que nao consegue dar mais do que 1 de dano a cada um dos 4 alvos. Fireball nao consegue dar 2 de dano a 3 alvos e 1 de dano a outro alvo. O nº de dano tem de ser igual em todos os alvos. Fireball arrendonda para baixo conforme necessario para todos os alvos levarem dano igual. 1 de dano a 4 alvos, é o maximo que ela consegue fazer com X=7.
Cumps
Alterado a 11/23/2011 6:25:20 PM por S1NE4T3R