Boas,
De modo a dinamizar esta secção, sobre a qual se tem discutido ultimamente, venho dar o meu contributo.
O meu percurso no magic é fraquinho, jogo apenas FNM’s em clubes perto da minha zona, e eventualmente launch parties e pre-releases.
À parte das vitórias nestes eventos, nada mais tenho a mostrar. Só este ano tive a minha primeira participação num PTQ (em extended), onde fui escovado (fiquei 2-3 antes de dropar)
e num regional onde fiz 3-1 e tive de sair por motivos de força maior.
Por isso nada do que digo aqui é para ser levado a sério...
Desta vez venho mostrar uma lista do deck que levei no último PTQ onde fiz 3-0-1 com ID na ultima ronda. Falarei também das razões pelas quais escolhi algumas das cartas.
Trata-se de um deck de birthing pod, inspirado num que fez top num trial da magic league - http://www.magic-league.com/deck/70859/standard_t2.html#GWB%20Birthing%20Pod35505
A minha versão não tem splash de branco e decidi levar o deck para algo mais centrado em artefactos, onde a Glissa, the traitor encaixaria bem, permitindo-me recuperar algum Pod destruido ou anulado.
Para construir um deck à volta do birthing pod, é necessário ter especial atenção à curva de mana das criaturas que jogamos, pois não podemos correr o risco de chegar a uma situação em que queremos chegar a uma criatura de CMC de 6, sem ter uma de 5 por onde progredir.
Assim, deveremos ter uma espécie de pirâmide, com as criaturas de menor CMC em grande número, diminuindo à medida que o custo aumenta.
Escolha de criaturas:
CMC 1
Birds of paradise - esta carta é essencial para a consistência deste deck, uma vez que permite jogar um Pod ao 2º turno, permitindo o arranque da estratégia rapidamente. Para além disso permite acelerar para as criaturas de custo superior mesmo na ausência de um Pod, diminuindo a dependência do deck numa só carta
Hex Parasite - Por vezes, geralmente em late game, é necessário lidar com um planeswalker que esteja prestes a atingir marcadores para a ultimate ability. Com cartas capazes de gerar tokens (de CMC=0) é possível sacrificá-los com o Pod para ir buscar esta criatura.
CMC 2
Viridian Emissary - com este deck raramente quereremos ter uma criatura de CMC = 2 na mesa, sendo por isso conveniente tirar partido da entrada ou saída do campo de batalha destas criaturas. O emissary é o melhor alvo de CMC=2 para o Pod, pois permite o upgrade para criaturas mais fortes, como ainda no coloca um terreno em campo, acelerando o jogo e reduzindo a probabilidade de land draw em late game
Reassembling Skeleton - Antes desta carta experimentei
Bloodghast. Ambas são cartas de voltam do cemitério e permitem recomeçar uma cadeia com o Pod. Contudo, 3 factores levaram-me a escolher esta carta. O retorno do cemitério é menos condicional (no caso de falharmos land drops), pode bloquear, sendo útil contra decks mais agressivos, contra os quais este deck tem mais dificuldades, e por fim porque não tenho bloodghast e não quero investir numa carta (cara) que rodará de standard em breve
Spellskite - Esta carta permite apoiar a estratégia do deck, protegendo uma criatura chave ou mesmo o Birthing Pod. Para além disso é um bom blocker e dificild e contornar para alguns decks. Pode ainda ajudar contra Splinter Twin combo redireccionando o alvo da aura.
Myr Superion - Em late game é uma maneira de transformar um topdeck de birds of paradise numa criatura 5/6 pronta a bater. É especialmente útil depois de sermos varridos por um sweeper.
CMC 3
Viridian corrupter - Com tanto equipamento a rodar por aí esta carta é muito útil e pode ser uma boa arma contra as variantes de Cawblade e decks de Tezzeret, deixando ainda uma criatura de CMC=3 na mesa.
Sylvok Replica - Uma arma bastante útil não so contra equipamentos como também contra Splinter Twin combo, pois pode partir encantamentos.
Liliana’s specter - Inicialmente esta carta era um
Pilgrim’s Eye e pode bem voltar a sê-lo. Ambos são úteis mas o espectro permite, em conjunto com outras cartas do deck, reduzir o número de respostas contra o birthing pod na mão do oponente. Para além uma 2/1 voadora ataca melhor que a 1/1
Glissa, the traitor - Uma estrela no deck que se não for tratada a tempo, poderá surpreender os oponentes menos atentos quando combinada com outras cartas.
CMC 4
Obstinate baloth 4/4 é um bom corpo para bater no adversário. É especialmente útil contra decks aggro devido ao lifegain e à capacidade de bloquear criaturas mais fracas as vezes que for preciso.
Entomber Exarch Em conjunto com o Espectro, esta carta permite reduzir o número de respostas da mão do adversário. Para além disso é uma boa carta em lategame permitindo recuperar uma criatura para acabar o jogo
Skinrender Quase exclusivamente o único removal que este deck apresenta em maindeck. Esta carta brilha contra decks com poucas criaturas ou contra criaturas pequenas, permitindo destruir uma e manter um bom blocker na mesa.
Phyrexian Metamorph Esta carta é das melhores do deck e pode ser tudo o que se quiser. 50% das vezes entra como uma cópia do birthing pod permitindo uma cascata de ccriaturas muito rápida e difícil de lidar. Nas outras vezes copia uma utility creature do deck ou uma bomba do adversário (por exemplo um batterskull ou um titan)
Abyssal Persecutor É capaz de acabar o jogo só por si, e com o birthing pod temos sempre uma maneira de o tirar da mesa para ganhar o jogo. É um bom upgrade para uma criatura de CMC = 3 em late game
CMC 5
Acidic Slime - criatura muito útil contra uma grande quantidade de decks, partindo equipamentos ou terrenos que criam dificuldades, conferindo ao deck uma resistência muito grande contra decks baseados em artefactos. É um dos alvos principais do metamorph. O deathtouch permite ainda trocar com um numero muito grande de criaturas, gerando muitas vezes situações de 2 por 1
Precursor Golem - Um bom finisher em RUG é também um bom finisher neste deck. Com o descarte que o deck tem e possível retirar hate de artefactos e manter o golem na mesa alguns turnos. Para além disso, o golem original é um alvo excelente do Pod, puxando uma criatura maior deixando na mesa 2 tokens 3/3 protegidos do efeito "merdoso" do precursor. Os tokens podem ser úteis para recomeçar a cascata de criaturas a partir de CMC = 1. Pode ainda voltar com a ajuda da glissa
CMC 6
Brutalizer Exarch - Uma maneira de lidar com planeswalkers ou outras permanentes. Pode ainda ser usada para ir buscar combustível para o Pod em late game
Grave titan - Continua a ser um dos melhores finishers em standard, passando o "Jace test" e resistindo a act of agression ou mark of mutiny. Contra alguns decks é um automático GG
Wurmcoil engine - Finisher de eleição de muitos decks de control, esta carta é especialmente útil para acabar jogos contra aggro. Para além disso pode ser sacrificada com o pod para ir buscar a criatura mais forte do deck, deixando 2 tokens na mesa e podendo voltar com a ajuda da Glissa.
CMC 7
Sheoldred, Whispering One - A carta mais forte do deck, especialmente espectacular quando combinada com a Glissa, permitindo ir buscar 2 criaturas ao cemitério por turno, para além de reduzir o número de threats do adversário.
A lista:
4
Birds of paradise
1
Hex Parasite
1
Viridian Emissary
1
Reassembling Skeleton
1
Spellskite
1
Myr Superion
1
Viridian corrupter
1
Sylvok Replica
1
Liliana’s specter
1
Glissa, the traitor
1
Obstinate baloth
1
Entomber Exarch
1
Skinrender
1
Abyssal Persecutor
2
Phyrexian Metamorph
2
Acidic Slime
1
Precursor Golem
1
Brutalizer Exarch
1
Grave titan
1
Wurmcoil engine
1
Sheoldred, Whispering One
2
Beast Within
1
Inquisition of kozilek
2
Duress
4
Birthing Pod
4
Verdant catacombs
3
Marsh Flats
4
Misty rainforest
3
Tectonic edge
1
Island
5
Forest
5
Swamp
Sideboard:
1
Glissa, the traitor - tezzeret decks, aggro, e alguns decks em que entram outras criaturas artefacto
2
Obstinate baloth - monored, aggro
1
Spellskite - monored, splinter twin combo
1
Sylvok replica - splinter twin combo, caw-blade
1
Vampire hexmage - UB control, caw-blade
2
Wall of tanglecord - Aggro, monored, caw-blade
3
Act of aggression - Titans, Eldrazis, Splinter Twin Combo
2
Go for the throat - removal para criaturas difíceis de lidar
2
Naturalize - mais artifact hate, especialmente contra caw
FNM
Ronda 1 - BR Vampiros
Tive alguma sorte nos dois jogos uma vez que os land draws não favoreceram o meu adversário. Ficou screw a 4 lands com 2 grave titans antes de eu começar a partir terrenos com o acidic slime. os vampiros pequenos pouco podiam fazer contra a minha defesa
No segundo jogo ficou flooded e com wall of tanglecord, e baloth na mesa nao podia fazer grande coisa. Ganhei os 2 jogos sem conseguir usar o Birthing Pod
2-0
SB: - 2 duress, -2 beast within , -1 sylvok replica
+ 2 baloth, +2 wall of tanglecord, +1 spellskite
Ronda 2 - UB Tezzeret Myrs
Uma brew de um amigo meu com myrs de mana, myr galvanizer e myr reservoir, para al+em ed all is dust. Vi-o a jogar contra control e pareceu forte, mas com todo o artifact hate que o meu deck tinha não havia muito que pudesse fazer.
No primeiro jogo controlei-lhe a mão com inquisition e liliana´s specter -> entomber exarch e depois fui partindo as criaturas que iam aparecendo. Sheoldred com swampwalk acabou o jogo
No segundo jogo fiquei screw a 2 manas com birds, mas sem pod na mesa. Não consegui arrancar para as criaturas grandes e perdi para myr battlesphere.
No terceirojogo abri com Duress e tirei all is dust, deixando karn e myrs de mana e Rebuttal. Vi-o a falhar o 5º land drop e foquei-me em retirar-lhe a 2ª mana azul matando sylver myrs com naturalizes e partindo lands com acidic slime. Assim consegui jogar grave titan da mão sem medo de anulações e acabar o jogo.
2-1
Ronda 3 - UB infect
No primeiro jogo comecei primeiro e arranquei com T1 birds, T2 birthing pod, enquanto o meu adversário fez T1 tar pit, T2 pre-ordain, tar pit. Com T3 liliana’s specter, acabei por responder ao phyrexian crusader com skinrender usando o espectro com o Pod. O meu advsersário não encontrou um into the roil e rapidamente transformei o skinrender num grave titan p acabar o jogo.
No segundo jogo mantive uma mão sem pod mas com 1 birds, 1 precursor golem, 1 wall of tanglecord e 1 skeleton. Como não joguei criauras artefacto e só bichos pretos, era muito provavel que o meu adversário so tivesse go for the throat e não tivesse resposta contra o meu golem e decidi manter a mão. Contudo não fiz nada de relevante nos turnos iniciais e ele tinha na mesa phyrexian vatmother e phyrexian crusader. Tive de jogar com calma e ir bloqueando os ataques venenosos.
Ao décimo turno eu tinha 1 marcador de poison e o meu adversário 6, pelo que ele teve de retirar a vatmother da mesa gastando o seu into the roil. Eventualmente faço draw de pod e transformo o meu golem em grave titan e mais tarde em sheoldred e acado o jogo.
2-0
SB: -1 viridian corrupter, -1 beast within, -1 sylvok replica, -1 myr superion, -1 viridian emissary
+2 go for the throat, +2 wall of tanglecord, +1 spellskite
Esqueci-me de tirar obstinate baloth que não fazia nada neste matchup.
Ronda 4 - MonoG Eldrazi
É frequente encontrar este jogador na ronda final no meu clube, e geralmente consigo levar a melhor com control da pesada.
Desta vez jogámos na desportiva mas levei uma abada. Este deck não tinha ainda act of agression no SB e contra decks de ramp, que não interagem minimamente este deck não tem hipotese. Os act of aggresion permitem reforçar este matchup bem como outros (UB control, valakut, e ainda splinter twin combo)
No primeiro jogo arrumei para um Emrakul hardcast ao 6º turno, e no segundo concedi com T4 summoning trap -> emrakul. Sem hipotese
0-2
Ainda falta testar este decks contra os decks to beat (caw blade e splinter twin combo). Estavam lá no FNM mas não tive oportunidade de os apanhar. Quem quiser testar que depois ponha aqui a análise ao matchup
Ficaram ainda algumas cartas de fora que podem encontrar um solt no deck:
Molten-Tail Masticore - Tira partido do sacrificio de criaturas carregando o cemitério de combustível para esta carta. Contudo é pouco frequente ter cartas na mão pouco relevantes, e o descarte torna-se um preço alto a pagar. Por isso optei pelo Persecutor
Phyrexian Obliterator - Principal contender para o slot do persecutor, não o tinha na altura que joguei com o deck e só saiu nos boosters de prémio. Vou testar esta carta da próxima vez
Lotus cobra - Permite um ramp mais consistente para as cartas grandes e com o número de fecth lands que o deck tem pode vir a ser útil. Pode ocupar o slot do emissary mas a sua utilidade é mais obvia ao T4, e dificilmente queremos uma criatura de CMC=2 a ficar tanto tempo na mesa.
Pilgrim’s eye
Memoricide - boa para SB contra um grande número de decks, poderá ocupar os slots dos act of aggression
That’s all, espero que gostem e que testem já que eu tenho poucas oportunidades
Alterado a 6/7/2011 3:04:40 AM por OutField