Boas,
O motivo que me trás aqui é o de mostar a todos vocês que por detrás das Vulgares Cartas de Magic: The Gathering, que todos jogamos e coleccionamos, por vezes existem histórias que passam completamente despercebidas.
Como vocês todos devem de saber o Mentor de todo o jogo
Richard Garfield (Garfield, Lasanha, humm fome... PAUSA PARA COMER!!!), fez algo que podemos no minimo classificar de ORIGINAL.
Sim, a verdade é que o inventor, a mente por detrás desta nossa paixão, deste nosso jogo, pediu a sua Esposa em casamento, jogando uma Carta Especial durante o decorrer de um normal jogo de Magic. Essa mesma carta que foi jogada chama-se
"PROPOSAL". A informação sobre esta carta é de difícil acesso... Mas vamos ao que interessa...
Quando Magic: The Gathering saiu para a rua, Richard Garfield ensinava matemática no Colégio Whitman em Walla Walla. Decorria Outubro de 1993, quando
Richard Garfield faz a chamada que começou todo processo de criação da
“PROPOSAL”:
RG: Richard Garfield /
DP WotC: Director de Produção Wizards of the Coast
RG: “Será que podem fazer-me uma Carta de Magic?”
DP WotC: “É possivel fazer, mas teriamos de proceder a impressão de um folha completa, o que fazemos com as outras Cartas?”
Bem, o objectivo de
Richard Garfield era pedir em casamento a sua amiga.
Richard já tinha perguntado a
Lily (a amiga, agora a esposa) quem era o seu artista de Magic favorito. A resposta de Lily foi imediata:
Quinton Hoover. Artista este que vem desenhando ArtWorks para o Magic desde o seu inicio.
Vamos ver alguns exemplos mais
OLD-SCHOOL:
Wrath of God – Alpha
Hymn to Tourach – Fallen Empires
Krovikan Vampire – Ice Age
Ball Lightning - The Dark
E agora os seus trabalhos mais recentes:
Kithkin Zephyrnaut - Morningtide
Leaf Gilder - Lorwyn
Plover Knights - Lorwyn
Stonybrook Schoolmaster - Morningtide
Richard já tinha falado com Quinton, ele ficou de imediato interessado em criar a ArtWork da “PROPOSAL”.
Richard planeava viajar com Lily para o Leste na Acção de Graças. Era nesta altura que ele queria ter a carta em seu poder. O ArtWork foi entregue nos escritórios da WotC, cerca de uma semana antes, logo de imediato foi feito um Scan do mesmo, adaptado o mesmo a moldura de uma carta de Magic, foram aplicados os Simbolos (o custo de mana desta carta era (W)(W)(W)(W) 4 manas brancas), por fim foi aplicado o texto, após todo este trabalho gráfico, foi impressa a unica folha de 9 Cartas “PROPOSAL”, esta carta nunca mais viria a ser impressa novamente. Foram feitas as 9 cópias com o objectivo de garantir que caso algum erro de impressão acontecesse a entrega seria feita a tempo e horas.
Existem duas impressões diferentes. A imagem (que Richard e Lily solicitaram para que não fosse tornada publica, este e o motivo pelo qual não se ve imagens desta carta a circularem pela Net)mostra Richard (com um ar muito galã) propondo casamento a Lily com um joelho no chão. Segundo se fala Quatro (4) destas cartas estão impressas correctamente onde o artwork fica perfeitamente inserido na moldura, tal como todas as Cartas de Magic. As restantes Cinco (5), o joelho do Richard esta colocado em cima da própria moldura.
Durante o processo de finalização das 9 “PROPOSAL”, Duas (2) ficaram mal centradas, e sairam do lote de produto final. As outras Sete (7) sairam muito bem, ficaram ligeiramente mais brilhantes que as Cartas Tradicionais de Magic.
O trabalho ficou concluido pela WotC 1 dia antes de Richard ir de férias.
Após a conclusão do service, o Director de Produção da WotC, entregou em mãos as Sete (7) “PROPOSAL”, Segundo se diz, apenas uma das cartas foi directamente para o Deck com que Richard jogava, seria um Deck Mono-White senão como seria possivel ele invocar uma carta com custo (W)(W)(W)(W) antes de ganhar ou perder o jogo? Infelizmente nos primeiro 3 jogos que fizeram ele nunca comprou a carta “PROPOSAL”. No Quarto jogo que fez contra Lily, realmente a “PROPOSAL” veio parar a mao dele, no entanto não tinha mana suficiente e para ajudar ainda mais estava a perder! Lily tinha uma grande experiência em testar Magic, tinha ainda a grande vantage de ter jogado Magic antes sequer do seu lançamento, e perguntou directamente a Richard se ele queria conceder, e usou a seguinte expressão: “We both know there's no white card you could pull that will let you win.”. Mas esta frase não demoveu Richard de levar este jogo até ao fim o seu interesse não era a Vitória mas sim pedir em casamento Lily.
O que aconteceu de seguida todos vocês já devem de conseguir adivinhar, o que continua a causar curiosidade é o que aconteceu as “PROPOSAL”???
Segundo consta o deck que usou a “PROPOSAL” e que propocionou a invocação da mesma continua intacto. Todas as outras cópias foram oferecidas aos familiars mais próximos, a excepção de duas, uma delas foi oferecida pelo Richard e pela Lily ao Director de Produção da WotC pela sua dedicação e sigilo na criação da carta mais secreta da história do Magic, e como é obvio a ultima cópia foi entregue a Quinton Hoover. (O Director de Produção da WotC ficou com a Variante 1 da Artwork, Quinton Hoover ficou com a Variante 2, que contem o Richard com o joelho em cima da moldura)
Se pensam que a história se fica por aqui, estão muito enganados, visto que a cópia da “PROPOSAL” do Quinton Hoover foi roubada durante um Tour no Japão. A sua localização é desconhecida.
Este acontecimento sucedeu-se após o Director de Produção da WotC ter deixado a mesma, e na sua saida apagou todos os ficheiros originais utilizados na criação da “PROPOSAL”, no entanto Richard, ofereceu uma nova cópia ao Quinton Hoover (pensa-se que seja um réplica).
A “PROPOSAL” não e a carta mais rara do mundo do Magic, no entanto e de certeza absoluta a mais valiosa em termos monetários para um coleccionador.
Termino este artigo com duas surpresas:
1) Uma imagem que simula como será a Verdadeira “PROPOSAL”
2) A carta mais rara do Magic, alguem me sabe dizer qual é?
Cump,
SNight