1) O efeito permanece mesmo se o Ajani nao estiver em campo. A partir do momento em que o efeito resolve, o jogo reconhece-o e aplica-o até ao seu limite de tempo estipulado pelo efeito em si. É algo independente da fonte que o criou.
2) Assim que o Jace resolve, se o conjuraste normalmente no teu turno, quem recebe a prioridade és tu, pois sempre que um item resolve da stack, o Active Player recebe prioridade. Ou seja, neste caso, se estás numa main phase e tens a stack vazia e ainda nao activaste nenhuma habilidade desse Jace, tens prioridade para activar uma habilidade do Jace antes do teu oponente ter prioridade para fazer seja o que for.
A habilidade vai para a stack, alvos sao definidos caso hajam, o custo é pago (reduçao ou adiçao de loyalty counters neste caso, dependendo da habilidade), e a habilidade é considerada "activada" (está na stack, mas nao resolveu ainda). A partir do momento em que passas prioridade para o teu oponente, mesmo que ele jogue um Bolt declarando-te a ti como alvo (para quando o Bolt resolver, antes da habilidade do Jace resolver sequer, ele redireccionar o dano para o Jace), a adiçao ou reduçao dos counters ja foi efectuada (era o custo de activar a habilidade do Jace e custos foram pagos ao colocar a habilidade na stack).
Se conjuraste por algum metodo o Jace no turno do teu oponente, quem recebe 1º a prioridade é o teu oponente, pois é ele o Active Player, e como tal, ele tem prioridade para colocar o Bolt primeiro na stack. Quando ele te passa prioridade, nao podes activar habilidades de walkers nessa altura (nao estás no teu turno sequer, logo obviamente nao é uma main phase tua), por isso se nao impedires o Bolt de resolver, o Jace vai levar com o dano.
Cumps
Alterado a 6/16/2010 9:05:07 PM por S1NE4T3R