Shards of Alara está emergente. Neste artigo irei abordar mecânicas de cada fragmento de Alara, pois cada fragmento tem as suas particularidades inerentes à sua natureza e história:
Esper, um fragmento cujas alianças são o branco, azul e preto. Tudo neste mundo ou nasceu ou foi criado a partir de um metal especial chamado Etherium. Todos os cards seguem esta lógica, todas as criaturas de Esper são artefactos. Mas com uma única diferença – os artefactos têm cor. Até aos dias de hoje qualquer artefacto, tirando Sarcomite Myr, reagia virando qualquer tipo de mana. Os artefactos de Shards of Alara interagirão com mana específica, como o caso do Courier’s Capsule por exemplo. Ao jogar com Esper segue-se o tema de “artifact matters”, todas as cartas que reagem com artefactos como Academy Ruins continuarão a funcionar mesmo estes “novos” artefactos sendo coloridos. Master of Etherium é não mais que mais um exemplo do bónus que representa ter artefactos na mesa. Bem vindos à maquinaria.
Passando agora ao fragmento Bant, as suas cores são o verde, branco e azul. Bant é um mundo de glorio e códigos de batalha e guerra. A mecânica principal chama-se Exalted. Exalted é uma nova habilidade desencadeada que fortalece atacantes heróicos que atacam sozinhos. Ao atacarmos com uma única criatura desencadeamos todas as habilidades Exalted e este processo é cumulativo. Se tivermos dois Sigiled Paladin por exemplo e um Battlegrace Angel todas as habilidades irão para o stack se atacarmos só com uma destas criaturas. Neste esxemplo que referi, se atacarmos com o Battlegrace Angel esta ficará uma 7/7 com lifelink devido à sua habilidade complementar (+1/+1 dos dois Sigiled Paladin e +1+1 com Lifelink dela própria).
Eu acho que Bant vai dar que falar devido a esta mecânica.
Depois temos Naya. Um mundo em que bestas gigantescas são veneradas como deuses. As três cores são o vermelho, verde e branco. A mecânica de Naya é algo chamado “5 power matters”, onde Naya cards conseguem trazer benefícios diversificados a qualquer criatura desde que tenha poder igual ou superior a 5. Aqui verificamos um ciclo em Magic the Gathering. Não é só em Shards em Alara que existem criaturas com poder 5 ou mais, verificamos de facto que desde o inicio de Magic the Gathering sempre existiram criaturas 5/5 ou formas de as tornar 5/5. Mais uma vez Wizards of the Coast um ciclo de forma a interligarem inúmeras edições.
Mas voltando ao tema de Naya, existem dois tipos habilidades predominantes nesta mecânica do “5 power matters” – habilidades desencadeadas e habilidades activadas.
Rakeclaw Gargantuan por exemplo possui uma habilidade activada que podemos usar caso tenhamos no board uma 5/5. O card Where Ancients Tread já tem um funcionamento diferente – esta carta por exemplo consiste numa habilidade desencadeada, onde o número impresso da carta na casa do poder já vai ser importantíssima.
O mundo barbárico dos dragões. Jund. Preto, vermelho e verde. A mecânica aqui é Devour, o número impresso a seguir à palavra “Devour” indica a quantidade de marcadores +1/+1 com que uma criatura entra ao “devorar” uma ou mais criaturas. Mycoloth por exemplo vai entrar em jogo e receber +2+2 por cada criatura que “devorar” pois tem Devour 2. Já Skullmulcher é um exemplo duma criatura que ao “devorar” algo desencadeia uma segunda habilidade, que neste caso é a compra de cartas. Para ajudar, Jund tem ainda criaturas que causam certos efeitos bónus ao serem “devoradas” como o Hissing Iguanar. Combinem essas cartas com Devour para terem ainda mais efeitos bónus.
E finalmente, Grixis tem como cores o azul, preto e vermelho. Em Grixis a arte dominante é a necromancia num mundo infernal em decadência. A mecânica deste fragmento é Unearth. Criaturas caídas em combate a atacarem num último turno de glória.
O vídeo abaixo lista muitas situações esclarecedoras acerca desta habilidade activada.
esta muito bom mesmo, deu para esclarecer e aprender coisas sobre a nova ediçao
continua com o bom trabalho
DoomBringer
De: pois de ti, mais nada! 10/1/2008 4:25:57 PM
re
Nice, como sempre os teus artigos tão lá.
Parabéns
antoniolc
De: Almeirim 9/30/2008 10:46:01 PM
Já estava à espera de um novo artigo teu...
Mais um artigo muito bem conseguido.
Falas com fluencia, simplicidade e consegues com que as pessoas entendam os aspectos principais e importantes desta edição.
Os filmes foram uma boa adição ao artigo, ganhou qualidade e perdeu complexidade ficando assim mais intressante sendo um topico para aprender, ler, ouvir, ver e perceber.
Muito bom!
Alterado a 30-09-2008 22:47:26 por antoniolc
BMBA
De: Fazendas de Almeirim 9/30/2008 9:46:04 PM
Boas
Tas a melhorar....e muito...
Gostei do artigo...especialmente dos videos...