Um torneio de Magic. Preparação, jogadas e outras coisas importantes.
Olá malta como o título indica hoje vou-vos falar um pouco da preparação de um torneio, algumas jogadas e como se deve proceder contra certo tipo decks. Vou falar um pouco de tudo.
Ora bem chega de conversa e vamos passar ao conteúdo porque isso é que interessa. Vou começar a explicar isto por partes por isso tenham atenção porque este artigo irá ajudar-vos a melhorar os vossos resultados nos torneios.
Preparação para um toneio de magic!!!
Como todos os jogadores de magic gostam de ir para um torneio de magic é ganhar ou obter bons resultados. Então vou indicar-vos umas indicações para isso acontecer.
Antes de um torneio importante, tipo uns regionais, uns nacionais, um PTQ, um GP ou outro torneio qualquer menos importante devemos seguir isto:
1ª indicação: Nós jogadores devemos no dia anterior devemos dormir bastantes horas de forma a que o nosso corpo descanse e que o nosso cérebro consiga descansar o suficiente para estar apto para ter um longo dia de trabalho. Devem normalmente dormir 9horas. Não e um exagero visto que é importantíssimo descansar.
É fundamental!!!
2ª indicação: Habitualmente cada um de nós escolhe um deck antes de cada torneio. Quando vamos jogar com esse deck temos de ter a certeza que é o deck que nós gostamos mais de jogar e de utilizar.
Tem de ser o deck mais confortável para nós porque caso contrário os resultados vão ser maus.
Nota: Nem sempre o deck que ganha tudo é o melhor para nós, porque se não sentirmos suficientemente confortáveis a jogar com ele nada feito. O deck que escolhemos para o torneio tem de ser aquele em que temos mais confiança.
3ª indicação: Outra coisa importante, depois de encontrar o deck ideal, é o testing do deck. É importantíssimo testar contra todos os match ups. Fazer no mínimo 10 jogos contra cada tipo de deck. Só isso poderá aumentar a nossa confiança, apenas se os resultados forem bons. Se não forem, é mau sinal.
4ª indicação: Depois testarem muito, devem jogar especialmente contra o vosso pior match up, visto que o deck mais difícil de ganhar. Artilhem o vosso sideboard porque é a nossa melhor arma.
5ª indicação: Como já referi em cima o sideboard e a nossa melhor arma por isso é preciso saber conhecer todos os decks, analisar todas as cartas potencialmente poderosas contra eles.
6ª indicação: Algemem-me, matem-me ou crucifiquem-me mas se o vosso deck for parecido com um deck da net, pesquisem em sites nomeadamente o
www.deckcheck.net/ , o
www.starcitygames.com/pages/decks.php ,
www.magic-league.com/decks/ , entre outros. Ajuda-vos a melhorar o deck e a tirar ideia para ele, mainboard e sideboard.
7ª indicação: Depois de testarem, e concluírem o vosso deck devem fazer pelo menos 5 jogos com cada um dos vosso match ups.
Exemplo: Eu jogo de Reveillark. Devo jogar 5 jogos de Doran contra o meu Reveillark, mais 5 jogos de Fadas com o meu Reveillark e por aí fora. Isto é muito importante porque vão sentir as dificuldades do teu oponente quando tiverem a jogar contra ele.
Isto é tão importante como testarem o vosso deck. Aumenta a vossa confiança
Conclusão: Depois destas indicações todas acho que vai aumentar a vossa confiança, a maneira de pensarem em relação aos torneios e vais aumentar as vossas skills.
Glossário:
Skills---Habilidades, Experiência, Técnicas de jogo.
Match up---Deck que defrontas.
Bom match up---Facilidade em ganhar ao deck que defrontas.
Mau match up---Dificuldade em ganhar ao deck que defrontas.
Sideboardar---O acto de trocar cartas do sideboard
Deck---Conjuto de cartas que vais jogar. Mainboard mais Sideboard.
Mainboard---Cartas que inicias o jogo. Mínimo 60 cartas.
Sideboard---15 cartas que podes substituir pelo mesmo número de cartas no deck depois do 1º jogo. Se o teu oponente perder por Game Loss não podes sideboardar.
Agora vou falar-vos em concreto dos torneios e como devem proceder!!!
Como todos os jogadores de magic gostam de ir para um torneio de magic e ganhar ou obter bons resultados. Então vou indicar-vos umas indicações para isso acontecer.
(já disse isto, mas é preciso)
Para não vos estar a chatear vou passar a ‘‘acção’’, quer dizer há explicação de seca que vocês tanto odeiam. LOL
Sigam estas explicações:
1ª indicação: Bem quando chegam ao local onde se vai realizar o torneio, raramente conhecem o local, a menos que tenham lá ido jogar. Ir com amigos para um torneio é importante para vos apoiar nos momentos difíceis, momentos que perderam para o Topdeck ou coisa parecida, alguém que vos ouça. É uma grande ajuda porque se vão sozinhos não têm com partilhar esses momentos e umas grandes jogadas.
Exemplo: Posso falar por experiência própria porque fui jogar às Caldas da Rainha sem nenhum dos meus colegas e é muito chato. Como tudo o que digo neste post é por experiência.
2ª indicação: Não divulguem o vosso deck a ninguém porque pode ser a razão da próxima derrota. Sigam isto, porque é um conselho de amigo.
3ª indicação: Antes de sair os pairings ou mesmo entre as rondas, não realizem trocas porque pode desconcentrar-vos. Podem não acreditar, mas desconcentra-vos porque a meio de um jogo está o teu oponente a jogar e tu estás a pensar numa proposta que um gajo te propôs. Não ficam inteiramente concentrados o que vai fazer com que comentam erros e que posteriormente percam o jogo.
4ª indicação: Quando começa o jogo devem embaralhar sempre o deck o melhor possível, de forma a que façam o mínimo de mulligans durante o jogo. Têm este artigo para vos mostrar como devem shufflar o vosso deck:
www.portaldevir.com/modules/news/article.php?storyid=23 .
Depois de shufflar ou baralhar, como queirão, devem perguntar o número de cartas que o deck do oponente tem no baralho. Depois de ele responder baralhem o deck do oponente usando o pile shuffle de número 5 ou 6 para saber o número de cartas. Usem o pile shuffle 6 porque vai empacotar as cartas do oponente, o que obriga o oponente a fazer mulligan. Depois de o vosso oponente shufflar o vosso deck, vocês podem partir o vosso deck. Façam-no sempre para aumentar a vossa fé, ou sorte ou o que acharem. Aumentará a vossa confiança, e assim irão acreditar na vitória ao máximo.
Nota: Caso o vosso oponente não controle o mesmo número de cartas que ele disse antes de vocês baralharem, voltem a fazer o Pile shuffle para voltarem a contar.
Caso o número esteja mal, chamem o árbitro e comuniquem a situação pedindo deckcheck.
5ª indicação: Quando compram as sete cartas do vosso deck para começar o jogo, se a mão for aquela que vai acabar com o jogo, tenta que a tua expressão fique intacta, tipo fica sereno. Se a mão for má e a aceitares faz o mesmo. Ficar sereno para que o teu oponente não consiga saber a tua. (Neste caso se ela é boa ou má)
Nesta altura do jogo a serenidade tem de reinar.
6ª indicação: A meio de um jogo, por qualquer motivo se vocês tiverem uma duvida, nunca perguntem ao vosso oponente porque ele pode querer-vos mitrar. Chamem o árbitro, mesmo que a dúvida seja a mais significante. Mesmo que exista jogadores a ver o jogo e eles respondam,
chamem sempre o árbitro.
7ª indicação: Tomem atenção a cada jogada do vosso oponente, porque ele vai tentar baixar dois lands por turno, jogar cartas sem ter mana, seja falta de mana, seja falta de mana colore, tentar comprar mais do que uma carta turno. Muitas coisas. Tomem cuidado.
8ª indicação: Estão a meio de um jogo no vosso turno e estão para fazer uma jogada para acabar com o jogo. Antes de iniciarem a jogada, verifiquem o vosso graveyard, o graveyard do vosso oponente, as cartas que ele controla na mão, e todos os terrenos e bichos que ele controla, porque pode custar-vos o jogo caso não o verifiquem. Depois de iniciarem a jogada, tentem jogar com a máxima calma. Sei que é difícil porque querem acabar com o jogo nesse turno. Deixem a jogada decorrer normalmente, porque se não houver oposições vão ganhar.
Calma é outra coisa importantíssima.
9ª indicação: Se neste caso o vosso oponente iniciar a jogada, tenta fazer bluff, tentar colocar o vosso oponente na dúvida, para ele não iniciar a jogada. Agora vocês pensam, porque esperar mais um turno? Para queimar tempo se vou perder. Não, por um minuto mais vale arriscar comprares a carta certa para conseguires ganhar.
Exemplo: Isto já aconteceu comigo, mas acontece a todos.
Tipo estava a jogar de Merfolks e deixem a mana azul desvirada e o meu oponente joga
e eu viro apenas a mana e ele diz, Wait e eu faço Untap os meus lands e ele passa. No turno a seguir compro
viro os bichos dele e ataco para a vitória.
10ª indicação: Bem agora vou contradizer o que disse à pouco mas se o jogo tiver numa situação complicada e não existir maneira de ganhar concedam, porque acabaram por perder o jogo e só perderam tempo.
11ª indicação: Também a meio de um jogo se existe muitas pessoas a pressionar-te deves chamar o árbitro e comunicar o sucedido.
12ª indicação: Agora vou falar-vos da arte de sideboardar porque é importantíssimo sideboardar em qualquer jogo.
Para sideboardar devem colocar as quinze cartas do sideboard e depois tirar as quinze cartas que pretendem não utilizar. Coloquem sempre à mesma as cartas que não vão utilizar e depois tirem-nas novamente. Isto ajuda-vos porque o vosso oponente não sabe quantas cartas sideboardaste. Mesmo que não tenhas sideboard para aquele tipo de deck mete as quinze cartas e volta a tirá-las.
13ª indicação: No final de um jogo não te esqueças de tirar o sideboard porque pode fazer com que percas o próximo jogo. Se te esqueceres e sair cartas de side, olha azar joga com elas não dês muita bandeira e tenta passar despercebido. Se fores apanhado não sei o que acontece, mas podes ser expulso do torneio, ser suspenso de jogar magic (acho que ninguém quer) por uns aninhos. Se não quiseres correr falas com o teu oponente dizes que te esqueceste e concedes e dizes para continuar e começas a perder. É vida mas não há nada a fazer, é um erro e paga-lo com um jogo.
14ª indicação: Durante o torneio, antes da última ronda vejam sempre a vossa classificação, pontuação e o desempate por tie break porque se empatares para fazer Top8 podes arriscar-te a ficar em 9º e não fazer Top8 ou qualificares para o nacional ou coisas parecidas.
Verifica sempre.
Conclusão: Estas indicações são importantes porque se as seguires dificilmente irás cometer erros durante um torneio.
Glossário:
Topdeck---Comprar a carta para ganhar.
Pairings---A tabela com quem joga com quem.
Mulligan---Tiras novamente uma nova mão só com uma carta a menos. Se da última vez tiraste 7 cartas, agora vais tirar 6, e assim sucessivamente.
Shufflar---Embaralhar.
Pile Shuffle---Modo de embaralhar, usando montes.
Deckcheck---Árbitro verifica o teu deck, vê se está igual a deck list.
Deck list---Lista do deck.
Mitrar---Fazer batota.
Graveyard---Cemitério
Como draftar e jogar em sealed deck!!!
Bem para draftar e jogar sealed deck é preciso ter muitas skills nestas áreas.
Cada jogador antes dum draft ou de um sealed deve treinar.
Bem aqui vão umas indicações para quem vai para Madrid.
Num draft ou sealed é mais ou menos parecido como torneios de constructed, mas tem as suas particularidades
1ª indicação: Como em constructed tem que haver testing, mas cada jogador tem as suas preferências. Existe jogadores em limited que gostam de jogar com muitos bichos, muito control ou com muito removal.
2ª indicação: Bem depois de terem um tipo de jogo em limited devem sempre tentar adoptá-lo.
3ª indicação: Depois, se sair uma grande bomba de uma cor deves sempre picá-la, mesmo que não a uses deves faze-lo para counter draft.
4ª indicação: Deves sempre usar 2 cores ou então 2 cores e um splash para a tal bomba que saiu, se assim a justificar.
5ª indicação: Se és um jogador de removal deves fazer 1 deck com preto, vermelho/ preto, verde/ ou vermelho, preto e splash a verde. Posso dizer que em limited é o que me mais agrada.
6ª indicação: Se és um jogador de control deves fazer 1 deck com azul, branco/ azul, preto/ azul, branco com splash preto. É o modo de jogar que menos me agrada, porque um deck de control tem que tem cartas poderosas e em limited é muito difícil.
7ª indicação: Se és um jogador de muitos bichos deves fazer 1 deck com verde, com splash preto/ verde, vermelho/ vermelho/ verde. Gosto deste estilo porque os bichos em limited tanto faz ser bons ou maus. São bichos. A minha segunda opção.
8ª indicação: Bem depois de falar dos estilos vou falar do counter draft. Counter draft é usada para os teus oponentes não tenham bons deck. Tipo estás a jogar de bichos e sai um grande carta, tipo
.
Não a vais deixar passar porque o jogador que apanhar isto tem meio torneio ganho.
O objectivo é não deixar passar bombas.
9ª indicação: A fazer um deck para o jogar deves ter 40 cartas e sempre 16/17/18 lands no deck.
Nota:Os lands que usas depende do deck que usas.
Conclusão: Para jogar darft ou sealed deck devem seguir as indicações de ‘‘Preparação para um toneio de magic’’ e de ‘‘Agora vou falar-vos em concreto dos torneios e como devem proceder’’ mais estas.
Glossário:
Counter draft---O anti-jogo de draft.
Splash---Um pouco de uma cor.
Algumas notas importantes!!!
Bem para finalizar vou realçar umas coisas importantes.
Num jogo de magic deves ter sempre:
Confiança
Segurança
Tranquilidade
Serenidade
Concentração
Com isto tudo vocês obterão melhores resultados.
Num jogo nunca se sintam assim
ou
assim porque irá influenciar o resultado
Bem e acho que acabou!!!
Gostaram?
Comentem!!
Diz o que acham!!
Diogo Saraiva
Fiquem bem
Alterado a 04-07-2008 11:38:23 por Diablo49