Ora boas. Visto que Vintage é um formato um pouco incompreendido por muitos, decidi apresentar as versões unpowered (sem aquelas porcarias que vendem no e-bay por 400 euros) dos principais decks.
Porquê unpowered? Pois, senão a mecânica ficaria muito obscura por 30 nonbasic cards comuns a todos os decks.
Entre estes decks também apresento alguns que já são conhecidos de legacy, mas que também conseguem prosperar em T1.
O objectivo deste tópico não é explicar como jogar cada deck extensivamente, mas sim apresentar os vários decks e a sua principal mecânica.
Ah! Também não vou por sideboards porque é muito variável dependendo do ambiente em que se encontram, e a card pool para sb em vintage é enormíssima.
I-
Oath
Um deck muito usado por mim, é relativamente consistente, o principal problema é que levou um Hate tal nos últimos anos, que tem andado um pouco desaparecido nos torneios.
Combo:
4-
Oath of Druids
2-
Gaea’s Blessing
Bicharada:
1-
Razia, Boros Archangel
1-
Akroma, Angel of Wrath
Counters e disruption:
4-
Force of Will
2-
Misdirection
3-
Daze
3-
Spell Snare
4-
Duress
Search:
4-
Brainstorm
4-
Impulse
1-
Vampiric Tutor
1-
Demonic Tutor
1-
Crop Rotation
Outros:
1-
Powder Keg
1-
Chain of Vapor
1-
Chrome Mox
1-
Lótus Petal
1-
Mox Diamond
Lands:
1-
Strip Mine
2-
Wasteland
3-
Tropical Island
1-
Underground Sea
3-
Mishra’s Factory
4-
Polluted Delta
2-
Flooded Strand
4-
Forbbiden Orchard
Ora bem, saquem o orchard e um oath e ganharam
. Pronto, a mecânica é simples:
O oath pode ser activado, se o oponente controlar mais criaturas que vocês. Problema resolvido: Forbbiden Orchard. Perder por decking? Nááá… Vocês têm Gaea’s Blessing (há quem só use uma, mas duas é mais seguro, e cuidado com os
stifles!!).
Boa 1st play:
Lótus Petal,
Forbidden Orchard, jogam
Oath of druids. 2º turno Razia ou Akroma? Hmmmm…. Avancemos
II-
Dragon
Este deck também é muito fixe. Baseia-se no combo dos revival com o
Worldgorger Dragon.
O problema deste deck, é que tem que se usar 4
bazaar of Bagdad (o que é dispendioso, mas em alternativa só se for
careful study lol), mas quem for a um torneio de vintage daqueles de 5-10 proxy não tem problema.
Combo:
4-
WG Dragon
3-
Animate Dead
3-
Necromancy
3-
Dance of the dead
2-
Cunning Wish
1-
Eternal Witness
Draw:
4-
Intuition
4-
Bazaar of Bagdad
4-
Brainstorm
1-
Vampiric Tutor
1-
Demonic Tutor
2-
Deep Analysis
1-
Entomb
Counter e Disruption:
4-
Force of will
4-
Pact of Negation
4-
Duress
Mana Sources:
1-
Sol ring
4-
Polluted Delta
4-
Underground Sea
1-
Bayou
1-
Tropical Island
2-
Flooded Strand
1-
Island
1-
Swamp
Então isto é assim: Coloquem um Dragon no cemitério, depois usem um encantamento de revival e o que acontece é o seguinte: ao escolherem o dragão, este entra em jogo e remove de jogo todas as vossas permanentes. Mas como fica “desligado” do encantamento ele vai para o cemitério e todas as vossas permanentes voltam para jogo DESVIRADAS e o encamento volta para jogo (e vocês escolhem o Dragon obviamente) e fazem isto enquanto viram os 2 ou 3 terrenos que têm para obter mana infinita e compram e descartam o deck inteiro com o bazaar. Quando isto acontecer e tiverem a mana que quiserem, o encantamento será dirigido à witness e com ela vão buscar o cunning wish, para um stroke of genious a infinito.
Outras opções são:
Shivan Hellkite,
Ambassador Laquatus e
Caller of the Claw.
Andemos…
III-
The Mask
“E morph existira antes de Onslaught!!!”
Combo:
4-
Phyrexian Dreadnought
3-
Illusionary mask
4-
Stifle
Control:
4-
Force of will
2-
Mana Leak
4-
Duress
2-
Merchant Scroll
1-
Engineered Explosives
2-
Echoing Truth
2-
Daze
Draw:
4-
Dark Confidant
1-
Demonic Tutor
1-
Vampiric Tutor
4-
Brainstorm
2-
Merchant Scroll
Mana:
4-
Underground Sea
3-
Wasteland
1-
Strip Mine
4-
Polluted Delta
1-
Flooded Strand
4-
Island
1-
Swamp
1-
Sol Ring
1-
Chrome Mox
Só digo isto: Qual é a criatura que: Custa 1U e é uma 12/12 com trample?? Segunda via: baixa-se com a mask.
IV-
Stax
Para mim, o melhor deck de Vintage… um mono-brown…
3-
Crucible of Worlds
2-
Powder Keg
2-
Smokestack
1-
Engineered Explosives
4-
Tangle Wire
4-
Sphere of Resistance
1-
Triskelion
4-
Chalice of the Void
1-
Trinisphere
2-
Karn, Silver Golem
2-
Sundering Titan
4-
Metalworker
1-
Mindslaver
1-
Tinker
1-
Mox Diamond
1-
Mana Vault
1-
Mana Crypt
2-
Trinket Mage
1-
Sol Ring
1-
Pithing Needle
1-
Memory Jar
4-
Goblin Welder
1-
Academy Ruins
4-
Mishra’s Workshop
1-
Strip Mine
4-
Wasteland
1-
Tolarian Academy
4-
Volcanic Island
2-
Wooded Foothills
Não é um deck de combo, mas pára tudo com trinispheres, spheres of resistence, chalice of the void, smokestack e tangle wire. Depois é só baixar um Karn ou semelhante e atacar com tudo… É lixado… cuidado com
energy flux…
V-
Landstill
Mais um de Legacy, mas que se aplica muito bem em vintage, um deck extremamente divertido e interactivo (NOT!!!!), é muito estável contra a maioria dos decks se bem que aggro pode incomodar (mas que é que joga de agro em neste formato!!?!?
)
Control e Draw:
4
Brainstorm
3
Fact Or Fiction
4
Force Of Will
4
Mana Leak
3
Stifle
4
Swords To Plowshares
3
Wrath Of God
2
Humility
4
Standstill
3
Engineered Explosives
Mana e win conditions:
2
Eternal Dragon
3
Island
2
Plains
3
Flooded Strand
4
Mishra’s Factory
3
Nantuko Monastery
1
Savannah
2
Tropical Island
4
Tundra
2
Windswept Heath
Com mass removal contra criaturas, muitos counters, é um permission por excelência. Mas o interesse dele está em Standstill, que uma vez baixado, se algum jogador jogar uma mágica (muito provavelmente não são vocês, uma vez que vocês matam o oponente com terrenos), cada um dos seus oponentes compra 3 cartas (ou seja, algumas possibilidades de sair um counter ou três).
Outra curiosidade é da humility com os terrenos criatura, que apesar de uma factory animada ficar uma 2/2 sem habilidades até ao final do turno (porém pode ser inflada por uma factory não animada), o nantuko monastery continua uma 4/4 com first strike.
VI-
1- Land Belcher
Mais um original de Legacy, já tornado popular neste fórum por um dos mesmos users…
4-
Goblin Belcher
4-
Tinder Wall
1-
Demoniac Consultation
4-
Dark Ritual
4-
Land Grant
1-
Vampiric Tutor
1-
Demoniac Tutor
4-
Simian Spirit Guide
4-
Elvish Spirit Guide
1-
Lion’s Eye Diamond
4-
Rite of Flame
4-
Seething Song
1-
Lotus Petal
1-
Chrome Mox
1-
Sol Ring
1-
Mana Crypt
1-
Mana Vault
4-
Pact of Negation
4-
Summoner’s Pact
3-
Spoils of the Vault
1-
Bayou
1-
Channel
1-
Wheel of Fortune
3-
Empty the Warrens
2-
Wild Chantor
Unpowered não tem grande diferença para Legacy, apenas as consultation, Mana Crypt e Mana Vault, os tutors e o Channel basicamente.
Boa 1st turn play: Land Grant para Bayou, baixa-se Bayou, remove-se Elvish Spirit Guide, Channel a 7 e Belcher a bater.
VII-
Bomberman
Aka Auriok Salvagers Combo:
1
Aether Spellbomb
1
Engineered Explosives
1
Pithing Needle
1
Sol Ring
1
Tormod’s Crypt
4
Brainstorm
1
Daze
1
Echoing Truth
4
Force of Will
1
Gifts Ungiven
3
Counterspell
1
Merchant Scroll
1
Misdirection
1
Pyrite Spellbomb
1
Time Warp
2
Spell Snare
1
Lion’s Eye Diamond
1
Lotus Petal
1
Mox Diamond
1
Chrome Mox
2
Stifle
2
Thirst for Knowledge
4
Trinket Mage
2
Auriok Salvagers
3
Aven Mindcensor
1
Jötun Grunt
4
Flooded Strand
4
Island
2
Plains
1
Strip Mine
4
Tundra
2
Wasteland
O combo de mana infinita de Lion’s Eye Diamond (com black lótus é melhor
) e Auriok Salvagers, depois disso, Aether Spellbomb para comprar o deck todo, devolver as criaturas do oponente para a mão dele, baixar todas as criaturas, Time Warp, atacar com tudo, ou Pyrite Spellbomb infinito.
VIII-
Ichorid
Um já muito conhecido deck que ganhou bastante com Bridge from Bellow:
4
Chalice of the Void
4
Serum Powder
4
Bridge from Below
4
Cabal Therapy
1
Darkblast
4
Dread Return
3
Golgari Thug
4
Ichorid
4
Leyline of the Void
4
Stinkweed Imp
4
Street Wraith
2
Cephalid Sage
4
Narcomoeba
2
Flame-Kin Zealot
4
Golgari Grave-Troll
4
Bazaar of Baghdad
4
Dryad Arbor
Com Leyline of the Void, o perigo das Bridge from Bellow serem removidas pela destruição de criaturas do oponente é anulado, com um Ichorid a voltar para jogo com as Bridge no cemitério garante 4 tokens no final do turno, imaginem o que dá 3 narcoamoebas a serem sacrificadas para trazer um Flame-Kin Zealot para dar aos 4 ichorids e aos 12 tokens +1/+1 e haste. Isto por volta do 4º turno…
IX-
Ying Yang
Um weenie preto e branco com bastante disruption de custos de mana convertido de 3 ou menos, excelente para prejudicar decks de combo.
7
Swamp
3
Polluted Delta
2
Bloodstained Mire
4
Scrubland
1
Godless Shrine
1
Caves of Koilos
4
Wasteland
1
Strip Mine
4
Dark Ritual
4
Duress
4
Hymn to Tourach
4
Sinkhole
4
Vindicate
4
Swords to Plowshares
4
Nantuko Shade
3
Dark Confidant
3
Hypnotic Specter
1
Demonic Tutor
1
Necropotence
1
Yawgmoth’s Will
Com wastelands, sinkholes, vindicate, decks que precisem de muitos terrenos (ou terrenos específicos como bazaar of Bagdad) ficam bastante prejudicados enquanto os atropelamos com um exercito de 2/1 e specters sempre com com mais remoção na mão.
X-
Drain Slaver
Mindslaver e Tinker no mesmo deck? Só pode correr bem…
4
Volcanic Island
4
Island
2
Flooded Strand
2
Darksteel Citadel
4
Goblin Welder
1
Tinker
1
Time Warp
4
Thirst for Knowledge
4
Mana Drain
3
Intuition
4
Force of Will
1
Fact or Fiction
4
Brainstorm
4
Accumulated Knowledge
1
Yawgmoth’s Will
1
Sol Ring
1
Platinum Angel
1
Mox Diamond
1
Chrome Mox
1
Mana Vault
1
Grim Monolith
2
Mindslaver
1
Mana Crypt
1
Lotus Petal
1
Darksteel Colossus
1
Crucible of Worlds
1
Lion’s Eye Diamond
3
Polluted Delta
1
Strip Mine
1
Underground Sea
4º Turno a fazer mindslaver?? Hmmm… Mais um deck de controlo com mana drain que ajuda a baixar um artefacto daqueles lixados (Darksteel Colossus, Platinum Angel, Mindslaver…) ou até mesmo pelo tinker ou goblin welder.
Por este artigo é tudo, não quero tar a massar mais o pessoal. Possivelmente por volta de 2 dias sairá mais um artigo do género a continuar este. Espero que tenham gostado.
Hasta
Continua em:
www.magictuga.com/topico.asp?topico=33173
Alterado a 21-08-2007 16:05:07 por Miguel11