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Nuno Miranda : Rise of Eldrazi, um olhar sobre o contruído
em 4/19/2010 12:00:00 PM

Esta semana iremos ter uma série de artigos dedicado à nova edição de Rise of Eldrazi.

O primeiro artigo foi realizado pelo Nuno Miranda, onde faz uma análise das cartas desta nova edição que poderão ver jogo em formatos de contruído.

Vale a pena ler!>








Agora conhecido o spoiler completo de RoE, vim aqui deixar o meu top de cada cor para construido (mais especificamente t2) e depois a posterior influência do set em t2.









White



















Para mim, a cor mais beneficiada do set, com umas boas comuns e incomuns mas também com 2 grandes cartas que verão muito jogo certamente, O planewalker e o Student.









Top 5 para construído





1 – Student of Warfare



2 – Guideon Jura



3 – Oust



4 – Guard Duty



5 – Wall of Omens











Student of Warfare –Este bicho é demasiado bom, o melhor leveler de todos indiscutivelmente. É barato, evolui depressa e com baixo custo. Não fica um gamebreaker como o figure of destiny, mas também, como esse já não se farão mais.

Além disso, o Ruel ainda está em t2.









Guideon Jura – Não é melhor que Elspeth, mas é um bom planeswalker, protege-se bem e é uma boa winning condition e um excelente follow-up de uma cólera ou martial coup. Verá jogo na forma de 1 ou 2 of’s em decks de controlo.









Oust e Guard Duty – Para decks de controlo, isto substituirá o path, pois obtém-se o mesmo efeito, pelo mesmo custo e sem rampar o oponente. Excelentes cartas.









Wall of Omens – Não, não é uma wall of blossoms. Quando as pessoas se referem à wall of blossoms, referem-se aos tempos em que haviam decks de jackal pup, black knight’s e man’o’wars e a wall aguentava com isso tudo. Hoje em dia, nem com o drop de 2º turno mais popular do formato aguenta. Mas mesmo assim, é capaz de segurar o forte contra trinaxes e Elfos. Em principio substitui o knight of the white orchid no UW tappout, trazendo card draw em vez de ramp, e assim pode-se largar a porcaria dos borderposts.















Menção Honrosa











Linvala – É uma criatura cost-effective, mas não é por isso que ela está aqui, é mais por ganhar mirror’s. Mirror de que? Mirror’s de KotR. O curioso, é que vejo ela a ser mais relevante em extended já que suprime os nobles, os KotR, e mais importante ainda, os Qasali Pridemage tão necessários para ganhar Jitte wars.











Sleepers - Kor Spiritdancer e Near Death Experience.









O Experience não precisa de grande justificação, é capaz de surgir algum deck com isso, mas duvido que se torne competitivo, especialmente sem worship nos core set’s.

Quanto ao Kor. A verdade é que existem boas auras: totem’s, guard duty, spreading seas, ELDRAZI CONSCRIPTION, canopy cover, crystalization e os zendikons.

Acho perfeitamente possivel aparecer um deck disso, já que se consegue fazer um deck com toolbox e perfeitamente capaz de produzir card advantage. Contudo parece-me um bocado dependente do Kor. Mas nunca se sabe. Se sairem a menos de 2 euros, faço o playset deles. (Como quando arranjei o playset dos Stoneforge a 3 euros no total AHHAHAHA)















Azul



















Ainda não foi desta que a wizards nos brindou com boas cartas azuis, os draw’s e os counters são horrorosos.





1 – See Beyond



2 – Sea Gate Oracle



3 – Coral Helm Commander



4 – omestication



5 – Enclave Cryptologist







See Beyond – Melhor que treasure hunt, este compra mesmo 2 cartas, e sempre pode-se shufflar aquele extra land no grimório. Ou até mesmo em decks de Polymorph, é mais uma maneira de tirar a Iona da mão.







Sea Gate Oracle – Ok, eu tenho um fraquinho por bichos que produzam card advantage. Trinket Mage, Stoneforge, Mulldrifter <3, e este é mais fraquinho que os outros, mas mesmo assim, era preciso um Court Hussar.







Coral Helm Commander – Não, não acho que merfolks vá jogar em t2, mas só por si, o bicho já é bom.







omestication – Mind Control por menos 1 de mana? Tudo bem que tem muitas limitações, mas eu penso que para os decks que é, é suficiente.







Este bicho é curioso, eu acho-o bastante interessante. Consegue fazer filtering à mão a partir do 2º turno. Num mirror de UW, será que alguém era capaz de fazer um path ao 1º turno para matar isto? Mas se o deixam desvirar, alguém não vai falhar land drop’s e vai ter sempre as soluções na mão.













SleepersTraining Grounds e Aura Finesse







Training Grounds tem potencial para ser broken, por exemplo, com Spawner of Ulamog, em que multiplos conseguem produzir mana e fichas infinitas, mas parece-me improvável.

Aura Finesse é uma carta decente, em que se realmente aparecer um deck de auras, pode fazer uns malabarismos engraçados.













Preto



















Para mim, o preto foi o elo mais fraco de RoE, em que para além das cartas que vou mencionar, nada me chamou muito à atenção, e mesmo estas não são nada por aí além.







1 – Consume the Meek



2 – Inquistion of Kozilek



3 – Consuming Vapors



4 – emonic Appetite



5 – Vendetta









Consume the Meek - Ok não é uma Damnation. Mas é um multi-smother a instant speed. Como se jund ainda precisasse de mais sideboard contra weenies e mythic’s.







Inquistion of Kozilek – Melhor que duress em t2. Vai a tudo o que interessa: Mind spring, Martial coup, KotR, pulso. Tudo isso. Além disso vem preencher a curva de vampiros como um bom 1st turn drop.







Consuming Vapors - Card Advantage!! Conheço um deck que lucraria com este tipo de card advantage… Sim esse. Aquele que ganha os torneios todos. Ainda por cima Jund, agora tem acesso a uma coisa que nunca teve. Lifegain. A carta é boa contra Naya, consegue ser um 2 por 1, e a unica maneira que Naya ganhava a Jund era levar a níveis de vida criticos antes que jund controlasse a mesa e depois um dano random qualquer acabasse o jogo. Agora, as coisas só complicaram.







emonic Appetite – Ora bem, bloodghast está em t2. Pronto, era só para lembrar.







Vendetta – Um dos meus removals favoritos, mas acho que não vai ter o misticismo dos tempos de Mercadian Masques. Acho mesmo flavorful. E também não havia mais nenhuma carta digna de menção.











Vermelho

















O vermelho é a cor mais dificil de avaliar do set, pois parece-me extremamente condicional. O set não trouxe upgrades a decks já existentes como Jund, BR ou até mesmo boros, mas contém sim, cartas poderosas que poderão levar à formação de novos arquetipos. Staggershock e forked bolt são cartas seguras de apostar, pois é fácil de reconhecer o seu power level, mas quanto às outras, têm potencial mas estão bastante dependentes da maneira como evoluirá o meta.







1 – Staggershock



2 – Forked Bolt



3 – Explosive Revelation



4 – Lord of Shatterskull Pass



5 – Hellion Eruption









Staggershock – não é bem uma Flame Javelin, mas consegue fazer outras coisas, como splittar dano. Bem decente.







Forked Bolt – Pode ser um shock, um searing blaze sem landfall ou ainda um 2-1 a matar 2 birds. É decente vá.







Explosive Revelation – Com Jace e Emrakul no formato, tem de haver um deck que faça o remake do Erratic – Draco – Explosion.







Lord of Shatterskull Pass – Ao 5º turno estamos a atacar com uma 6/6? Ora bem... Tem as suas limitações, mas eu acho provavel ver jogo.







Hellion Eruption – Um elfo visionário aqui, um Nissa Chosen ali ou então spawns de Eldrazi, Hellion Eruption, Sarkhan Vol, 1ª habilidade GG?











Verde



















O verde é possívelmente a cor mais beneficiada por RoE, uma vez que são adicionadas cartas que fogem um pouco à color pie e de facto dão a verde uma versatilidade algo inédita.





1 – Momentous Fall



2 – Awakening Zone



3 – Growth Spasm



4 – Joraga Treespeaker



5 – Realms Uncharted







Momentous Fall - Para mim a 2ª melhor carta do set. Não por ser especialmente poderosa no vácuo, mas por ser totalmente diferente de tudo o que há disponível neste momento. Trata-se de massive draw em verde. A instant speed. E lifegain incluido. Eu sempre pensei que em alguma altura da minha vida ia ver Soul’s Majesty a jogar. Mas a verdade é que era muito facilmente fizzlável. No more. Jund, como já disse anteriormente, ganhou lifegain. Agora ganhou ainda mais lifegain, e também card draw.







Awakening Zone – Não é uma bitterblossom, mas também não é nenhum goblin assault. Na verdade, isto tem potencial para ser broken. Isto consegue rampar, ganhar vida com os chumpers ou então ser uma peça que lançará os Eldrazi para o topo (:fingers crossed







Growth Spasm – Ramp e chumper ou double Ramp. Bem jeitoso.









Joraga Treespeaker – Um elfo bem decente, não faz ramp ao 2º turno, mas também não atrasa com o level up e depois compensa bastante.







Realms Uncharted – Para já a sua função em t2 é nula. Não existem combinações de lands a ir buscar, nem recursion para fazer shennanigans a la Gifts. Contudo o potencial para ser broken é monstruoso.











Artefactos, Lands e Multicolor

















1 – Sarkhan, the Mad



2 – reamstone Hedron



3 – Eldrazi Temple



4 – Prophetic Prism



5 – Ogre’s Cleaver







Sarkhan – Muita gente subestima o poder deste PW, mas a verdade, é que ele é dos mais poderosos, mais ao menos ao nível do Garruk. Ele consegue produzir card advantage, fazer upgrades aos nossos bichos ou então downgrade aos dele (baneslayer perde pro-dragons... ah e firstrike e lifelink), consegue matar um Ulamog e Emrakul e assim. A ultima habilidade comba bem com o broodmate. Ele vai ver jogo em jund, e se calhar até mesmo ao lado do jace num grixis.









reamstone Hedron – 3 Mindstones numa só carta, para além do custo, o que não há a gostar??









Eldrazi Temple – VAMOS ELDRAZIS!







Prophetic Prism – A carta não é má de todo, mas não me cheira que vá conseguir ver jogo em construido.







Ogre’s Cleaver – Tinha de haver um 5º lugar.











Eldrazi’s















1 – All is Dust



2 – Ulamog, the infinite Gyre



3 – Emrakul, the Aeons Thorn



4 – Kozilek, the butcher of truth



5 – Not of this World







All is dust – Melhor carta da expansão na minha opinião. È absolutamente poderosa. Combina bem com os everflowing chalices e manlands tão jogados em UW, e dá acesso a destruição de permanentes que azul, vermelho e preto não tinham acesso até então.







Eldrazi’s Lendários – Eu de facto ordenei-os e agora estou a fazer a análise comum, mas o facto é que eles não estão ao mesmo nível. Aliás, o Kozilek está abaixo dos outros 2 por motivos óbvios, não tem qualquer tipo de protecção.

Entre o Ulamog e o Emrakul, o ultimo é bem mais poderoso, mas também custa mais 4 manas, ou seja, um pouco mais complicado de ser jogado, e o Ulamog tem protecção que chegue para Jund.







Not of this World – Para que após tanto trabalho, o nosso Eldrazi não vá à vida com o primeiro removal spell que vier do outro lado.















As underrated e as overrated











Vengevine – Posso estar redondamente engano, mas a meu ver, isto não é grande coisa. 4/3 haste por 4 não é mau, mas não é disto que verde precisa.

Isto não é nenhum bloodghast. Bloodghast é bom porque consegue voltar ao jogo com um simples land drop. Vengevine apenas regressa com uma condição um pouco exigente e além disso força o overcommit. Ou seja, uma habilidade de recursão pós mass removal que força o overcommit parece-me um pouco contra-intuitivo. Tudo bem que em jund, BB elf into trinax/leech resolve a questão, mas vamos a ver, Bbe elf tem outros alvos de cascade, e mesmo que não tivesse, o que é que se ia cortar em jund para enfiar isto? Também foi mencionado a combinaçao com ranger of eos, já que este vai buscar amigos. Mas mesmo assim, não me parece bom o suficiente.







Guideon Jura – Não vou considerar overrated como o vengevine, mas este planewalker tem uma grande falha: não vale um corno contra controlo. Um planewalker que não é all-around como um elspeth, ajani vengeant ou jace TMS não merece estar valorizado a mais de 20 euros.





Mul Daya Channelers – Mais uma overrated. Esta aqui, tem de ter land/ criatura no topo para compensar, e mesmo que tivesse sempre uma delas, quem vos garante que é a metade que vocês querem? Se querem aceleradores de mana têm o novo elfo com level up, se querem batrocos undercosted têm o leatherback baloth. Não peguem em bichos-fiasco.







Sharkan, the Mad – este tem vindo a subir nos ultimos tempos, mas mesmo assim acho que ele vale mais. A sua sinergia com jund é demasiado óbvia, mas também tem outras aplicações bastante decentes.







Eldrazi theme – A questão de que se haverá um deck de Eldrazi’s ou não. As pessoas andam bastante cépticas em relação ao ser possível andar a “conjurar” titãs de custo >7, eu acho bem possível, e creio que o set tem as ferramentas necessárias para haver um deck de eldrazi’s ou mesmo “splashar” Eldrazi’s em decks ja existentes como novas e seguras winning conditions.











A influência de ROE em T2





















Após set’s fracos como ZEN e WWK, um set mais decente como RoE tem todo o potencial de mudar o formato.



Jund continuará a dominar standard, até porque ganhou novas ferramentas para aumentar a sua card advantage, mas na verdade, o seu domínio será menos evidente.

UW ganhou bastantes ferramentas para competir com o bicho papão, Mono green eldrazi (eldrazi monument) também arranjou os seus upgrades, mas eu penso que a novidade será de facto um deck dedicado a Eldrazi’s. Possivelmente um RG ramp. Os spells novos de ramp são bastante bons, e aqueles que requerem a revelação de uma criatura da mão para definir o X da resolução (o que ganha vida verde e o que dá dano às criaturas do oponente) são a maior arma contra aggro’s rápidos enquanto se desenvolve a manabase, e quem sabe um splash preto para disrupção contra decks de controlo...





Acho que decks como boros/koros e mono red burn vão se extinguir do topo, uma vez que não receberam armas novas, muito antes pelo contrário.

Vampiros recebeu um descarte bastante bom, um lugar que o duress não conseguia ocupar, pois o ambiente estava mais virado para o aggro, e não sei até que ponto All is Dust não verá um slot em vampiros.







O mono red deverá evoluir para um Big Red, com cálices, abandonando as ball lightning e dedicando-se a spells de maior envergadura como banefires e comet storm, tendo o all is dust como reset. Sim eu acho que o All is Dust vai ver assim tanto jogo.

Possivelmente aparecerá um deck de auras, lol, de facto existem auras bastante boas, e eu nunca apreciei muito esse genero de carta, pois um removal no bicho significaria um 1-2 o que nos colocaria bastante atrás. O facto é que o removal usado hoje em dia, para além do path, são bolts, pulsos, terminates e deathmarks, que basicamente apenas trocam com a aura (desde que tenhamos cuidado a “conjurar” a aura).

Mythic ganhou um counter bastante bom, unified will, e penso que irá melhorar um pouco o deck, mas fora isso, não recebeu upgrades de main deck, talvez a Linvala para o side.

Mas também irão aparecer decks de summoning trap “cheatando” a entrada de eldrazi’s mais cedo no jogo. Algo com que jund não consegue lidar.









Resumindo:



- Ainda não é desta que aparecerá um deck de controlo puro, tipo lock ou draw-go. UW tappout será genero adoptado ainda.



- Jund possivelmente, ainda será o melhor deck do formato.



- Vampiros continuará uma piada do formato.



- Não, walls não será viável.








Como sidenote:



Se querem arranjar investimentos baratos, de cartas que possivelmente verão jogo agora com ROE, tenho duas recomendações:



- Summoning Trap – acho que não preciso de explicar muito.



- ragon Appeasement – Com os eldrazi spawns, torna-se um mecanismo de draw bastante eficiente, e absurdo. Imaginem isto com um eye of ugin na mesa e vocês a fazerem uma sucessão de skittering invasions. Basicamente ciclam um monte de cartas. Reliquary tower para não descartarem... e voilá!

Ok, pode não acontecer nada, mas a carta é incomum, e para mim sempre foi um sleeper de reborn. Acho que é tempo de lhe dar uma chance.



Bem, espero que tenham gostado da minha opinião sobre o set.

Fiquem bem









Ah btw, gostava de colocar só o link de um blog meu e de um amigo, em que vamos postando reports e assim. Se quiserem dar uma olhada:



Screw-scoop.blogspot.com








V_Raziel

De: Mem Martins
4/19/2010 5:43:37 PM
Re.
O oposto do que queremos?

Não queres uma 5/5 ou uma criatura q dá duas manas de qualquer cor por 3 manas?

wilier

De: Porto
4/19/2010 5:38:50 PM
mull daya
Como é que uma carta que faz sempre o oposto do que nos queremos pode ser boa?

V_Raziel

De: Mem Martins
4/19/2010 5:10:51 PM
Re.
Não preciso ver... Já testei

O vengevine (só jogo com 3 no deck) é excelente em naya e contra jund (cheguei já a usar como carta de sideboard contra jund).

O mul daya é tão tão bom... N é carta acima de 7€ Mas é muito bom em mythic... Adoro jogar com ela... Dá-me um boost descomunal...

O Gideon é uma carta que sai contra controlo. Mas o que disse mantem-se... No primeiro jogo, é uma carta excelente contra removal sem ser path. E não se esqueçam que o ambiente é praticamente aggro. Controlo? só WU e cruel... Cruel faz o que ao Gideon?

Após afundares 6 manas no leveler vermelho? Tipo... Vermelho tem sempre excesso de mana E a carta entra apenas em Monored... Mais vale usares a mana que tens a+ em algo como isto... Claro que pode levar com um bolt... Tal como o Student

Vale a pena gastar slots no realms porque seca o deck, mete teu KotR maior, vai buscar mana ou criaturas para a tua mão que podes precisar...

O que queres num deck aggro? Não é ter possibilidade de comprar cada vez mais criaturas e meter as tuas maiores? O realms faz isso

Abraços

Miguel11


De: Braga
4/19/2010 4:00:18 PM
re
Opa quanto ao vengevine e ao mull daya vais ver. Mas hey o mull daya e mesmo fraco...

Quanto ao Jura: A diferença entre a treetop e o jura, é que treetop não tens que te virar todo para levares com um negate into jace ou pior. Acredita, Jura é mesmo mau contra controlo, porque nenhuma das 2 habilidades de cima é usavel. E depois, pagaste 5 manas para levar com um path?

Quanto ao leveler vermelho... Aquilo é horrivel. Num ambiente de bolts, queres mesmo afundar 6 manas?? Pensa nisso.

Realms uncharted. Tens razão quanto ao KOTR mas isso é suboptimal e nem vale a pena desperdiçar slots.


V_Raziel

De: Mem Martins
4/19/2010 3:27:54 PM
Re.
Como sempre Nuno, os teus artigos são porreiros, mas gostava de dar a minha opinião nisto:

Realms Uncharted: Para além de ir buscar manlands e lands de eldrazi’s, ajuda o KotR.

Isto é para T2 Ou seja, a carta tem lugar em T2 se vires desta forma Além de ajudar a secar o teu deck

Vengevine – Sim, a carta deverá valer uns 8€ mas posso dizer que já testei e tem mesmo um grande potencial, principalmente devido ao blightning. Não é tão bom como o Wilt-Lief Liege mas é bom o suficiente para valer bem. Terá um preço alto por ser mitica, também.

Guideon Jura – Não vale contra controlo? Nuno, também já testei isto... Quantas vezes levas com wraths e ficas sem criaturas? Olha, esta 6/6 só vai embora se lhe fizerem um path Tipo as treetops Só que não pagas mana para activar

Mul Daya Channelers – Eu já a testei em Mythic (o deck que praticamente é lands e bichos) e é bastante boa. Acelera muito ou é bicho grande neste deck que foi feito apra ser assim E mesmo quando tás com problemas com o topo, para que servem as fetch? Lembra-te disto

Abraços

Nuno Taborda

Editado: Acho que o Dragonlord também será algo a se considerar em vermelho como podendo vir a ser uma boa carta

E deck de walls não, mas um deck com a wall verde e branca funcionará bem no deck de summoning trap Mais noble e awakening zone a entrar ao 2º turno, poderás ter assim uma vantagem de mana/draw para conseguires facilmente põr em jogo o emrakul com a trap


Alterado a 4/19/2010 3:41:19 PM por V_Raziel
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