Gostaria de falar sobre um tema que nos diz qualquer coisa a todos, a uns mais que aos outros, evidentemente. Como indica o título do tópico, falo das coleções. Coleções pessoais e não as coleções das várias edições. Como já ando nisto há um tempinho, tenho uma coleção que considero boa, sem qualquer P9 ou coisa que se pareça.
Gostava então de vos falar da minha coleção (parece meio peneirento, mas não é!) e também de conhecer as vossas (por isto é que não é peneirento!). Desde as motivações para as fazer, qual o valor que lhes dão (sentimental ou monetário), quanto tempo levaram para as fazerem e, principalmente, quais as cartas que a compõem.
Um dos motivos que me levou a fazer este artigo foi o facto de me terem informado de que uma das maiores coleções de magic do mundo é de um português! Alguém pode confirmar isto? Sabem mais ou menos como será esta coleção?
No meu caso, comecei por fazer uma coleção de Weatherlight (foi quando comecei a jogar) que a vendi há pouco tempo. Não me dizia nada. Agora a minha “verdadeira” coleção, não sei bem quando decidi começá-la (acho que apenas constatei: “Epá, isto que aqui tenho já é uma bela coleção!”) mas acho que não a vou acabar nunca, pelo menos enquanto o interesse pelo magic durar. E se durou tanto tempo, imagino que vá durar mais algum.
A minha coleção resume-se a cartas que eu acho boas. Poderei trocar uma ou outra, mas custa-me sempre. Começou por ser um baralho que rodou de extended. Pensei que tinha ficado com elas penduradas (actualmente não faz grande sentido a nível competitivo ter mais de 1 vampiric tutor, por exemplo). Mas forcei-me a pensar que sempre as poderia utilizar em legacy. E acho que a chave para qualquer coleção deste género é – “sempre a poderei utilizar”. E assim é. Mais de metade nunca utilizei (nem utilizarei, acho eu), mas cá estão.
Agora, em vez de descrever a coleção, e como dizem que uma imagem vele mais do que mil palavras, aproveito para exibir um pequeno trabalho gráfico que fiz com imagens das cartas. Não me interessa que saibam que quantidade tenho de cada, o que interessa é a carta em si.
Espero que se divirtam a ver a montagem e mandem o vosso feedback, que poderia incluir imagens do género das vossas coleções. Interessa-me fazer deste artigo um tópico atrativo não só pelo tema, mas também pelo grafismo.
Abraços a todos e obrigado por lerem
Pedro