Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->GOBLINS - A Reviravolta Responder

Link directo: topico.asp?topico=38474

UtilizadorResposta

FilipeFern

De: Queluz
11/15/2007 9:20:45 PM
GOBLINS - A Reviravolta



Se, tal como eu, são fans de Goblins (e mesmo que não sejam), devem ter reparado na reviravolta que Lorwyn trouxe a estas criaturas, falo claro do facto de ter sido abandonado o vermelho como cor principal (que já vinha desde Alpha), tendo sido adoptado o preto para o substituir. Esta mudança, algo drástica, para quem estava já habituado a ver os goblins “vestidos de vermelho” há tanto tempo, acabou por não ser consensual (à semelhança também da introdução dos Planeswalkers, que muita discussão tem dado), como todas as alterações, deu origem a “votos” de reprovação, mas também a “votos” de apoio. A meu ver, consoante o tipo de jogo que cada jogador mais goste de jogar, poderá ou não aprovar esta mudança (pode ou não dar-lhe jeito), não pode, no entanto, negar que esta trouxe não só aspectos negativos (que os tem, tal como, mais à frente será desenvolvido), mas também aspectos positivos.








Muitos de nós que utilizam goblins nos seus decks fazem-no porque gostam das habilidades que muitas destas criaturas possuem e que permitem (devido à alta interacção que podem ter entre si) ganhar um jogo em muito poucos turnos. Falo, por exemplo, do Goblin Piledriver (quanto a mim, a melhor carta de goblins editada até hoje), que além de não custar muito a invocar (apenas 1 de mana incolor e 1 de vermelha) e da protecção contra o azul (que dá sempre jeito), dá +2/+0 até ao fim do turno por cada goblin atacante, tornando-o, na minha opinião, numa carta indispensável num deck de goblins (isto, claro, nos formatos em que pode ser utilizada); esta carta em conjunto com o Siege-Gang Commander (que permite colocar em jogo 3 goblin tokens de 1/1) ou com o Empty the Warrens (um feitiço que faz basicamente o mesmo, com a vantagem do storm) tem um efeito esmagador. Quem goste de cartas que provoquem dano directo também pode utilizar Goblin War Strike, aproveitando também toda esta “logística” à volta do Piledriver.






O Goblin Warchief , também ele uma carta bastante popular entre os adeptos de goblins, que nos permite atacar assim que os nossos goblins entrem em jogo e também jogar mágicas de goblin mais baratas (caso as tenhamos no deck).





O Gempalm Incinerator, um óptimo destruidor de obstáculos (neste caso criaturas) indesejados, seja aquela criatura que até é fraquinha mas tem uma habilidade lixada ou então uma criatura mais forte que nos esteja a incomodar (isto se tivermos goblins suficientes em jogo para a mandar para o cemitério).





O Goblin Ringleader é, tal como o Piledriver, outra presença indispensável nos decks de goblins (também nos formatos onde é autorizado), que nos permite ter sempre criaturas (e também mágicas goblin) disponíveis; funcionava bastante bem com o Goblin Recruiter (quando era permitido no extended), com este organizava-se o grimório e com o Ringleader iam-se buscar as cartas.



Fica em baixo um exemplo de um deck que utiliza algumas destas cartas:

4 Gempalm Incinerator
2 Goblin King
4 Goblin Matron
4 Goblin Piledriver
4 Goblin Ringleader
1 Goblin Sharpshooter
4 Goblin Sleeder
4 Goblin Warchief
1 Siege-Gang Commander
4 Skirk Prospector

4 Empty the Warrens
4 Rite of Flame

4 Goblin Burrows
16 Montanhas

Nota: O sideboard fica ao critério de cada um (até porque este deck é apenas um exemplo), mas fica, no entanto, uma sugestão (não testada, mas é capaz de funcionar + ou – bem), a inclusão neste de dois Greater Gargadon, para serem jogados (preferencialmente) com o suspender, do modo a evitar aquelas situações chatas que acontecem quando se joga contra decks de control e muitas vezes ficamos sem grande parte dos goblins (quando aparecem iras pela frente), fica só como um plano de recurso, tal como disse, ainda à espera de ser testado.








Além destes goblins que falei antes, existem também alguns de edições mais recentes (ou reeditados) também bastante bons e muitos utilizados, como é o caso do Mogg Fanatic (um goblin barato e com a vantagem de dar um de dano a uma criatura ou jogador) ou do Mogg War Marshal (que permite colocar dois goblin tokens em jogo).


Tal como expliquei anteriormente, os goblins que referi até aqui, permitem jogar um estilo de jogo bastante rápido, no entanto, aparentemente, um dos objectivos da equipa de desenvolvimento da wizards, ao mudar a cor principal dos goblins de Lorwyn, foi mesmo alterar o estilo de jogo que estas criaturas permitem.






Se por um lado as habilidades de alguns dos goblins pretos de Lorwyn são inegavelmente bastante boas (falo por exemplo de Knucklebone Witch ou Boggart Mob), por outro, não permitem o estilo de jogo rápido que pode ser aproveitado quando jogamos, por exemplo, com o Goblin Piledriver (que corria o mito que poderia ser reeditado, que obviamente acabou por não se confirmar) no deck.











Além destas novas habilidades, podemos encontrar em Lorwyn uma espécie de segunda versão de goblins já existentes, como o Boggart Harbinger, que pode ser considerado a goblin matron de segunda geração (com a diferença de ter mais um de ataque e do goblin que vamos buscar ao grimório não ir para a mão e sim para o topo deste), ou a Mad Auntie, que tal como o Goblin king dá +1/+1 (mas em vez de dar mountaiwalk, dá a possibilidade de regenerar outros goblins).







Por fim temos também, pelo menos, uma bicolor bastante boa, o Wort, Boggart Auntie, que será bastante útil nos novos decks de goblins remodelados com Lorwyn para duas cores. Ora imaginem lá isto a ir buscar todos os turnos Fanatics ao cemitério e todos os turnos a fazermos sacrificar destes. Ou a ir buscar War Marshal (já viram os tokens com que não ficávamos em jogo?).



Pode-se ver que, tal como já foi dito, algumas destas novas cartas de Lorwyn são bastante boas e permitem fazer decks bastante diversificados, seja por si só ou em conjunto com outras cartas de edições anteriores, construindo decks monoblack ou bicolores (preto + vermelho). Assim fica o exemplo de um deck bicolor que pode ser construído com estas cartas:


4 Knucklebone Witch
4 Mogg Fanatic
4 Mogg War Marshal
4 Goblin Piledriver
4 Boggart Harbinger
4 Facevaulter
2 Boggart Mob
1 Mad Auntie
1 Goblin King
1 Siege-Gang Commander
2 Wort, Boggart Auntie

4 Empty the Warrens
3 Rite of Flame
2 Boggart Shenanigans

4 Auntie’s Hovel
4 Tresserhorn Sinks
7 Pântanos
5 Montanhas


Nota: (1) Mais uma vez o sideboard fica ao critério de cada um
(2) Já tinha falado da maioria das outras cartas, quanto ao Facevaulter serve para aproveitar os sacrificios dos Mogg Fanatic e War Marshal









Por tudo isto, sigo com interesse a alteração dos decks de goblins agora com Lorwyn; estou curioso para saber se a maioria vai adoptar decks mono ou bicolores ou até se vão simplesmente continuar a jogar com os velhos monored até ser permitida ainda a sua utilização (até daqui a um ano, com o fim de Onslaught no extended e, com isso, da maioria dos goblins mais interessantes para um jogo mais rápido).



Espero que gostem do artigo.
Cumprimentos:
Filipe

Alterado a 15-11-2007 21:25:26 por FilipeFern
Alterado a 15-11-2007 21:37:28 por FilipeFern

FilipeFern


De: Queluz
11/16/2007 4:28:41 PM
Re Rui Leal; antonio



Inda bem k gostaram do artigo. Quando aos Gargadon, apesar de ñ ter sugerido sideboard, acrescentei essa nota porque me pareceu uma boa opção, gosto de ver k ñ sou o único a achar isso.

Fkem bem

jonastoze


De: Barreiro
11/16/2007 12:46:52 PM
re: antonio
Não têm erros porque todos os artigos agora antes de serem postados passam por mim. Mesmo assim este por acaso não continha erros.
E claro têm uma pequena ajuda minha .

antonio

De: Barreiro uma região com currículo de cidade
11/16/2007 12:31:15 PM
re
Bom artigo , sem erros ( senão o jonas fala logo ) , epá ta perveito tem imangens , tem principio , meio e fim .


cumps antonio

Rui Leal


De: Frielas
11/16/2007 11:38:21 AM
li tudo e gostei..
ta visto q os goblins entraram em força em lorwyn, como referiste em cima tb considero q o gargadon é o melhor amigo dos goblins, q tb acho indispensavel pelo menos 3 num deck de goblins...
continua com o bom trabalho!

FilipeFern


De: Queluz
11/16/2007 8:00:57 AM
Re scrollrack


Inda bem k gostaste do artigo. Quanto ao t2 também é essa a minha opinião. Agora quanto ao Ext, apesar de até aqui ter sido sempre jogado com vermelho de base, é provável que tal como no t2, possa também ficar bicolor (com 1 proporção de + ou - 50/50), tenho algumas duvidas que se jogue maioritariamente de monoblack. Assim, acho k as hipóteses do bicolor ou monored são mesmo as + prováveis, eh esperar para ver o k pega melhor.

Inte e fka bem

templario13


De: Lisboa
11/15/2007 10:43:04 PM
re
Espectáculo, curti bué! Gosto bastante de Goblins, sempre me pareceram os Big Fat Party Animals do MTG, sempre que oiço falar de goblins lembro-me sempre das azelhices e maluqueiras que são mostradas através das cartas e da própria história do Multiverso.

Fica bem e continua a escrever artigos tão interessantes. =)

Saka

De: Qta. do Conde
11/15/2007 10:22:22 PM
re
Gostei de ler o artigo, tá muito louco

FilipeFern


De: Queluz
11/15/2007 10:18:40 PM
re: Jonastoze; Saka; templario13
Thanks Inda bem k gostaram.


Alterado a 15-11-2007 22:24:03 por FilipeFern
Alterado a 15-11-2007 22:45:41 por FilipeFern
Alterado a 15-11-2007 23:33:38 por FilipeFern

jonastoze


De: Barreiro
11/15/2007 10:10:27 PM
re
Um artigo muito bom em que explicas muito bem a tua opinião em relação ao goblins parabens está bom .

Continua assim pois gostei muito de ler.
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6]