Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Um JUND a passear em Extended... Responder

Link directo: topico.asp?topico=87891

Extended : Um JUND a passear em Extended...
em 4/13/2010

Esta semana temos um dos reports mais insólitos de sempre em que um deck de Standard, o melhor deck de Standard, Jund obteve um espantoso 10º lugar no Pro Tour Qualifier San Juan que ocorreu no passado Sábado em Cascais.
O autor desta "proeza" é o Filipe Blauth que decidiu compartilhar conosco a sua experiência.
Absolutamente hilariante!>







Para todos os curiosos, deixo aqui um report da minha surpreendente passagem pelo único ptq a que conseguir ir nesta season:



Não ido a nenhum PTQ esta season, e por esta razão ainda não tinha deck de extended. Primeiro testei Deathcloud Rock, depois o metagame shiftou e mudei para affinity, e fui testando e vendo que decks é que conseguiria arranjar. Um amigo disse me que tinha um affinity completo, mas também um scapeshift. Isto na semana antes da Páscoa. Ficou de me arranjar um dos decks para o PTQ, pois ele iria de bant. Estive fora até a 3ª feira da semana do PTQ, e não consegui contactar com ele, mas esperei que aparecesse até à véspera, mas nada… Também já era tarde demais para pedir um deck a alguém, mas sempre iria ao PTQ, pois há sempre quem tenha um deck a mais por indecisões ou por outra razão qualquer. E podia ser que esse meu amigo aparecesse.




Fui a cascais na desportiva, para tar com o pessoal, até porque já sentia saudades do espírito dos torneios (não tenho ido a muitos ultimamente). Se arranjasse deck muito bem, se não, também não seria o fim do mundo. Durante uma hora todo o pessoal a quem pedi não tinha decks para me emprestar, mas devo referir que certas pessoas tinham decks completos em casa!!! Da próxima vez talvez a véspera não seja tão tarde pa ligar a alguém e pedir um favor.





Fiquei até ao último momento para me inscrever porque não sabia do que ia jogar, ou SE ia jogar. Até que a vontade de jogar falou mais alto e perguntei a um amigo se tinha o jund dele de T2, só porque achava que por ser o melhor deck de T2, talvez fosse a melhor 2ª opção depois de qualquer deck de Extended. Ele deve ter achado que eu não tava a bater bem, mas lá me emprestou e fui a correr inscrever me e fazer a lista em 10 minutos.




Devido a este reduzido tempo, e eu saber que tinha que fazer algumas alterações para não fazer figura de urso mesmo, tirei algumas cartas do jund normal que são mais pesadas, como broodmates e siege gangs, e meti algumas que estavam ao molho dentro da caixa que vinha o deck. As que eram legais em Ext eram apenas as que poderiam entrar no deck que o meu amigo trazia, ou seja, UW thopter control. Ora o que consegui fazer a pressão (as escolhas de cartas foram simplesmente olhar para elas e dizer sim ou não) e com as cartas ao alcance foi isto:




4 Leech (tinha de deixar 4, era uma boa carta de pressão e o bicho mais barato do deck)


4 BBE (talvez das poucas cartas que realmente joga em Ext)


4 Blightning (com tanto deck de combo, esta era capaz de ser das minhas poucas respostas)


4 Sprouting Thrinax (sabia que seria muito bom contra decks aggro, e era mais uma criatura para por pressão a outros decks)


4 Lightning bolt (bom em qualquer formato)


3 Pulsos (era a única resposta em main para thopter e um removal geral)


2 Terminate (mais removal, também competitivo em ext)


1 Garruk Wildspeaker (tirei o 2º que lá estava, pois nunca iria querer comprar 2. É lento demais para Ext, mas pode dar grande card advantage contra aggro e a ultimate pode por um clock muito mais rápido nos combos)


3 Malakir Bloodwitch (o spell mais caro do deck, que não hesitei em por, pois sabia que era muito difícil de o tirar da mesa e que seria game winner contra zoos)


3 Chrome mox (MVP em quase todos os jogos, deu uma rapidez ao deck que o permitiu não acusar que era de outro formato, possibilitando turno 1 leechs, turno 2 thrinax e turno 3 BBE)


3 Kitchen finks (uma boa carta de card advantage, boa contra aggro. Tenho poucas dúvidas que jogaria em jund se ainda fosse legal em T2)


1 Duress (o único ao alcance, passou imediatamente de side para main por ser a única resposta aos spells “injustos” de Ext)


24 Lands de jund normalissimo com 8 basicos 2 raging ravine, savage lands, fetch BG e duals de m10 (n tive mesmo tempo pa pedir NADA).




Sideboard inclui techs tipo trace of abundance contra depths, 4 great stable stag, 2 acidic slim e (juro que nem sabia o nome desta carta), 1 terminate, 3 dragon’s claw, 1 pithing needle e 2 deathmark. Não tinha muito mais cartas disponíveis, e todas estas davam me algum tipo de resposta para muitos decks do metagame.

É ridículo não ter hate nenhum contra grave, mas parece que isso não é um problema comum em T2… Sabia que ia ser brutalmente espancado por qualquer dredge ou living end

Bem, a minha previsão era fazer 0-2 ou apanhar um barn e fazer 1-2 com muita sorte. Afinal as coisas foram bem diferentes...



Ronda 1 (Burn)


Jogo 1
Vi 3 leechs no primeiro jogo, mas também 1 duress e 1 blightning, levei com os bichos de unearth e aguentei me ate 1 de vida. Com lethal na mesa passo e ele vira um montanha para a mesa do topo (1-0)

SB

-4 leech -3 pulsos

+3 claw +1 needle (tinha visto hellspark e hell’s thunder) +2 trace +1 terminate



Jogo 2

Ele desperdiça uma carta num everlasting torment. Por acaso não me vieram os finks nem claws... Mas tive removal para os hasters dele e pressão com BBE e thrinax (2-0)

Jogos 2-0
Rondas 1-0






Ronda 2 (Doran)

Jogo 1


Ele tem 2 qasalis e 1 noble, eu tenho leech, vou lhe dando 4 depois de fazer blightning as ultimas 2 cartas da mao dele, enquanto respondo a fazer terminate cada turno no atacante dele, ele la teve putrefy e path, mas também comprou uns 6 7 lands (1 treetop) (1-0)

SB

-4 blightning -1 duress

+2 acidic slime +1 terminate +2 deathmark




Jogo2

Tenho removal para os bichos dele, tenho os meus bichos, e levo o jund ao 2-0, com o meu oponente tao estupefacto como eu (2-0)

Jogos 4-0
Rondas 2-0





Ronda 3 (Scapeshift com punishing fire e gifts)


Jogo 1

Não consigo fazer pressão suficiente e ele comba sem muita historia, ja sabia que era um bye para ele antes sequer de me sentar, mas e o preço a pagar por jogar com jund contra um combo de extended (0-1)


SB


-3 pulsos -2 terminate -3 malakir bloodwitch

+2 trace +4 stag +2 slime



Jogo 2

Começo Land mox imprint de um BBE, trace no land, 2º turno land BBE num bolt, 3º turno BBE num blightning, mas ele estabiliza com 2 punishing fire e jace combando rapidamente (0-2)

Jogos 4-2
Rondas 2-1

----------------------------



Vou almoçar pensando que quando voltar vou continuar a apanhar os decks mais superiores como DDT e scapeshift, contra os quais eu sabia que não tinha qualquer hipotese












Ronda 4 (fadas)



Jogo 1

Tenho inicio de leech thrinax e BBE num blightning a que ele não consegue responder, tendo so resolvido 2 sprites e 1 vendillion ao longo do jogo, e jogou 3 mutavaults que lh dificultaram a base de mana (1-0)


SB

+4 stag +2 slime

-3 finks -1 garruk -2 malakir bloodwitch



Jogo 2

Ele faz seize e eu mostro stag, blightning e bolt. Ate separei o stag ja para o enviar para o grave mas ele escolhe blightning (depois explicou me que era pq tinha damnation na mao) Infelizmente para ele ficou screw a 2 ate a ancestral vision dele resolver e o stag ganhou o jogo quase sozinho, com back up de 3 burn spells (2-0)

Jogos 6-2
Rondas 3-1




Ronda 5 (DDT)


Jogo 1

Faço mox imprint de garruk land leech, ele no turno dele tem urborg seize, que me tira um bolt, compro blightning e começo a pressao logo ao 2º turno. Ele demora a ir buscar as peças de combo e vou atacando respondendo com pulso no jace por exemplo. O jogo acaba com ele com o combo do thopter activo na mesa, e 5 de mana, todo virado, e eu com o ataque meto o a 1, o qual ele perde quando baixo o 5 land e a bloodwitch, no turno antes dele começar a faze café com o combo (1-0)

Incrivel, todos os que passavam e viam que eu estava a ganhar não acreditavam




SB


-2 terminate -3 finks -3 malakir bloodwitch -1 montanha

+2 trace +4 stag +2 slime +1 needle (9 cartas, ao que um amigo meu diz, era tudo o que tinhas lá em casa contra DDT)




(Enquanto eu fazia o side ele via uma folhas de apontamentos ainda desacreditado do que tinha acontecido, e um amigo dele até brinca com ele ao perguntar qual é o plano pós-SB contra jund que ele tinha encontrado no testing e se estava a procura dele)


Jogo 2

Ele tem double thopter e meek sem search engines, tenho pulso, mas ele joga sempre muito bem a volta deles, obviamente, e arrumo pois nunca mais ia apanhar o jogo (1-1)



Jogo 3


Tenho stag na mao mas so uma floresta, e não baixo um trace of abundance ao 2º pois ele ainda não o tinha visto e podia ser util para dar shroud ao DD. Quando ele chega a 3 manas ja achei desnecessario guarda lo e baixo, acabando com blightning, que ele faz pitch de coisas insignificantes. Proximo turno ele faz transmute a hexmage e passa com uma mana aberta. Sabia que ele tinha o combo, tinha de comprar alguma coisa. Vem needle do topo, que eu prontamente baixo a hexmage, e ainda baixo stag. A partir dai ele ainda se expreme com mox e thopter a tentar parar os meus outros bichos, mas acaba por morrer para ataque do 5 turno extra (2-1)

Respiro de alivio. Nem acreditava no que tinha acabado de acontecer. Nem eu nem quem estava ali a ver o jogo. Bem, ja não precisava de mais nada. Melhor deck de T2 acabava de ganhar ao melhor deck de Ext

Jogos 8-3
Rondas 4-1





Ronda 6 (Fast zoo com bant charm)



Jogo 1

Ele claramente sabe que estou de jund, pois ninguem se calava sobre isso, mas eu não faço a minima do que ele estava. Por esta razão não arrisco o leech ao 1º, pois ia ter de perder ou um garruk ou um terminate, e tinha o resto da mao com lands.
Vejo kird ape ao 1º, faço mox no leech e baixo thrinax. Proximo turno garruk para por besta e paro por completo o ape e o lion que ele baixou entretanto. Tive terminate para o goyf, ele baixa treetop e qasali. Tenho bloodwitch do topo e no ultimo turno ataco sabendo que se ele comprar removal para o meu 2º thrinax ou burn perco, mas não podia esperar mais um turno para lhe dar ainda mais um draw (1-0)



SB


-1 duress -2 leech -2 blightning

+2 Slime +1 terminate +2 deathmark



Jogo 2

Vou com uma mão lenta, mas com spells bons contra ele. Pulso, Slime e blightning. Ele só baixa alguma coisa ao 3º, o que me deu tempo suficiente para ganhar por card advantage mais uma vez com a bloodwitch (2-0)

Jogos 10-3
Rondas 5-1


Penso que já está feito, jund no top8, mas passado alguns minutos começo a ver que talvez terei de jogar pois estava na mesa 6, o que se confirma quando vejo que estou em 8º com os piores tiers dos meus pontos. Tenho de jogar a 7ª ronda.





Ronda 7 - scapeshift


Ele estava a jogar ao meu lado o mirror de scapeshift, portanto logo que o vi sentar-se a minha frente que quase que concedi. Mas também, se o deck tinha chegado ali, podia ser que mais um milagre acontecesse. Mas scapeshift era mesmo o deck que não podia apanhar.



Jogo 1


Jogo com maior assitencia de um deck de T2 num PTQ de Ext. Todos queriam ver se realmente eu estava de jund, ou se o bicho papao de T2 era capaz de bater mais um deck para um top8 memoravel. Bem, ele dominou por completo sem muita historia. La fui tentando por pressão mas ele teve 3 remands, repeals, cryptics, aceleração... Bem, o que o deck dele faz. Aqui provou se que a base de mana e spells clunky como blightning que eram constantemente time walkados por remand eram inferiores a um deck de extended (0-1)



SB

-3 pulsos -2 terminate -3 malakir bloodwitch

+2 trace +4 stag +2 slime





Jogo 2


Duress ao 1º revela 2 scapeshift 1 dual 1 valakut 1 wood elves, 1 search for tomorrow e 1 ponder. Tiro o ponder. No 2º turno tenho mox e 2 blight e 1 thrinax. Imprimo, e mal, um blightning e baixo thrinax para começar a fazer pressão. A outra opção seria imprint do thrinax e tirar lhe 4 cartas da mão, e teria sido a opção mais correcta. Ainda me fui expremendo, ja cometendo erros estupidos por saber que o jogo estava perdido, e ja estava mais interessado no espetaculo de comedia que aquele jogo virou, com intimidantes ataques de "saprofitas solitarias" e base de mana horrivel. lol. Ele ainda baixou um platinum angel para ganhar um turno antes de fazer um scapeshift lethal, o que suscitou um “oah” de muita gente, ao qual eu só tinha uma resposta no deck, que era um segundo slime. Desta vez, para espanto meu, não veio o topdeck. Gratz ao meu oponente pela sua poker face e jogar com muito poucos erros (eu pelo menos nao vi nenhum) (0-2)

Jogos 10-5
Rondas 5-2










Acabava ali o sonho de milhares que esperavam ver o jund no top8 do PTQ, mas não estava nada triste por ficar em 10º, o que também já se está a tornar um habito para mim, principalmente o 9º... Foi um torneio diferente, algo estranho e certamente memorável. Se alguem souber quem perdeu para mim não diga a ninguém pois essas pessoas preferiram ser dadas como anónimas, por alguma razão será não é? :P



Uma coisa que reparei foi a facilidade com que joguei as rondas em que ganhei exceptuando a com DDT, e a espanca que levei dos scapeshifts. Reparei que grande parte da razão para jund ser tão bom como é em T2 é o ambiente não ter bons combos. Para mim, não há hate que imprimam que vá acabar com jund, mas sim um deck totalmente novo que tenho um combo que seja capaz de vencer jund. Com tanto aggro e control que há, um ou dois combos talvez mudariam o metagame para algo mais saudável.



Queria agradecer a todos que acompanharam o 5-2 do jund, ao Tiago Ramos pelas cartas todas, e a quem me veio dar os parabéns ou pelos meus tomates ou pela minha loucura. Ah, também não posso deixar de agradecer aos deuses do topdeck que hoje estiveram do meu lado. O que seria do cascade sem eles...


Cumprimentos,

Filipe Blauth



PS: Estranhamente acho que nunca mais devo jogar de jund na minha vida, até porque odeio o deck. Incrivel não?


daOne


De: Corroios
4/13/2010 5:16:19 PM
re
Great Sable Stag a dar o dano final no 5ºturno extra Muito bom..

De qualquer forma eu gostava de te ter apanhado, pois estava d genesis


BTBR

De: Canidelo
4/13/2010 12:52:34 PM
re
Adorei este artigo , rime bué! xD

Grande Jund a dominar extended!

Ganhar a um DDT com um T2 já é um grande prémio xD

Parabéns pelo 10ºlugar!

Abraços

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
4/13/2010 9:19:40 AM
re
Eu curti bué ver lá o Jund, foi mesmo completamente inesperado e apanhou a malta desprevenida, lolol.


MeTelmo


De: Braga
4/13/2010 2:57:40 AM
Bem..
Jund ao PODER!
Jund vai rodar de T2 e dominar o hambiente em extended.


Gostei do comentario: "quanto eu fazia o side ele via uma folhas de apontamentos ainda desacreditado do que tinha acontecido, e um amigo dele até brinca com ele ao perguntar qual é o plano pós-SB contra jund que ele tinha encontrado no testing e se estava a procura dele"
Isso foi bem dito.
Foi um jogo enorme esse

Se houvesse mais uns duress, ou mesmo os though to hemorrage, lá eliminavas também os scapeshift.
Foi apenas para eles que perdeste.

É pena, perdeste apenas para Combo.

Mas parabens pelo lugar.
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3] [4]