BMBA De: Fazendas de Almeirim 12/24/2008 7:24:40 PM
[Artigo] Fractius
Fractius.
No jogo em si, os Fractius (em Inglês conhecido por Sliver) são das criaturas mais notáveis que Magic the Gathering criou. Cada carta Fractius possui a sua própria habilidade mas possui o poder de partilhar essa mesma com cada outra carta tipo Fractius que esteja em jogo.
Veja-mos um breve exemplo:
Imagine-mos as seguintes cartas em jogo…
Se assim tivermos estas cartas em jogo todos os Fractius que não tenham a habilidade de Voar (1ª imagem) ou mesmo a habilidade de iniciativa (2ª imagem) passam a tê-lo.
Constituição e Aparência Física
Os Fractius possuem cabeças alongadas, ornamentadas com ramificações ósseas e espinhos, num padrão complexo. Aparentemente, não possuem olhos, boca ou narinas visíveis. Possuem um bico como de uma ave, e um único membro, que sai do seu tórax e termina em uma única garra, alongada e afiada como uma lâmina. Possuem anatomia semelhante a reptéis, tendo tórax e, junto deste, uma longa cauda semelhante a um chicote de duas pontas, para protecção extra, responsável por quase todo o seu tamanho. São seres extremamente ágeis e espertos. Podem ler as mentes de outros Fractius e compartilhar suas habilidades.
História
Os Fractius em Rath
Os Fractius são criaturas estranhas, de origem controversa. Não há certeza, na verdade, sobre a origem desses seres, e sim teorias. Eles foram primariamente vistos no plano de Rath, o plano artificial criado por Yagwmoth para treinar sua invasão.
--->Yawgmoth
Algumas teorias dizem que eles teriam sido uma raça criada pelos experimentos de Volrath, quando ele era Evincar em Rath, e que na fortaleza deste, os Fractius mantinham uma imensa colónia, assim como nos territórios em volta da construção.
--->Volrath
Outras, que eles teriam vindo de algum outro plano desconhecido, nos experimentos que "arrancaram" pedaços de planos e os jogaram em Rath.
Seja qual for sua origem, os Fractius são muito diversos em características, eles são seres animalizados, que tem a habilidade de "ler" as características de outro Fractius próximo e assumi-las para si, graças a um tipo de mente colectiva. Portanto, quanto mais Fractius próximos, mais poderoso cada individuo fica.
Eles todos têm o objectivo de defender a sua Rainha, esta têm uma consciência própria, independente, e têm total controlo sobre sua ninhada.
À Fractius-Rainha foi dada, por Volrath, a tarefa de guardar as partes do Legado, que eram procuradas pelos tripulantes da Nave Bons Ventos sendo eles Gerrard Capasheno, Crovax, o Amaldiçoado, Mirri, a felina guerreira e Karn, o golem de prata.
De alguma maneira, Volrath exerce uma influência sobre os Fractius e sobre a colónia. Como dito no texto da carta Fractius Metálico, assim que o primeiro Fractius artificial, construído por Volrath, foi aceito na colónia, a influência deste nela aumentou incrivelmente.
Os Fractius lutam ferozmente contra a tripulação dos bons ventos. Os tripulantes da nave ficam estupefactos com a habilidade dos Fractius, de compartilhar seus pontos fortes. "Eles compartilham mais do que seus pensamentos - Devemos achar uma maneira de quebrar esse vínculo", frase que descreve muito sobre esse dom dos Fractius.
Gerrard e os outros navegantes vêem-se numa situação surreal: enquanto Fractius alados faziam todos os Fractius desafiarem a gravidade, Fractius musculosos aumentavam a força de todas essas criaturas.
Depois de muito, eles conseguem passar em direcção à fortaleza graças as estratégias de Gerrard. Na fortaleza, Karn, o golem de prata, é incumbido de conseguir as peças do Legado, guardadas pela terrível Fractius-Rainha. Ele então vai ao encontro dela. Ela questiona ele sobre o porquê da necessidade de ter os artefactos. Ele responde que, assim como ela necessita de todos os Fractius da colônia, seus filhos, para se sentir completa, ele também precisa do Legado para tal.
Ela subitamente muda de ideia e entrega as peças para Karn, que agradece e vai embora.
Os Fractius após Rath
Pouco sabe-se o que ocorreu a estas criaturas imediatamente após a derrota de Volrath e o terrível apocalipse que engoliu a fortaleza e a colónia nas chamas. Sabe-se porém, que a Fractius-Rainha foi morta, junto com praticamente todos os outros Fractius existentes. Então, era a extinção dessas criaturas. Ou talvez não.
No continente de Otaria, no plano de Dominaria, algumas décadas após o apocalipse no plano de Rath, o Projecto da Rebentação é criado pela Imperatriz do povo marinho Cefálida, Llawan.
O Projecto da Rebentação, um trabalho conjunto de humanos e cefálidas, Tem como objectivo trazer de volta criaturas extintas durante a Invasão (lembrando, nesse período, metade dos seres vivos em Dominaria foram destruídos...) e estudá-las, usando para isso, mágicas desconhecidas e artefactos proibidos e ilegais.
Então, um pesquisador desse projecto, procurando em Urborg, no plano de Rath, acha um fóssil de uma criatura insólita... Um Fractius. E resolve levá-lo para o laboratório. Os cientistas e magos da rebentação, então, ficaram deslumbrados com o achado. E resolveram imediatamente trazer essas criaturas à vida novamente.
E deu certo. O primeiro Fractius foi revivido. E outro. E então, vários desses, e em várias espécies diferentes, muito mais habilidosas e, para azar dos cientistas, perigosas. Porém, os cientistas cometeram um erro gravíssimo. Por ignorância ou mera distracção, não se deram conta da existência da há muito morta Fractius-Rainha, e não reviveram um governador destas criaturas. Então os Fractius viram-se de volta à vida, porém presos e sem sua rainha. Lembrando que Fractius são influenciados pela mente da mesma, sem uma, eles ficaram incontroláveis, fugindo dos laboratórios e dominando a pequena ilha onde se realizava o projecto, se adaptando rapidamente as magias dos pesquisadores. Por outras palavras foi a rebelião dos Fractius.
Os Fractius, agora muito mais poderosos, começaram a se movimentar. É mostrado nos textos das cartas como eles procederam.
"Os cientistas da rebentação queriam resultados imediatos com os experimentos com Fractius. Eles conseguiram."- Fractius Ligeiro.
“A espécie XR17 se alimenta da energia mental das suas vítimas. Isso explica por quê os goblins permanecem infectados. - Pesquisador da rebentação"- Fractius de Sinapse .
“A primeira onda de fractius pereceu diante da magia dos magos da rebentação. A segunda se livrou da sua mágica como se ela fosse água."- Fractius Protetor .
“Uma vez que os últimos fractius que o projecto da rebentação controlava foram mortos, nada conseguiu deter a destruição da ilha"- Fractius Mutável .
“Tomando a forma de um Pesquisador Junior, o primeiro fractius pisou fora da ilha da rebentação"- Fractius Nebuliforme .
“Estarem próximos a uma outra extinção apenas fez os fractius ficarem ainda mais dispostos a viver"- Fractius de Couraça .
“A morte não conseguiu parar os fractius. O que te faz pensar que conseguiríamos? - Cientista da rebentação"- Fractius da Cripta .
“Os fractius conseguiram rapidamente se adaptar à vida em Otaria- para a surpresa da vida de Otaria"- Fractius de Lâmina.
“Em uma semana, haviam mais fractius em Otaria do que jamais houve em Rath." - Fractius da Ninhada.
“Os fractius sobreviverão. Mesmo que isso custe a sobrevivência de todas as outras criaturas em Otaria."- Fractius de Essência.
“Necessitaríamos de outro apocalipse para deter os fractius agora. - Cientista da Rebentação"- Rizo-fractius
Os Fractius destruíram completamente a ilha da rebentação, foram para o continente e fizeram uma população extremamente grande, e se multiplicaram. Porém, ainda lhes faltava uma coisa: Uma mente para os governar.
Senhor dos Fractius
Fractius agora ocupavam também o vasto continente de Otaria e vários foram atraídos pelas emanações energéticas de um certo artefacto chamado Mirari...
Isso fez com que eles sofressem mutações e ficassem mais estranhos ainda...
Quando se deu a formação da Karona (que fundiu Akroma, Anjo da Ira com sua arqui-inimiga Phage, a intocável),
a explosão resultante fez com que muitos os Fractius alterados pelo Mirari se juntassem em um só ser, o Senhor dos Fractius,
O resultado… O Senhor dos Fractius- era uma poderosa força que passou a governar os Fractius de maneira igual à da Fractius-Rainha. O Senhor dos Fractius então chamou para perto de si todos os Fractius de Otaria, e juntos, eles formaram uma terrível e poderosa colónia...
O que significa isso para o povo de Otária é uma incógnita, ainda. Eles estão soltos por lá, e as intenções do Overlord permanecem obscuras.
----->Ok e que tal agora mostrar alguns decks destes bichinhos maravilhosos?
E quem é que nao se lembra dos Sliver Kids que participaram no Magic the Gathering Pro Tour San Diego 2HG?
Para quem não relembra aqui está um vídeo da Final:
----->Ok vamos passar mostrar algo mais alem de simples decks de Fractius…
Deixa ver….Ok e que tal algum combo conhecido?
Vamos dar uma olhadela:
Bem com esta combinação de cartas na mesa temos uma fábrica de fazer Sliver Tokens. Não muito para dizer. Mas podemos sempre imaginar ter ainda na mesa digamos um:
Juntamente com o combo fica brutal.
Outro combo que também me despertou a atenção foi a seguinte:
Ok fácil de compreender. Quando Protean Hulk for posto no cemitério vindo do jogo, procuro em meu grimório por qualquer número de cards de criatura com Custo de Mana Convertido total igual a 6 ou menos e coloque aqueles cards em jogo. Bem vamos fazer as contas…Cada Virulent Sliver tem custo de 1 mana…e o Heart Sliver tem custo de mana 2…Fazendo as contas dá 6 certinho…
Agora porque o combo ser assim tão bom? Resposta é obvia…
O Virulent Sliver partilha a sua habilidade com os outros Sliver (Fractius) dando veneno 1 a todos eles, ou seja toda vez que um Sliver (Fractius) causa dano de combate a um jogador, aquele jogador recebe um marcador de veneno. Um jogador com dez ou mais marcadores de veneno perde o jogo. Fazendo as contas cada Sliver (Fractius) dará 4 marcadores de veneno. Assim apenas 3 Sliver (Fractius) bastam para acabar o jogo.
Mas então porque o Heart Sliver? Pela razão de partilhar a habilidade de ímpeto. Assim quando entram podem logo atacar o adversário. Ou seja se o Protean Hulk for posto no cemitério vindo do jogo no nosso próprio turno será digamos um “Déja vu” para o nosso adversário.
Gostei deste…
Bem deve haver mais combos é verdade mas eu vou já parar por aqui. Apenas mostrar também uma combinação de cartas engraçada agora:
Digam lá que não é um mimo…
Existem variados Fractius é verdade…Mas também existem variadas cartas que não são Fractius que ajudam os decks de Fractius a vencerem…
Como por exemplo Worship, Ghostway, Coat of Arms, Shared Animosity, entre outras mais cartas…
Bem sem mais nada a dizer ou a acrescentar de momento então acho que ficarei por aqui.
gostei do artigo, bem . .slivers posso dizer qe me dao quase tanto gozo como jogar de goblins com fecundity.
São umas criaturas maravilhosas estes fractius. ^^
Sapoman
De: Mem Martins 12/25/2008 1:07:21 AM
Boas
Muito fixe, penso que tinha qualidade e eloquência suficiente para o postares na secção Artigos. Por acaso sempre gostei do mecanismo partilhado dos Fractius, mas nunca joguei pois tenho um trauma cm 4c e 5c desde puto, xD...se bem que aquela sinergia com o protean hulk deixou-me água na boca, xD.
Fica.
u?
De: pois do adeus 12/25/2008 1:05:43 AM
...
ta giro.
:>
Miraklum
De: Alpiarça 12/24/2008 9:59:26 PM
Re
Gostei do tópico. Expuseste bem o tema. Acho que este tópico teria dado um optimo artigo se tivesses desenvolvido e proposto a ti próprio isso.