TugaChamp De: Póvoa de Varzim 7/15/2007 4:36:42 PM | Como ser um jogador melhor
1º: Netdeckem!
Claro que vão haver alguns que não vão concordar e outros até que me vão insultar e desejar a minha morte. Aviso já que contratei vários guarda-costas para o caso de algum maluco querer mesmo matar-me!
Os netdecks têm centenas ou mesmo milhares de horas de testing. A base do deck está lá e a melhor versão não será muito diferente dessa. Quando uma pro vai com um rogue ele gastou todo o tempo que tinha a testar com um grupo contra os decks mais populares para ver se o deck era bom e para tentar conseguir a melhor lista possivel. A qualidade mais importante de um rogue é ganhar aos decks mais populares. Quando alguém decide fazer um deck de talídias e ir jogar com ele num PTQ obviamente que não pode esperar fazer um bom resultado. Isso é porque não tem nada brutal que os outros decks não estejam preparados. É simplesmente um deck de aggro com alguma sinergia mas menos consistente e rápido que por exemplo o GW aggro. Um exemplo de um bom rogue foi o Wafo Tappa ao fazer top4 com o Slivers Pair. Já existia o deck mas ele remodelou-o completamente e tornou um deck divertido mas muito inconsistente num bom deck.
2º Testem.
Se não testarem, podem ter o melhor deck mas não vão a lado nenhum. Até podem pegar num DragonStorm e ter a sorte do vosso lado uma ou duas vezes. Mas isso não vai acontecer sempre. Além disso ao testarem o netdeck vão provavelmente notarque algumas cartas já não são tão boas como na altura que o deck ganhou um torneio importante. Isto porque a metagame mudou. Antes de Planar Chaos sair o Soltari Priest era uma carta muito boa, pois era dificil de matar e de bloquear. Com o Sulfur Elemental o Priest ficou muito pior.
3º Não mudem de deck no último dia.
Isto está ligado ao testing. Isto é um erro que muita gente faz. Joguem com um deck que se sintam à vontade mesmo não sendo tão bom como outro. Se jogarem com um deck que não testaram vão cometer muitos erros.
4º Leiam artigos.
É muito importante ler artigos pois aprendem sempre coisas novas. Mas nem todos os artigos valem a pena. Por exemplo os do Mike Flores costumam ser muito maus.
5º Saibam as regras.
Muitos jogadores não sabem regras que apesar de não serem básicas são fundamentais em alguns jogos. Noutro dia eu tinha 4 de mana e joguei uma Serra Avenger. O meu adversário anulou-a com um cancel e depois virou um pântano e quis fazer logo Extirpate à Serra Avenger. Ele não pode fazer isso pois como é o meu turno a prioridade vem para mim após o cancel resolver. Obviamente joguei a outra Serra Avenger que tinha na mão para no ficar sem ela. Eu ia jogá-la mesmo que ele não me tivesse mostrado o Extirpate mas às vezes estas pequenas coisas fazem a diferença. Um dia que não tenham nada para fazer leiam as regras todas.
6º Aprendam com os erros e derrotas (e mesmo com as vitórias).
Analizem as derrotas e os erros para verem o que fizeram mal e o que devem fazer quando a mesma situação surgir outra vez. Às vezes mesmo uma vitória deve ser analizada pois se tivermos ido a jogo com 1 terreno e compramos 3 ou 4 seguidos isso não vai acontecer sempre. Outras vezes ganhamos porque o adversário cometeu uma grande erro e ficamos com uma ideia errada do match up.
Fico por aqui. Quem quiser acrescentar alguma coisa de útil pode e deve fazê-lo! Não quero é discutir a questão do netdecking. Se tiverem uma ideia para um deck bom acho bem que montem no MWS e experimentem mas é muito dificil arranjarem um "super-deck" sem que ninguém já tenha pensado nisso, principalmente em formatos pequenos como Bloco ou T2.
UPDATE:
7o ponto: leiam bem as cartas! Parece óbvio mas principalmente em limited mas também em construído principalmente em formatos com uma pool de cartas muito grande (por exemplo Extended) acontecem coisas hilariantes por não se ler as cartas em condições. Uma vez num release de TimeSpiral alguém perdeu um jogo porque se esqueceu que a Avatar of Woe tinha Fear. Outras vezes os adversários (ou a mitrar ou por erro próprio) jogam uma sorcery como instant. Ler bem a carta ajuda nestas situações. Por exemplo no PTQ de bloco le eu não tivesse lido bem o Void provavelmente tinha perdido um jogo que ganhei. Eu tinha Sacred Mesa em jogo e o meu adversário joga Void e diz 3. Descartei o que custava 3 da minha mão (uma Sacred Mesa) e meti a que estaja em jogo no cemitério. Mas depois pensei que era muito estranho uma carta preta e vermelha destruir encantamentos. Pedi ao meu adversário para ler a carta: apenas destroi criaturas e artefactos. Sei que várias pessoas pensam que lá diz permanentes mas isso era estúpido pois dizia-se 0 e fazia de Armagedon ( além de fazer descartar terrenos)! Podia muito bem ter perdido um jogo completamente ganho por não ter lido bem a carta (ele não tinha resposta para a Sacred Mesa e eu já tinha bastantes terrenos em jogo, nem que ele tivesse 4 TombStalkers se safava)!
Já agora uns artigos bons para iniciantes (e também para todos nós nos relembrarmos) são os que aparecem no site da Wizards aos Sábados. Alterado a 16-07-2007 0:31:41 por TugaChamp |
element_69
De: Sobralinho 7/15/2007 6:53:11 PM | re
Concordo com tudo o que disseste, bom artigo, e se querem artigos como deve ser, deixem de lado os do Flores e vejam os do Karsten.
Um abraço |