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Utilizador | Resposta | dartakaum De: Trofa 5/25/2012 2:14:03 AM | [Tuga Decktech] Wolf Run Ramp
Antes de mais, eu não sou nenhum profissional, e as coisas que digo podem em certos casos não ser as mais correctas ou mais eficazes, são apenas opiniões e sugestões.
Wolf Run Ramp
Introdução e história
Na edição M11, um novo conjunto de criaturas foram lançadas: os titãs. Um quinteto de 6/6 por 6 CMC que tinham todos habilidades que influênciavam o campo.
Um em particular, Primeval Titan, teve um enorme impacto no metagame. Ele foi a base para uma poderosa estratégia baseada no Valakut, the molten Pinnacle.
Inicialmente seria ofuscado um pouco por Jund e Mythic Bant, mais tarde por Caw Blade, Valakut foi sempre um dos melhores decks do formato.
Com a saida de valakut parecia que o famoso titã iria perder o encanto, no entanto foi reeditado e sem valakut voltou a brilhar, desta vez por causa da nova carta Kessig Wolf Run.
Funcionamento do deck
O funcionamento do WRR é muito semelhante ao funcionamento do Valakut, fazer ramp nos primeiros turnos para depois jogar uma grande ameaça turnos antes. Para além do Primeval titan, o deck contem também o Kessig Wolf Run que pode tornar qualquer criatura nossa letal e como plano B matar o nosso oponente com poison (inkmoth Nexus).
Assim sendo, as principais condiçoes de vitória de WRR são: Primeval Titan, Kessig Wolf Run e Inkmoth Nexus.
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Construção do Deck
Ramp:
Qualquer versão de WRR começa geralmente com estas cartas:
4x Primeval Titan - ramp e condição de vitória
4x Rampant Growth - ramp
4x Sphere of the suns - ramp
A partir daqui começam a surgir variações:
Solemn Simulacrum, permite fazer ramp, pode atacar, pode bloquear os Mirran Crusader e quando morre permite comprar uma carta
Birds of Paradise, Ramp e voador (um alvo para kessig wolf run), no entanto se morrer perdemos o turno em que o baixamos e não tivemos sucesso no ramp.
Llanowar Elves, ver bop
Viridian Emissary, faz ramp quando morre, pode atacar, mas permite que o oponente "escolha" quando vamos fazer ramp (bom alvo para vapor snag)
Depois do ramp, geralmente temos de pensar na maneira de não morremos rapidamente para decks mais agressivos,
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Utilidades
Geralmente consiste numa mistura de mass removal com utility cards
Acidic slime, para lidar com terrenos, artefactos e encantamentos
Slagstorm, permite tirar da mesa uma horda de criaturas e até tirar um Mirran Crusader a receber +1/+1 de um Honor of the Pure
Whipflare, o mesmo que Slagstorm, mas com CMC de 2, e não mata criaturas artefacto (solemn simulacrum não morre)
Bonfire of the dammned, mass removal
Beast Within, remoção de qualquer permanente problemática
Pillar of Flame, pode lidar a sorcery speed com Delver of Secrets flipado, Strangleroot Geist e mais um sem numero de cartas
Green Sun Zenith, as vezes considerado como o Primeval Titan 5-8, pode ir buscar ao deck e colocar em jogo cartas como Acidic Slime, Primeval Titan, huntmaster of the fells e Thrun the last troll
Galvanic Blast, spot removal a instant speed, e com sphere of the suns + solemn simulacrum + inkmoth nexus activado pode permitir em certos casos 4 de dano por R
Garruk Primal Hunter, permite comprar cartas, chump blockers e as vezes gera criaturas suficientes para um alpha strike.
Devil’s Play, dano directo com flashback
Karn liberated
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Condições de vitória e ameaças
As principais condições de vitória de WRR são os Primeval Titan, e inkmoth Nexus (+ kessig wolf run), no entanto existem mais opções:
Huntmaster of the fells, penso que não seja preciso dizer muito sobre ele
Wurmcoil Engine, funciona muito bem com o Kessig wolf run (DT + trample, implica que apenas é preciso dar 1 de dano a uma criatura bloqueadora, podendo dar o restante ao oponente
Inferno titan, o mesmo que o huntmaster, não precisa de introduções.
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Terrenos
As versões mais vulgares de WRR utilizam geralmente
4 Rootbound Crag
4 Copperline Gorge
2 Kessig Wolf Run
+ Montanhas e Florestas.
Existe no entanto a possibilidade de caso haja um metagame mais virado para decks agressivos utilizar 4x Glimmerpost, e porquê? Se formos buscar 2x glimmerpost no primeiro trigger do Primeval Titan, ganhamos 4 de vida e quando atacarmos com ele formos buscar os restantes 2 são mais 8 de vida que se ganha.
Mas duma maneira geral os 4x Inkmoth é o mais usual.
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Existem claro variações que foram surgindo, adaptando o deck ao metagame existente, as mais populares são as seguintes:
Branco
Permite a adição de:
Elesh Norn, grande cenobite, cada ataque com os nossos inkmoth nexus correponde agora a 3 de poison, e os inkmoth nexus, tokens do lingering souls , huntmaster, etc... do oponente morram instantaneamente
Day of Judgment, acho que não precisa de introduções
Gideon Jura
Entreat de Angels, produtor de tokens 4/4 voadores.
Gavony Township
Permitindo assim ficar com melhor mass removal e uma vitória quase garantida quando a Elesh entra na mesa, ou com os tokens do entreat the angels
Preto:
Esta versão foi popularizada pelo Conley Woods e tinha alguma vantagem no mirror match.
Grave Titan, 10 de poder por 6 de mana
Go for the throat, spot removal
Doomblade, spot removal
Geth’s Verdict, removal de criaturas com hexproof
Massacre Wurm, quase que mass removal e de certo modo semelhante a Elesh norn
Vault of the Archangel, necessita sempre de ter branco, mas muito útil quando se ataca com grave titan + 2 tokens 2/2 com Deathtouch e lifelink, permite um swing de 10 de vida.
Azul:
Uma versão mais virada para controlo e tempo, devolvendo as criaturas, e bloqueando as ameaças do oponente
Vapor Snag
Frost Titan
unsumomn
Verde:
Surgiu também uma versão quase monocor, utilizando o Dungrove Elder como uma das condições de vitória
Estas versões geralmente utilizam apenas 1 montanha e 2 kessig wolf run para permitir que o dungrove fosse realmente uma grande ameaça.
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Sideboard:
As escolhas de sideboard podem variar de acordo com a versão que se utiliza, mas duma maneira geral estas são as opções:
Beast Within
batterskull, decks agressivos
Ancient Grudge
Thrun the last troll
Garruk Primal Hunter, para jogar contra controlo
Naturalize
Tree of redemption, decks agressivos
Ratchet Bomb, decks com tokens
Acidic Slime
Karn Liberated, para controlo principalmente
Cavern of Souls, para os matchups com counters
Duma maneira geral contra decks tempo (Delver) retiram-se as cartas com custo de mana elevado e reduz-se o custo das nossas ameaças, contra controlo, remove-se as cartas de mass removal e colocam-se os pws e cavern of souls.
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Matchups
Já não jogo de Wolf Run Ramp há algum tempo, querendo dizer com isto que já não estou muito apto a dar notas especificas, mas falar duma maneira geral para se ter uma ideia do que se espera.
Delver X
Dependendo da versão e do jogador o que sideboarda pode variar muito.
Por exemplo, se percebermos que o oponente vai tirar as espadas, não vamos colocar os grudge (duma maneira geral um bom jogador tira fora as espadas porque sabe que vamos ficar com cartas mortas ao pormos 2/3 ancient grudges).
Mas duma maneira geral, temos de tirar as cartas que custam muito de mana (Zeniths, Primeval) porque são alvos optimos para o vapor snag/leak/dissipate, e colocar mass removal (whipflare, corrosive gale, slagstorm, day of judgment - mas mais uma vez, depende da versão que estamos a utilizar).
Humanos
Temos de lidar com um basto conjunto de criaturas, é necessário por mais mass removal e guardar algum removal para o Mirran Crusader/Hero of Bladehold.
MonoR
Remover mass removal, adicionar Batterskull ou Tree of Redemption, ancient grudge (shrine of burning rage), geralmente deixo 1 ou 2 Slagstorm para lidar com o Stormblood Berseker, Stormkirk Noble e mais outra criatura que coloquem ao terceiro turno - convém estar atento ao que jogaram no primeiro jogo.
UB control
Semelhante ao Delver, aumentar o máximo possivel de planeswalkers, por beast within (das poucas maneiras de lidar com a Consecrated Sphynx), e um ou dois grudges porque geralmente colocam Batterskull.
RG
O matchup é de certo modo favoravel, exceptuando se ao terceiro turno estivermos a ser atacados com um bop equipado com uma Sword of War and Peace.
Por Garruk Relentless/Primal Hunter, Ancient Grudge, tirar slagstorm.
Mirror
Não gosto muito dos mirror matches porque sinto sempre que é um pouco de sorte, o primeiro a conseguir por o Primeval geralmente ganha.
Tira-se os Slagstorm que se tem de main, mais algum mass removal, adiciona-se duma maneira geral Ancient Grugde, garruk relentless, Garruk Primal Hunter, Karn liberated, Beast Within.
Os ancient grudge são bons para se conseguir lidar com o inkmoth nexus e se correr bem destruir a sphere of the sun.
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Acrónimos e expressões
alpha strike - ataque com todas as criaturas disponiveis para permitir a vitória
Bop - birds of paradise
CMC - converted mana cost, custo de mana convertido
DT - deathtouch
chump blockers - criaturas que vão apenas bloquear e morrer, sem matar a criatura do oponente e salvaguardando a nossa vida
mana dorks - criaturas com CMC=1 que produzem mana e sem mais nenhuma habilidade/força de combate relevante.
mass removal - remoção em massa, destruição/eliminação global de criaturas
mirror match - duelo contra o mesmo deck
ramp - ultrapassar a limitação de +1 mana por turno (1 land drop) para poder colocar ameaças com CMC maiores turnos antes
spot removal - remoção com um único alvo
pws - planeswalkers
WRR - wolf run ramp
bibliografia
mtgsalvation.com
starcitygames.com
magiccartas.info
mtgdecks.net
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Se virem algum erro avisem, sff.
update 26 maio:
- adicionado Gavony township nas opções de Branco
- adicionado Vault of the archangel nas opções de preto
- corrigidos uns pequenos typos
update 29 Maio:
- adicionados matchups Alterado a 5/29/2012 6:13:17 PM por dartakaum | milton18
Moderador De: Aveiro 5/25/2012 3:47:57 PM | r
e não vale a pena ter uma ou duas de main? era a isso que me referia. | BiSk
De: V.N.Famalicao 5/25/2012 3:00:42 PM | re
@milton: a Cavern em WRR não tem o mesmo impacto que noutros decks mais aggro. Isto porque nesse tipo de decks é também um bom mana fixer!
No caso de WRR usam-se as Cavern of Souls, mas em menor número, uma vez que só te interessa resolver os titãs, logo o padrão seria usar 2 e de sideboard como o dartakaum fez referência! | milton18
Moderador De: Aveiro 5/25/2012 2:06:52 PM | r
está porreiro, eu nem gosto do formato e gostei de ler, bom trabalho
acho apenas que faltou uma referência à inclusão da cavern of souls. | PacmanKid
De: Montemor-O-Novo 5/25/2012 9:47:44 AM | re
tenho de te dar os parabéns pelo brutal trabalho feito neste artigo. | bncarvalho
De: Paço de Arcos 5/25/2012 9:11:40 AM | Agora não falho
Antes de mais, quero pedir-te desculpa (Dartakaum) por não ter feito nenhum comentário ao teu anterior artigo.
Estão de uma qualidade fabulosa, amigo!
Muitos parabéns e obrigado pelo teu esforço e trabalho para partilhares estas análises com a comunidade.
Continua com o teu bom trabalho | BiSk
De: V.N.Famalicao 5/25/2012 2:28:31 AM | erros
"enorme impacto no metagme" *início*
"Green Sun Zenith, as vezes considerado como o Primeval Tita" *a meio*
"remove-se as cartas de massa removal" *no fim*
BTW, gostei do artigo, mas a informação das matchups como estava no outro é o que o povo mais gosta de saber!
Queria também acrescentar que quem joga com a versão azul do WRR também pode jogar com Snapcasters, Ponders e Blue Sun’s Zenith, bem como referir que te esqueceste das duas melhores cartas de utilidade em WRR: Huntmaster of the Fells (digas o que disseres a carta para alem de winning condition também é das melhores utility cards do formato) e Garruk Relentless (também conhecido como GSZ 5-8!).
EDIT:
cumps
BiSk
Alterado a 5/25/2012 2:29:18 AM por BiSk |
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