Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->[Report T2]  Bant Pod Responder

Link directo: topico.asp?topico=125490

UtilizadorResposta

OutField

De: Almada
10/24/2011 11:40:08 AM
[Report T2]  Bant Pod
Neste fim-de-semana fui a um FNM de T2 no sítio do costume mas não estava satisfeito com o deck que ia levar.
Todos os decks em que pensava eram de control, mas estava há 1 mês à espera de um playset de Snapcaster Mages da China e sem eles não valia muito a pena fazer um deck.
Decidi levar uma versão actualizada do deck que andava a jogar antes da rotação, depois do banimento do Jace - Bant Pod.
Sem os sea gate oracle achei que o deck perdia muita consistência e não estava muito confiante.
Esta foi a lista que levei.


Decklist

Spells (9)

3 Ponder
4 birthing pod
2 Venser, the sojourner

Creatures (2

4 birds of paradis
3 Avacyn’s Pilgrim
1 Spellskite
2 Viridian Emissary
2 Phantasmal Image
1 Blade Splicer
1 Sylvok Replica
2 Fiend Hunter
3 Stonehorn Dignatary
2 Phyrexian Metamorph
2 Acidic Slime
1 Geist-Honored Monk
2 Sun Titan
1 Wurmcoil Engine
1 Elesh Norn, Grand Cenobite

Lands (23)

4 Hinterland Harbor
2 Sunpetal Grove
4 Razorverge Thicket
3 Seachrome Coast
7 Forest
1 Island
2 Plains


SB: 1 trinket mage
1 elixir of immortality
1 nihil spellbomb
1 hex parasite
2 celestial purge
2 spellskite
1 archon of justice
1 hollowenge Scavenger
1 razor hippogriff
2 Naturalize
2 Beast Within


Optei por levar geist-honored monk em vez de archon of justice por o primeiro é muito util contra aggro, metendo chump blockers com voar na mesa. Contra tempered steel achei-o muito útil. O archon entra contra decks midrange ou control em que há criaturas ou PW que é preciso tirar da mesa.
Como não tinha tree of redemption decidi levar hollowenge scavenger. O morbid é facilmente activado pelo pod e dá 5 de vida logo que entra na mesa. Pode salvar o jogo de um modo mais imediato que a árvore. Em vez do segundo, meti um razor hippogriff que pode dar jeito para recuperar birthing pods, phyrexian metamorphs, etc.
O trinket mage entra com cartas do seu pack, hex parasite para PW’s, elixir of immortality para mono-red, e nihil spellbomb para solar flare.
Preferi beast within em vez de oblivion ring, porque posso partir terrenos, o que pode fazer a diferença em jogos contra control ou wolf-run ramp.


Ronda 1 - GW Midrange


Conhecia bem este deck pois era pilotado pelo meu companheiro de testes com quem costumo jogar 2 vezes por semana.
Perdi ao dado, faço mulligan a 6 e tenho um arranque lento apenas com 1 birds of paradise para acelerar enquanto que ele joga um Mirran Crusader ao 2º turno e um Thrun, the Last Troll ao 3º. No meu terceiro turno tenho Phyrexian Metamorph na mão e posso optar por copiar o Thrun dele para o tirar da mesa, ou copiar o mirran crusader e mantê-lo sem atacar com o troll.
Por um lado poderia tirar uma carta forte e levar com 4 a cada turno do crusader dele, e por outro podia manter a carta dele sem fazer nada e levar com 4 a cada turno na mesma. Preferi a segunda opção porque mantinha um bicho na mesa, o que é importante neste deck. O pior que pode acontecer a um Birthing pod é não ter bichos para sacrificar.
Para além disso tinha um palpite que ele não tinha um oblivion ring (os outros removals dele eram dismember e beast within) e conseguia manter o meu "crusader" na mesa.
Estou já a 8 quando me sai um stonehorn dignatary que o impede de atacar. Ele não tem uma resposta imediata e baixa um Garruk, Primal Hunter. No turno seguinte baixo o Birthing Pod que tinha guardado desde o início e uso-o para sacrificar o meu "mirran crusader" para ir buscar um phyrexian metamorph, que se torna noutro birthing pod. Uso-o para ir buscar uma phantasmal image a custo de 1 birds of paradise e 2 pontos de vida para copiar o dignatary.
Com dois Pods no turno seguinte consigo fazer coisas como sacrificar a copia do "dignatary" para ir buscar Geist-Honored Monk, que em seguida serve para ir buscar um Sun Titan, que volta Phantasmal image que se torna novamente num dignatario e controlo o jogo. A partir daí vem a elesh norn e ele concede.

SB: -1 Geist honored-Monk, -2 ponder, +1 Archon of Justice, +2 beast within

No segundo jogo tenho um arranque rápido e consigo jogar acidic slime ao 3º turno, atrasando o jogo dele e birthing pod ao 4º que me vai buscar um Wurmcoil engine. A partir daqui acabo o jogo depressa sem o deixar chegar às 5 lands para baixar um PW.

1-0 (2-0)

Gosto de acabar as primeiras rondas rápido para poder dar uma volta à sala e ver o metagame do torneio. Vejo 6 solar flares, mais 2 birthing pods, 2 tempered steels, GW e UW tokens, 1 UB control, 1 wolf-run e 2 rogues.


Ronda 2 - Solar Flare


Nos testes que fiz Solar Flare e UB control foram os piores matchups, especialmente as versões com muitos counters, por isso estava com algum receio deste oponente.
Ganho ao dado e mantenho uma mao de Birds, Pilgrim, 2 ponders, acidic slime e 2 lands. Arranco com birds of paradise no 1º turno. No 2º turno baixo avacyn’s pilgrim e faço 2 ponders (sempre a baralhar antes do draw porque só via lands ou mana crits). Ele responde com think twice e baixa land no turno dele.
No 3º turno tenho a opção de jogar acidic slime ou birthing pod. Porque seria mais importante resolver o birthing pod, opto por jogar o slime de modo a obrigá-lo a gastar um counter. Surpreendentemente ele não o anula e parto um terreno, impedindo-o de ter 2 manas azuis. Ele faz think twice do cemiterio e no turno dele baixa terreno e passa.
No turno seguinte jogo birthing pod a pagar 2 de vida para manter 3 manas e fugir ao mana leak (sem 2 azuis ele não podia jogar dissipate). Consigo resolver e utilizo-o para ir buscar uma phantasmal image às custas de um pilgrim, que copia o slime e parto mais um terreno. Impedindo-o de ter mais do que 4 lands consigo atrasar-lhe muito o jogo e ele acaba por conceder.

SB: - 1 viridian emissary, -1 Fiend hunter, -1 Geist honored-Monk, -2 stonehorn dignatary, -1 ponder, +1 trinket mage, +1 hex parasite, +1 nihil spellbomb, +2 beast within, +1 Archon of justice.

Neste jogo mantenho uma mao de 1 birds, 1 pilgrim, 1 trinket mage, 1 venser e 3 lands. Nada de espetacular mas achei que se resolvesse o venser poderia ter alguma vantagem já que ele tem poucas maneiras de o atacar cedo.
Arranco com birds que é morto com doomblade no turno seguinte. No 2º turno baixo o pilgrim e faço um ponder que tinha acabado de comprar, com o qual vejo blade splicer e metamorph. No terceiro turno ele baixa terreno e passa, e eu jogo trinket mage para poder ir buscar a spellbomb, mas ele anula-o. No 4º turno ele joga memoricide para me tirar os pods e fica sem mana para poder anular. Assim consigo resolver o venser que era o meu plano A para este matchup.
Ele continua a fazer draw-go e eu já com 6 manas jogo blade splicer com mana para o mana leak. Neste momento ele comete um erro e faz snapcaster para usar doomblade no token de golem. Eu assim pude fazer blink no splicer para gerar outro token e passo.
No 6º turno ele baixa grave titan e passa. Eu guardo todos os meus spells (Sun titan, beast within, 2 metamorphs) na esperança de conseguir obter o emblema do venser e limito-me a gerar mais um token de golem. Aguento o ataque dele ao venser bloqueando todas as criaturas e consigo fazer a sua ultima habilidade. Jogo um metamorph que resolve e copio o seu grave titan (exilo um terreno) e jogo beast within para partir um terreno e exilar o grave titan dele.
Ele responde com black sun’s zenith com X=3 e mata-me todos os bichos menos o metamorph, mas já era tarde demais e ganhei o jogo rapidamente.

2-0 (4-0)

Ronda 3 - GR wolf-Run


Até me estava a correr bem o torneio quando vejo que me calha o deck do momento, contra o qual não tinha testado e o match up era péssimo.
O meu plano A para o primeiro jogo seria impedir que ele conseguisse atacar a partir do momento que tivesse primeval titan ou inkmoth com a kessig wolf-run com a ajuda dos stonehorn dignatary.
Ganho ao dado e mantenho uma mao má de birds, ponder, 1 phantasmal image, 1 blade splicer, 1 spellskite, seachrome coast e hinterland harbor. O spellskite ajuda bastante neste matchup e foi a unica razao que me fez manter esta mão. Caso não soubesse contra que deck estava teria feito mulligan. No 1º turno baixo harbor e passo.
No segundo turno jogo birds e faço ponder para ver 1 land, 1 stonehorn dignatary e 1 phyrexian metamorph. Achei que com algum azar da parte dele conseguia aguentar este jogo. Ele baixa viridian emissary e eu respondo com spellskite. No 4º turno baixo blade splicer e ele baixa solemn simulacrum. no turno seguinte jogo o dignatary e ele responde com acidic slime. A partir daqui mudei o plano de jogo e uso as minhas phantasmal images e metamorph para lhe copiar o acidic slime e partir-lhe 2 kessig wolf-run, sem o deixar chegar às 6 manas.
Entretanto vem birthing pod que uso para controlar o jogo.

SB: -3 ponder, -1 geist-honored monk, -1 viridian emissary, +2 spellskite, +2 beast within, +1 razor hippogriff

Não me lembro muito bem deste jogo mas sei que ao 3º turno ele limpa a mesa com slagstorm e eu não encontro qualquer maneira de controlar o jogo. Ainda faço fiend hunter num primeval titan para impedir que ele ganhe no turno seguinte, mas ele tinha outro na mão e concedi de imediato.

No terceiro jogo mantenho uma mão de pilgrim, spellskite, birthing pod, sylvok replica e phantasmal image +2 lands. ao 2º turno jogo spellskite e ele baixa ratchet bomb. Eu baixo phantasmal image a copiar a replica e ele joga green sun’s zenith para um viridian emissary e coloca o 2º counter na bomba. No 4º turno baixo baixo birthing pod a pagar 2 de vida, pago mais 2 para sacrificar a image para 1 metamorph a copiar birthing pod e sacrifico a replica para partir o a ratchet bomb. Neste jogo precisava de ter 2 pods na mesa para aguentar 1 ancient grudge com a ajuda do spellskite.
Ele limita-se a rampar com um simulacrum e eu uso os pods para ir buscar a respostas que preciso (acidic slime para sun titan, que retorna image, que retorna replica). No turno seguinte meto elesh norn e mesmo com garruk primal hunter na mesa ele não consegue aguentar a pressão e ganho.

3-0 (6-1)

Ronda 4 - Tempered Steel


Tempered steel é o matchup que mais gosto para este deck, e contra o qual mais joguei por isso estava confiante.
No primeiro jogo ambos temos arranques rápidos. Ele mete memnite, mox opal e vault skirge ao primeiro turno e eu jogo birds. Ele baixa tempered steel e ataca para 6 - ouch!. Eu baixo fiend hunter e ele responde com +3 de dano e um glint hawk idol.
Estou a 11 e jogo phantasmal image a copiar fiend hunter e exilar memnite. Levo mais 4 e ele baixa +2 glint hawk idols. Estou a 7 e decido pagar 4 de vida para jogar e activar birthing pod e ir buscar 1 stonehorn dignatary. Ele joga oblivion ring (de que nao estava à espera em main) e passa. Eu vou aguentando com copias do dignatary até que compro outro pod. Nesta altura pago +2 de vida para ficar a 1 e conseguir ir buscar 1 acidic slime, partir o oblivion ring e activar o 2º pod para ir buscar outro dignatary.
No turno seguinte decido ir buscar 1 sun titan para retornar phantasmal image a copiar stonehorn dignatary e em seguida vou buscar elesh norn com o 2º pod. No turno seguinte decido partir o tempered steel e atacar para dano letal com os mana crits que entretanto fui jogando.

SB: -2 ponder, -2 venser, +1 hollowenge scavenger, +2 naturalize, +1 razor hippogriff

Neste jogo mantenho uma mao muito rápida e consigo baixar wurmcoil ao 3º turno. Ele não encontra terrenos para jogar tempered steel ou oblivion ring e vê-se obrigado a bloquear o wurmcoil com os seus bichos. Aproveito esses bloqueios para jogar o scavenger e chego rapidamente aos 40 pontos de vida. A esta altura compro um pod e uso-o no wurmoil para ir buscar Elesh Norn, obrigando-o a conceder.

4-0 (8-1)


Ronda 5 - Bant Pod


Aqui mesmo que perdesse ficava em 1º pois era o único com 12 pontos e tinha uma percentagem de vitorias muito alta. Por isso decidi dar a vitória ao meu oponente já que ele é meu amigo e costumamos dividir premios. Jogamos na mesma pelo divertimento e para ver como era o mirror.

No primeiro jogo ele joga birthing pod ao 2º turno e eu não compro nada para além de mana crits e lands. Concedo depressa com 4 lands na mao e mais 4 na mesa, enquanto ele ja tem acidic slime e sun titan.

SB: -1 geist-honored monk, -2 stonehorn dignatary, -1 blade splicer, +2 naturalize, +2 beast within

No segundo baixamos bichos nos primeiros turnos até que ele joga birthing pod ao 4º turno mas eu respondo com acidic slime. Ele baixa um blade splicer e eu baixo venser, fazendo +2 no slime para lhe tirar o token de golem. Ele não encontra resposta e eu começo a partir terrenos com a ajuda do venser, trancando-lhe o jogo.

No terceiro jogo fizemos umas jogadas interessantes comigo a jogar fiend hunter ao 2º turno para lhe tirar um "phantasmal birds os paradise". Ele responde com phyrexian metamorph a copiar e exilar o meu fiend hunter mas eu jogo phantasmal image a copiar o seu metamorph, exilando-o para voltar o meu fiend hunter. No turno seguinte faço draw de birthing pod e protejo-o indo bucar um spellskite. No outro turno copio-o com a ajuda de um fiend hunter e começo as cadeias ate chegar à elesh norn para acabar o jogo.

5-0 (10-2)



Depois deste FNM achei que devia fazer algumas alterações à minha lista.

Apesar de excelente contra aggro, 3 stonehorn dignatary de main é excessivo para um metagame cheio de control e ramp. Houve alturas que tinha de ir buscar uma criatura com CMC=4 e só tinha o dignatary, que não me dava qualquer vantagem.
Pelo que vi dos outros decks de birthing pod, skaab ruinator é bastante bom e permite recuperar jogos lentos contra control.
Garruk Relentless também é excelente, especialmente por servir de tutor para as 1-of’s.
No SB os celestial purges deverão sair para dar lugar a thrun, the last troll, que servem para combater control e mono-red. O 3º acidic slime também me parece promissor pois é muito util contra ramp e control.
Apesar de os tirar muitas vezes no 2º jogo, os ponders permitem encontrar respostas no 1º jogo e não falhar land drops. Talvez forbidden alchemy resulte bem, especialmente se jogarmos com Skaab Ruinator

Se fosse jogar novamente com este deck, esta era a lista que levaria


Decklist

Spells (9)

2 Forbidden Alchemy
4 birthing pod
2 Venser, the sojourner
1 Garruk Relentless

Creatures (2

4 birds of paradise
3 Avacyn’s Pilgrim
1 Spellskite
2 Viridian Emissary
2 Phantasmal Image
1 Blade Splicer
1 Sylvok Replica
1 Fiend Hunter
1 Skaab Ruinator
1 Stonehorn Dignatary
1 Solemn simulacrum
1 Thrun, the Last troll
2 Phyrexian Metamorph
2 Acidic Slime
1 Geist-Honored Monk
2 Sun Titan
1 Wurmcoil Engine
1 Elesh Norn, Grand Cenobite

Lands (23)

4 Hinterland Harbor
2 Sunpetal Grove
4 Razorverge Thicket
3 Seachrome Coast
7 Forest
1 Island
2 Plains


SB: 1 trinket mage
1 Acidic Slime
1 nihil spellbomb
1 hex parasite
1 Thrun, the last troll
2 spellskite
1 archon of justice
1 hollowenge Scavenger
1 razor hippogriff
2 Naturalize
2 Beast Within
1 Stonehorn Dignatary


Penso que Bant Pod continua a ser uma opção viável para T2 relativamente budget. Arranjar pods agora deve ser mais difícil mas para quem os arranjou na última temporada o investimento não é muito grande já que a lista mudou pouco.



Alterado a 10/27/2011 11:33:23 PM por OutField

IMPREZA


De: Lisboa
10/26/2011 2:49:33 AM
r
Muito bom o teu artigo e já agora parabens.

Deves mesmo optar por jogar com ruinator,simplesmente consegue-te mudar o jogo de um momento para o outro e fazer cantrips com criaturas decisivos. Contra control em late game,a vantagem é tua.

A ideia do Bisk tambem é de ponderar,já vi uma versão igual e mais parece um Land-D !


Abraço and keep it up !

BiSk


De: V.N.Famalicao
10/25/2011 12:49:59 AM
re
o segredo para forbidden alchemy resultar é muito simples: trinket mage into elixir of immortality!

bmigu3l

De: Sobrosa
10/25/2011 12:32:42 AM
re
Eu acho que os ponder fazem jeito no deck.. e não sei até que ponto os forbidden alchemy serão bons uma vez que com um bocado de azar podem arruinar a subida com o pod se calhar de por exemplo mandares os ultimos animais de cmc5 pro grave e te lixarem os outros que compraste.. e na verdade se a intenção é escavar para o pod os ponder fazem o mesmo e custam menos.. acho que os alchemy foram feitos exactamente para mandar cartas pro grave, e usa-las a partir de lá.
Mas não os testei num pod por isso dou-lhes o beneficio da duvida

Quanto às cores de pod, acho que GBR tb dá uma boa combinação, fica agressivo e tem montes de removal.

Land destruction/denial é uma boa estratégia, já tinha pensado fazer uma deck list focada nisso, mas à primeira vista parece-me que talvez seja um pouco lenta demais.. mas nada como experimentar

BiSk


De: V.N.Famalicao
10/24/2011 9:24:17 PM
re
para ser sincero, eu insistia neste deck, dos pod decks é, neste momento e na minha opiniao, a melhor combo de cores e, pod é sempre muito fun de jogar, porque nao experimenta BANT POD MANA DENIAL? é basicamente a mesma extrutura do teu deck, mas jogas com 4 clones (pelo menos!), 4 slimes e 3 frost titan + beast within!

OutField


De: Almada
10/24/2011 9:07:14 PM
re
obrigado pelos elogios

em relação à sugestão, posso apenas dizer que é uma questão de testar. Não cheguei a fazer testes com a lista que sugeri e penso que vou deixar a ideia um pouco de lado, pois tenciono jogar com control daqui em diante, que é mais o meu género. Este deck de pod é mais para desenjoar, já que é muito fun de jogar.
Mas se alguem quiser testar agradeço e gostaria de saber as conclusões a que chegou.

cumprimentos

BiSk


De: V.N.Famalicao
10/24/2011 7:46:23 PM
sugestao
porque nao, jogar com mais garruks e, deixar os ponders para trocar por mais silver bullets?

MeTelmo


De: Braga
10/24/2011 1:58:45 PM
Gostei do Report
Consegues expressar ao leitor (nos jogos) a sensação de lá estar no jogo.
Gostei especialmente das tuas analogias, do modo de pensar. E claro, um pouco de sorte e mau jogar dos outros ajuda.
O baralho tem respeito a quem joga assim

Parabéns.

Abraços
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3]